terça-feira, 3 de julho de 2007

Triatlo TT - "Tá-se Bem!"

Boas a todos!

Como Irmandade do Crank que somos, zelosos pelo desporto, não pudemos deixar passar em branco mais uma grandiosa vitória da nossa tri-atleta portuguesa - Vanessa Fernandes, sem lhe prestar um merecido tributo cá à nossa maneira. Para tal comemorarmos, hoje decidimos fazer um bocadinho de triatlo em sua honra, o "Triatlo TT - Tá-se Bem".

Triatlo... Pois... Sim... TT... Tá-se bem... Mas... Como... Essas cabeças já estão a 200 à hora... Mas estes gajos passaram-se??... Triatlo em bikes de BTT?... Ai que hoje não tomaram as gotas e passaram-se de vez! Triatlo TT?? Tá-se Bem? Mas o que é isso, perguntam vocês? Calma ai! Passamos já a explicar! Para já fiquem com estas siglas: BTT, PTT e LTT, as três vertentes do Triatlo TT.

Hortas dos Escalos de Cima

03/07/07 - 08h: O dia hoje amanheceu solarengo mas algo esquisito para um dia de Julho. Brisa agradável, algumas nuvens no horizonte, afastavam a canícula comum nesta época. Mas por onde anda o Verão este ano?

Como de costume juntei-me á malta das terças, hoje sózinho em representação BTTHAL, por contigência das férias de alguns e de trabalho dos outros. Chegado ao local já lá estavam o Filipe, AC, Dino e o Martim. Por obrigação laboral do Dino, hoje tinhamos que regressar a CBranco antes das 12 horas, daí a escolha por alguns trilhos mais rolantes, com algumas "excepçõezinhas" (AC) á mistura. E que excepções! Mas... E o Triatlo TT? - continuam a perguntar... Ok, ok, já lá vamos!


Prática da vertente de BTT

Em breve descrição, a rota pautou-se por uma ida até Alcains, viragem á direita até ás imediações dos Escalos de Cima e depois rumamos até à zona da Ribeira do Freixo e depois até às subidas para o Carapeteiro, já bem perto da Lardosa, onde pudemos praticar em pleno o Triatlo TT, em consequência das terraplanagens preventivas dos fogos florestais.

Até aí tinhamos praticado BTT, sem demasiados precalços, mas a exigência técnica das descidas e subidas desta zona, começava a falar mais alto. A dado momento o BTT passou para segundo plano e começamos então a praticar PTT (PTT???). Por força das máquinas que limparam estes caminhos, algumas subidas, já de si dificeis e técnicas, com inclinações acentuadas, ficaram com o piso bastante lavrado e solto, obrigando-nos, por falta de tracção, a pôr o pezinho no chão e a arrastar a bike pela encosta acima - a vertente PTT - Pedestre Todo o Terreno! E que pedestre!


Prática da vertente PTT (foto AC)

Rumamos depois até à Lardosa para tomarmos o nosso "Red Bull portuga" - um cafézinho cheio, bem acompanhado por sandes, bollicaos e barritas, na já habitual paragem no café "Tá-se Bem", que dá o nome à rota de hoje. Refastelados pusemo-nos novamente a caminho, em direcção a Alcains, em sentido contrário ao itinerário que fizemos na Maratona de Alcains. E aí surgiria a prática da terceira vertente do Triatlo TT, a LTT (LTT???). Com o intuito de aproveitar o máximo de terreno alguns agricultores lavram tudo o que aparece á frente, inclusive os caminhos ditos públicos. Só não lavram a linha férrea porque o comboio é maior que eles... Enfim...


Prática da vertente LTT

E assim foi...sem caminho palpável tivemos que biclar pela lavrada fora, praticando então a LTT - Lavrada Todo o Terreno. Em diversos locais e em equilibrio inconstante, com a tracção no minimo e as rodas a dançar tal como se fosse areia, lá progredimos no terreno sem incidentes, sempre em amena cavaqueira. Chegamos então a CBranco cerca das 11:30, com perto de 60 km, efectuados a um bom ritmo, sem incidentes técnico/mecânicos ou quedas.

Fiquem bem! :-) Até á próxima aventura!

Mais em AC Trilhos e Aventuras

Raid da Gardunha, 90 km, dia 08 Julho, com as presenças confirmadas do JValente e FMicaelo.

FMike



5 comentários:

FMicaelo disse...

Pelo JValente:

Amigos:

Ainda que longe…bem longe de vós (cerca de 750km), ñao resisti a dar um salto a uma das regalias deste hotel onde me encontro de férias…INTERNET! Esta pequena maravilha encurta as distâncias de tal maneira que é possivel acompanhar as evoluçoes e aventuras em que os meus amigos de Castelo Branco andam metidos! E que aventuras!

Obviamente, é com agrado que vejo que o BTTHAL ñao pára, mesmo quando alguns estao de férias de papo para o ar a apanhar alguns escaldoes na praia!! F.Mike é assim mesmo, as terças-feiras sao para quem gosta do verdadeiro BTT!

Por outro lado, é no país de nuestros hermanos que vejo pela primeira vez o super blog promissor BTTHAL ON BOOTS! Fantástico…está impecável! Espero poder contribuir para esse blog com algumas das minhas aventuras no pedestrianismo!

Por agora me despeço com um grande abraço para vós! Em breve estaremos juntos em mais uma tirada…À CONQUISTA DA GARDUNHA!

PS: Ñao liguem aos erros ortográficos mas estes teclados espanhóis ñao têm o chamado “til”.

Enfim…espanhóis!!!

Joao Valente

FMicaelo disse...

Pelo CLI:

En Fin…. qué mal se come en Espana, qué horarios tan raros….. estos ordenadores que son una m…., etc.,etc.,etc…. Eso porque voces nao andam na Croacia….., que bem ibam saber o que era bom…. Portugueses!!!!!

FMicaelo disse...

Pelo JValente:

Este blog é cada vez mais internacional!!! Croácia, Espanha, Portugal…eu sei lá!!!

Portem-se….que eu amanha já espero ir dormir a casa!!

Joao Valente

FMicaelo disse...

Bem bem…Então em vez de voçês andarem a curtir “as vistas” croatas e espanholas, andam de volta dos computadores??!!! ai ai…isto cheira-me a saudades do pedal….hihihiihhi
FMike

FMicaelo disse...

Pelo CLI:

Claro queridos ciclistas mas nao se preocupem que eu como mulher nao deixo o menino ölhar para as croatas: mas que elas sao bonitas, sao mesmos, corpos 86-60-86, loiras bem vestidas oops quase despidas, bem cheirosas… isto é um pais de pecado.

Acreditem meninos, que eu ja tenho os olhos tortos e as orelhas em bico de tanto ouvir à Xana falar “Nao olhes pra essas putas (ou eram pitas?), nao sou suficiente pra ti?…. e demais asneiras que as mulheres dizem porque nao percebem que um macho que é macho nao se pode controlar…. AH!!!!! A xana voltou a bater-me!!!!……

Bem chega de piadas de mau gosto, o que é verdade é que o Carlos tem saudades da outra……. que vamos fazer, paciencia. E ja agora temos de combinar uma volta feminina quando eu voltar.
beijos do distante pais das rás (croa-croa-croacia)
este blog de facto cada dia esta mais internacional. Besos