quarta-feira, 18 de julho de 2007

Voltinha a 2 (Parte 2) - Empedrado & Alcatrão

Olá a todos, no seguimento da volta anterior, esta foi mais uma voltinha a dois. Desta vez os participantes foram: JValente e RMendes.

Dizem por aí que btt = trilhos sinuosos ou veredas por entre os matagais... tudo muito certo! Mas isso geralmente é sinónimo de dificuldades acrescidas e RMendes, um pouco enferrujado que está, pretendia fazer uma gestão de esforço... JValente, por sua vez, tinha a sua Fuel num brinco, com os cromados todos polidos e o quadro bem lustroso, não pretendendo repetir a jornada de 12 horas em volta da sua bébé, impôs como condição para esta volta não haver terra nem pó!

Alcatrão é a solução! Não há pó para o JV nem esforço acrescido para RM.

Após consultar o canal do tempo e, vezes sem conta, os mapas do via michelin, lá se decidiu o percurso: CB - Cebolais de Cima - Alfrívida - Lentiscais - CB, cerca de 50 Kms, com uma contagem de montanha de primeira categoria à chegada à cidade albicastrense.

Com partida às 9 horas, lá foram pedalando e desafiando o sol que nesta manhã se apresentava com um aspecto primaveril, acompanhado de uma ligeira brisa matinal, condições quase que ideais para a prática da modalidade. Com dois dedos de conversa e uma inclinação favorável, os primeiros kms rápidamente foram ultrapassados. Com pequenas pausas para a foto rapidamente atingiram o Pônsul, cenário aproveitado para um pequeno reabastecimento energético, e claro está, para mais uns quantos disparos na máquina fotográfica.

Já com os níveis repostos avançaram em direcção aos Lentiscais onde JV aproveitou para tomar o cafezinho da praxe enquanto RM se deliciou com um sumo, 100% néctar, bem fresquinho. Mais umas fotos, mais dois dedos de conversa e algumas pedaladas e novamente Pônsul. Como o objectivo era alcatrão e empedrado, evitamos a ponte velha. De cima da ponte (nova) contemplaram-se as vistas, relembraram-se velhas aventuras, havendo ainda lugar a uma troca de impressões com alguns dos pescadores que por ali praticavam o seu desporto.

Como o desporto desta aventura era mesmo pedal, lá iniciaram a "trepadela" até Castelo Branco. na contagem de montanha JV fez primeiro lugar e RM chegou logo a seguir (como se houvessem muitos mais...). Como se não bastasse esta subidinha para moer o cabedal, ainda decidiram dar mais uma voltinha... só para chegar as 50 kms... Quando deram conta, já estavam no empedrado da rua que sobe ao castelo, pelo Miradouro de S. Gens! Após algumas tentativas para engrenar outra mudança, constataram que já não havia mais reduções possíveis... apesar de empedrada, esta subidinha tem um nível de dificuldade considerável!

Foi assim que, sem terra, com pouco pó, algum empedrado e muito alcatrão, terminou esta voltinha a dois, contemplando lá de cima, do castelo, os encantos desta cidade.

Até à próxima, que espero com um pelotão maiorzinho.

Fiquem com algumas fotos:


Sem comentários: