terça-feira, 24 de julho de 2007

Na Senda dos Veados...

Boas a todos !

"Não há Sábado sem sol, Domingo sem preguiça nem Terça sem bike na pirisca!"

Este começa a ser o lema das terças. Como tal ser terça-feira, torna-se também sinónimo de novo post aqui neste blog a dar conta das aventuras dos seus autores, amigos e restantes irmãos do crank.

Hoje a ideia inicial virava-se para um passeio até Monforte. Aparecidos eu (FMike), AC, o Dino e o Arlindo no local do costume, decidimo-nos em cima da hora por um outro trajecto, por força do Dino ter de estar cá por volta do meio-dia. Partimos assim numa verdadeira senda de procura de veados. Isso mesmo leram bem! Fomos mesmo à procura de veados! E conseguimos suplantar esse objectivo.

Ver veados implica, para quem conhece estas bandas, rumar para a zona do Pônsul e/ou Tejo Internacional, verdadeiros habitats destes imponentes animais. E claro, quem anda de BTT, sabe igualmente que ir para estas bandas implica BTT puro e duro.

Apontamos assim o azimute aos Lentiscais. Feito o single-track das Palmeiras, e ao passarmos no sopé do S. Martinho fomos brindados com um belo bando de perdizes e perdigotos em debandada, que logo ali fizeram as delicías da irmandade de hoje. Mais à frente e depois de passarmos junto ao aterro da cidade e descidos os diversos trilhos de eucaliptais, já perto das casas do Pônsul, tivemos um novo avistamento de perdizes, desta feita adultas, pelas estarolas que deixaram ao debandar no ar. Subimos depois para os Lentiscais após uma sessão digital na ponte.

Chegados à aldeia tomamos o primeiro doping do dia - um cafezinho bem tirado! Rumamos em direcção ao Tejo, onde numas fragas bem profundas avistamos primeiro 4 veados machos já bem "encimados", seguidos de 3 fêmeas e posteriormente mais um macho atrasado.

Para vencermos essas fragas fizemos então o primeiro PTT (pedestre todo o terreno) do dia - a subida do Covil do Lobo, caracterizada por uma inclinação bem acentuada, piso bem resvaladiço, ausência de trilho e mato q.b. Visitavamos então os diversos arraiais abandonados que povoam a paisagem destas bandas, quando fomos brindados com novo avistamento - 3 belos machos, imponentes nas suas presas, atravessaram o nosso caminho, mesmo ali á nossa frente, sem dar tempo sequer de tirar a digital - fica a memória!

Apontados os azimutes para o regresso a Castelo Branco, e já nas descidas para o Pônsul, novo avistamento de 3 machos, meio escondidos no mato circundante que lhes servia de camuflagem. Terminamos a voltinha com um revisitar das subidas do Ponsul (Maratona de Castelo Branco) que serviram para nos abrir o apetite pelas famosas minis geladinhas que nos esperavam num café da Boa Esperança.

A etapa de hoje - puro e duro BTT - caracterizou-se não pela quilometragem - 50 km, mas sim pela exigência fisica necessária para vencer as excelentes e inúmeras subidas, as descidas bem técnicas que exigiram alguma destreza, o piso solto e resvaladiço que exigia alguma mestria e claro pela abundância de vida selvagem que pudemos presenciar nos seu habitat natural - 14 veados avistados - é obra!

Até à próxima! Fiquem bem!

FMike :-)




Sem comentários: