sexta-feira, 27 de julho de 2007

BTTHAL Friends...em asfalto...

Depois de termos participado na "Revisita à Rota do Gaio" (junto com as nossas famílias), de termos ido desbravar algum mato e andar na "Senda dos Veados" (com o pessoal da Quinta-Pires Marques à terça-feira), e de chegarmos "Atrasados ao Jantar", por termos andando a comer muito pó pelos trilhos do Pônsul...é tempo de dizer basta!

Vamos todos, lavar as biclas, olear os pontos móveis, lubrificar correntes, pedaleiros e travões...pô-las a brilhar...no fundo...mimá-las por terem cumprido com exímia o seu dever esta semana! E com elas impecáveis...o que fazemos? Nada melhor do que colocá-las em asfalto (nada de pó) e rolar....

Assim foi, dia 26 de Julho 2007, pelas 8:00, os Amigos BTTHAL, JValente, RMendes, FMike e RMacedo, maracram encontro da Padaria do Montalvão (junto à rotunda do Modelo), para uma etapa asfáltica! Destino...combinado à mesa...enquanto se bebia um cafézinho para acabar de acordar! Castelo Branco - Taberna Seca - Sarzedas - Grade - #Martim Branco - Salgueiro do Campo - Castelo Branco.

Como sempre, em amena cavaqueira saímos em direcção à Taberna Seca, ainda com uma leve aragem fresca da manhã a bater-nos de frente, antevendo desde já a subida rápida da temperatura até aos 35C! Optámos por fazer a volta neste sentido para apanhar algumas sombras do arvoredo no regresso a Castelo Branco, pela estrada do Salgueiro.

Foto aqui, foto acolá, depressa atingimos a Ponte do Ocreza, para apreciar a paisagem e sacar umas quantas fotos e ganhar coragem para a 1ª subida até aos Vilares de Cima! FMike, RMacedo e RMendes, afoitos...depressa montaram as bikes para ingresar na subida. Eu (JValente), entretido em sacar mais umas fotos à máquina (Trek Fuel Ex5), fiquei na ponte à espera que os carros passasem, de modo a ter o melhor ângulo fotográfico! Depressa, perdi de vista os companheiros de pedal...que subiam monte acima! Pensei..."deixa passar aí uma carrinha de caixa aberta...que eu já vos digo!!!"...Quase em simultâneo, sai uma Toyota do acesso à Praia Fluvial! Está feita...(Pensei!)...o simpático senhor cedeu ao meu pedido e aí vou eu e a Trek em cima de um manto de ramos de oliveira na caixa da carrinha, subida acima...passando pelos meus amigos um após outro, em pleno ar de esforço, suor em bica! Uns gritos de incentivo à malta..mais umas apitadelas da carrinha ...foi um verdadeiro gozo (para mim! EhEhEhEh)!

Vilares de Cima (em festa), foi o meu ponto de desembarque e muito agradecido ao amável senhor! Restou-me esperar pela malta...que deviam vir a pensar coisas bonitas!!! EhEhEhEhEh! Reunido o grupo em Vilares de Cima, paragem para foto (só fotografia...nada mais) no café "Os Amigos", rumo às Sarzedas (Aldeia de Xisto), e aí sim...o 1ºabastecimento do dia, com RMacedo a atestar o depósito com uma média, visto que naquele estabelecimento comercial não se vendiam minis!!!

Das Sarzedas em diante, fez-nos companhia um horizonte esplêndido de um verde, que esperemos se mantenha assim o resto do Verão! Lá mesmo ao fundo em cima de um monte (que não sei o nome) várias ventoinhas (energia eolica), completamente paradas, vento = zero! O calor começa a apertar!

Já na Grade, encontramos o Srº Amável, funcionário do HAL, que nos mostrou o seu part-time, uma bela escadaria em pedra de xisto...com um nível invejável. E outro monte de pedras xixtosas...já lá estava para inicar a murada...muito bonito. Recusámos uma água fresquinha oferecida por ele!

Passámos Vale Ferradas, Cruzamento de Martim Branco (Aldeia de Xisto), e mais uma paragem na Ribeira (baixinha) do Chão da Vã para um abasteciemto! Algumas brincadeiras (de miudos) com pedras arremessadas às águas tranquilas da ribeira, conversa fiada de amigos, uma peça de fruta e uma barrita e siga caminho!

Mais adiante, encontramos a subida (de boa categoria) para o Salgueiro do Campo, com paragem no café com vista para a piscina e para o centro de dia! 3 minis e 1 garrafinha de água para atestar os níveis! Um grupo de bons bebedores fez-nos companhia na mesa ao lado com uma troca de conversa sempe na base do reinadio...claro está! O bom espírito BTTHAL contagia tudo e todos...e é assim mesmo que deve ser!

Os restantes Km's, fizeram-se em tom de subida até castelo Branco, onde chegámos por volta das 12:45, com 65km asfálticos e uma temperatura considerável, de boa disposição, camaradagem e amizade.

A malta sabe que o alcatrão faz mal à saúde, mas quando é nos moldes em que foi esta voltinha...eu acho que faz bem...muito bem mesmo!

Amigos...até à próxima!



Sem comentários: