segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

4 Estações... do Ano!

A informação era bem clara… “Heavy Rain”… assim ditavam as previsões meteorológicas on-line para hoje, domingo… dia de pedal no Centro Cívico! Toda a santa noite foi repleta de “heavy rain” e “hard wind”… mas… com o aproximar das 8:00 notava-se um aclarar do céu! Haveria hipótese do tempo melhorar!?!?!

Na verdade… entre as 7:00 e as 8:00 as dúvidas assaltaram vários amantes do pedal… a vontade de pedalar entrecruzava-se com a pergunta… Será que alguém aparece para pedalar! Assim… trocaram-se várias mensagens e alguns telefonemas para evitar correr o risco de aparecer sozinho no campo de batalha - Docas!

O Fidalgo, meio adoentado, ainda preparou a trouxa para pedalar… mas a razão falou mais alto que o coração, optando por ficar a recuperar no aconchego do lar! Já o Agnelo, com sono pesado, não ouviu as sms’s, os telefonemas, nem o despertador… ehehehe! Outros habitués como o Jorge Palma, Nuno Dias, Rui Lourenço, Filipe Domingues, já tinham previamente anunciado a não presença por motivos de força maior! Eu… de facto tinha vontade de pedalar… depois de uma semana de trabalho… mas sozinho… não estava para aí virado! Já escrevinhava uma mensagem para o Filipe Salvado a dizer que era melhor abortar a volta de hoje por falta de adeptos… quando o Nuno Maia me ligou… Então… vamos pedalar!??? Estava re-lançado o desafio… ligo ao Filipe a dar sinal verde para se equipar… já havia grupo!

Nuno Maia, Filipe Salvado e eu (João Valente) partimos do Centro Cívico já perto das 8:30… um pouco a medo com as eventuais partidas que o tempo nos poderia pregar! Estava posta de lado a hipótese de ir conquistar o Tostão, como previsto pelo Agnelo para esta semana. Optámos por uma volta rolante, sem grande agressão de desníveis, já que sabíamos ir encontrar terrenos bem pesados e lamacentos!

Com o céu praticamente limpo e sem chuva (o inverso da noite)… seguimos rumo aos trilhos, direccionados à planura da Lardosa! Por caminhos já bem conhecidos dos habitués do pedal… lá seguimos sempre animados com conversas disto e daquilo!


O tempo estava a melhorar a cada pedalada, chegando mesmo a raiar aquele sol quente de inícios de verão… ainda que por breves momentos… fugazes! O grupo estava a gozar ao máximo os trilhos… tanto que optámos por tomar os trilhos mais distantes para atingir o objectivo Lardosa.

Já nos limítrofes da localidade encontrámos dois colegas do pedal (de Alcains) que tomavam como objectivo a subida às faldas da Gardunha. Ainda nos fizeram companhia alguns Km’s, mas declinaram o convite de saborear um cafezinho (e algo mais) no Tá-se Bem… e seguiram caminho, que a serra ainda estava longe!

Acentámos arraias na café e repusemos energias para os próximos Km’s. Como estávamos bem sujos e deixámos algum rasto de lama pelo café, seguimos direitos ao lavadouro público para umas lavagens! Ehehehe… e com direito a fotografia!

Seguimos ainda com tempo soalheiro mas a querer apagar-se, em direcção à Barragem da Marateca! A Surpresa… estava para surgir… mudança de estação temporal fulminante! De céu aberto e limpo, passámos por uma vaga de tempestade de granizo com céu bem negro! Valeu-nos a passagem inferior ao tabuleiro da A-23 para nos resguardar do vento e forte bátega de chuva e granizo! E ainda agora fazia sol!!!!!

Tão depressa veio… assim depressa desapareceu, dando lugar de novo ao céu limpo! Passámos pelos trilhos da barragem mais afastados do paredão, seguindo para a Póvoa de Rio de Moinhos, onde fizemos nova paragem para abastecimento de sólidos e líquidos!


Apesar da muita lama, terrenos pesados, e inconstância no tempo… decidimos unânimante seguir, não por alcatrão, mas por todo o terreno, pelos trilhos que ladeiam a Capela Srª da Encarnação, enfrentando depois a única subida mais inclinada do dia! O gozo de pedalar nestas condições é, para mim, superior ao de pedalar com o tempo quente e abafado do verão… o Filipe partilhava da mesma opinião… daí que o entusiasmo por vezes nos fizesse “dar na talega” mais forte! O Nuno ressentiu-se um pouco, não só pela falta de mais rodagem… como pelo pára-quedas que trazia às costas (protector de camel-bag)… que com a deslocação do vento, insuflava e teimava em atrasar o andamento!!!

Ainda assim… e cada um com o seu ritmo chegámos à zona do parque de campismo, onde, num curto espaço de tempo e de km’s, sofremos sucessivas variações de clima, passando alternadamente da chuva ao sol…e por vezes com vento, ora de frente, ora de trás… enfim… foi mesmo pedalar pelas 4 estações (boa dica do Filipe para o título deste post)!!!

A manhã já ia longa, os Km’s já passavam as seis dezenas… quase sete… mas ainda havia um convite pendente! O Fidalgo que ficara em casa… (coisas de convalescença!) desafiou-nos a uma Heineken à chegada à cidade! Bem dito, bem feito… e lá cedemos ao anestésico para as articulações no Café Escondidinho… lá para a zona da Pires Marques. O Nuno Maia já não participou dado ao tardar da hora. Brindámos a uma excelente volta e demos dois dedos de conversa!

Para a semana… no Domingo, temos o Tostão para Conquistar!
Será uma volta brilhante… esperemos que o tempo colabore um pouco mais que hoje!
Apareçam e venham divertir-se numa manhã diferente.
8:00… Centro Cívico!

Fiquem Bem…
Vemo-nos nos Trilhos!

Sem comentários: