segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Banhos....

Hoje foi a estreia do novo ponto de encontro do BTT Domingueiro... o bonito e restaurado Centro Cívico da nossa cidade! A adesão de 8 bttistas: Agnelo Quelhas, Abílio Fidalgo, Jorge Palma, Fernando Micaelo, Filipe Salvado, Nuno Dias, Rui Lourenço e eu, João Valente... ia proporcionar uma excelente manhã da prática da modalidade! Afinal de contas... estamos a falar da primeira voltinha do ano de 2009... e sendo a primeira há-que baptizar bem o ano que agora começou... e baptizámos muito bem!!!... Mas mesmo muito bem!!

Com as condições meteorológicas favoráveis e a por términus a uma semana completa onde a chuva foi rainha, hoje o sol e a temperatura amena brindaram-nos com uma manhã plena para o BTT!! Fizemos a fotografia de grupo na cabana do Menino Jesus (que já era!!!)... alguns havia.... que confortados com as palhinhas ainda por lá ficariam a dormitar mais umas horitas! Mas a vontade de pedalar em 2009 imperava e falava mais alto! O Agnelo (atrasado do ano... "perdão"... do dia!!!) já trazia um percurso em mente... a malta não se fez esquisita e em camaradagem seguimos-lhe a roda pelos trilhos fora! E que belos trilhos!

As pedaladas de hohe tiveream como pano de fundo as belas paisagens envolventes do rio Tripeiro e Ocreza, cujo leito, tivemos de atravessar por duas vezes! Que fresquinha corria a água....

Tomámos o Norte para sair da cidade, seguindo por trilhos já conhecidos pela malta até à aldeia do Juncal do Campo e posteriormente Salgueiro do Campo, com paragem no Café "Portas da Serra" para dois dedos de conversa e o primeiro cafézinho de 2009 com as bicicletas a descansarem os rodados!!!


A aventura ainda não tinha começado! Com apenas 20Km's nas pernas... ainda não se tinham feito sentir as dificuldades da altimetria do dia de hoje! Seguimos em ritmo de descida vertiginosa até ao Rio Tripeiro, por uma encosta cujo desbaste do eucaliptal impressiona ao olhar! Uma paisagem a perder de vista... despida de verde... onde milhares e milhares de troncos se encontram criteriosamente empilhados nas bermas do aceiro que por ali passa! Diferente!!!!

Já a ladear as margens do Tripeiro o grupo deparou-se com a força e o nível das águas correntes e cristalinas! Era uma autêntica "Pia Baptismal" que tinhamos à nossa frente! Um por todos e todos por um! Se um passa... todos passam! E aí foi bonito de se ver! 3 grupos distintos: Os que têm meias impermeáveis até às virilhas... perdão... até aos joelhos! Os que têm meias impermeáveis ditas normais.... e aqueles que não têm meias impermeáveis! É claro que as diferenças se fizeram sentir de modo diferente nos 3 grupos.... Simplesmente hilariante!!



Se a água estava fresquinha... e causou algum frio... depressa se aqueceu, pois na outra margem esperava-nos aquilo a que o bttista chama de "parede"! Esta deu para aquecer e esquecer depressa o pé molhado!!! Longa, inclinada (demais), onde por vezes era díficil manter a roda da frente no chão! Foi sofrer até lá acima! Para quem foi de single speed... foi a cereja em cima do bolo!!!!



Ladeamos a adeia dos Pereiros, seguindo depois para os Vilares de Baixo.... tornando a encetar mais uma descida deslumbrante, embora com um cenário menos feliz! Um vasto manto de área queimada que estraga a beleza natural a que estamos habituados! Lá em baixo.... estamos de novo junto ao rio... desta vez o Ocreza, onde se avistava mais uma travessia do leito! Optámos por fazê-la, não no paredão, pois o nível da água era muito superior ao anterior... mas pelo leito onde nos pareceu menos forte a corrente! Ainda houve quem tentasse a sua travessia a pedalar.... mas sem sucesso!!!


Com um sol quentinho optámos por fazer uma pausa nas margens do rio para um breve abastecimento e (já agora) torcermos as meias!!!!! Uma bicicleta é de tal maneira versátil que até de estendal pode funcionar.... foi o caso!!! E com resultados! Ehehehehehehe!!

Após grande descida.... sai grande subida! Mais uma com estrela de qualidade superior!!! No topo decidimos não descer (novamente) dado ao adiantar da hora e traçamos azimutes para a localidade de Taberna Seca onde efectuamos uma paragem no "Café Belo" para reposição de líquidos gasosos... Sai Sagrespan e Pepsipan... 4... 4!!! E esta hein... há mais malta a fazer companhia ao Filipe Salvado... conhecido em 2008 por Drº Elolink... vá-se lá saber porquê!!!!! Ehehehe!

Já com a cidade de Castelo Branco à vista seguimos trilhos recém alcatroados (obras do Marcelo!?!?!?!) até ao Monte da Barreira, entrando na cidade pela Cova da Gato, já perto das 13horas.


Foi um ínicio de ano... a banhos, onde o espírito BTT esteve presente, aqueceu o grupo e fez com que esta primeira volta de 2009 fosse repleta de emoções, ficando na nossa memória!

Fiquem bem....
Vemo-nos nos Trilhos!

4 comentários:

Agnelo disse...

Muito bem, gostei das fotos, bons enquadramentos, boa iluminação. Foi uma volta simples e de simples foi muito interessante.

Abraço

AQ

Fidalgo disse...

Parabéns pelo primeiro post do ano. Deixa-me só fazer uma correção o primeiro rio que atravessamos e molhámos os pésinhos foi o Rio Tripeiro e não o Ocreza. Um abraço.

Rui Lourenço disse...

Olá João!
Um belo percurso, só podia dar uma Bela Crónica! E Belas Fotos!
A julgar por esta primeira jornada, o ano promete!

P.S.:De facto o primeiro teste das meias foi no rio tripeiro, pode parecer estranho pelo caudal, mas o mapa é o que indica!

FMicaelo disse...

Ora bem! Grande voltinha sim senhora! Como sempre há muitas, muitas fotos,... eu logo carrego as minhas!
Quanto ao passeio foi muito bom, com umas contagens de montanha engraçadas. O espirito da malta tb estava em alto, ou não fosse esteo primeiro banho do ano! Uns vão para a praia no dia 1, nós vamos ao rio no dia 4.... originais!

Venham outras iguais!"