domingo, 11 de janeiro de 2009

Fim de Semana a... Pedal! - Domingo

Domingo - Manhã: Quebrar o Gelo!

Os Domingos são dias de BTT a não perder! Que o digam os participantes em mais esta jornada de bicicleta todo o terrno de hoje! Agnelo Quelhas, Abílio Fidalgo, Nuno Dias, Filipe Salvado, Zé Carlos (ops!!!.... Jorge Palma!!!), Luís (Central Bikes), Rui Lourenço e eu (João Valente) foram os protagonistas de hoje! 8 personagens com ânimo em colorir mais uma página com BTT cheio de cor e emoção!

A malta já estava mais ou menos orientada em relação ao que se esperava pela manhã fora, pois o Agnelo, cuidadosamente enviara uns dias antes a informação relativa ao track a tentar cumpir no Domingo! Os 65 Km's anunciados e um altimetria algo pesada não assustaram os habitués... pena que não compareçam mais pessoas que até estamos habituados a ver pelos trilhos... pois estas manhã têm sido realmente compensadoras!

Demos ínicio à manhã já com 15 minutos passados das 8horas... revivendo um pouco aquilo que que foi o Trek 3horas Day&Night realizado no ano passado pelo final do Verão! Deságuamos junto ao Modelo para depois apanhar a passagem da Cova do Gato que nos levou a passar por baixo do IP2 enveredando em seguinda por trilhos direccionados à Ribeira da Líria, com posterior descida para o Rio Ocreza.

Quem muito desce.... sempre tem de subir... e aí encetámos a subida por trilhos já conhecidos até ao Palvarinho! Surpresa das surpresas... encontrámos aqui o alegre grupo dos Pápa-Léguas, com alguns elementos da Lardosa... saudações cordiais de parte a parte e como levávamos destinos opostos, cada grupo seguiu o seu itinerário! O nosso destino era para bem perto... o cafézinho no "Fontanário" logo ali à frente para a cafeína quentinha!


É bom verfificar que a malta está realmente animada e unida em prol de fazer umas aventuras à maneira em cima das duas rodas! Este foi o tema da conversa durante o cafézinho... e muitas sugestões saltaram para cima da mesa... todas elas com uma vertente bem lúdica, algumas a incluir as respectivas famílias e todas com a aventura garantida! Não percam as novidades... pois algumas serão já para breve! Eheheheh!




Do "Fontanário" do Palvarinho descemos para a bonita paisagem da Praia do Muro... onde é quase impossível passar sem captar umas quantas fotografias na digital! De facto... muito bonito! A subida que se seguiu deixou a malta com a língua de fora... mas como já tratamos as subidas por "tu"... foi só mais uma! Da Serrasqueira, virámos o guiador para a Malhada do Cervo onde fizemos uma pequena pausa nos aposentos regionais e tradicionais do Luís (Central Bikes). Tem por lá um pedacinho de terra para mexer e uma casinha bem típica da nossa beira, que está a ser recuperada com muito bom gosto! Pena o homem não ter levado as chaves... senão era garantido o brinde! Assim ficámo-nos pela foto de grupo! Zé Carlos... não regues mais que já sou crescidinho que baste!!!!


Da Malhada do Cervo seguimos por trilhos até ao Cabeço do Infante, a contagem de primeira categoria do dia! Agora todos entendemos (nas pernas!!!) o significado do termo "Cabeço"!!! São quanto muito 300 ou 350 metros de subida... mas que fi*** da pu** de subida!!! Não desmontei (só por teimosia) mas a vontade era toda essa! Segurar a roda da frente no solo era tarefa árdua!!! Valeu-nos o "Café do Silva" ali nas proximidades para recompor o corpinho e os pulmões com uma coca-cola e uma sandocha!!

Atendendo à gestão do tempo (cronológico) optámos por encurtar um pouco a volta (relativamente ao previsto) em cerca de 5-7 Km's, seguindo para os Calvos, com descida à Foz da Líria! O Vale do Ocreza é sempre um palco extraordinário em termos de beleza! Para mim... é no Inverno, com as águas correntes que ele ganha o seu máximo explendor! É claro que a paragem é obrigatória para dar trabalho às máquinas.... fotográficas!




De lá de baixo até às imediações da Benquerenças a subida é constante e o silêncio entre a malta é rei! Ninguém tem fôlego para dedos de conversa! É engraçado! Eheheheh! As Azinheiras ainda foram visitadas pela passagem do grupo, seguindo depois pela antiga EN18 de alcatrão (desgastado) até à cidade, onde entrámos já em cima das 13horas... com cerca de 6 dezenas de Km's nas pernas!


A vontade de "medicamento" era muita e atendendo à insistência dos altletas do Grupo de Alta Competição de Castelo Branco presentes na volta de hoje (Nuno Dias e Fidalgo) ainda fomos bebericar umas sagrespans à Associação do Valongo! Falando em atletas de Alta Competição... Marcelo onde anda tu companheiro... temos sentido a tua falta! Em tua honra, o grupo tirou estas fotos! (até incluimos as cervejas como tinhas pedido!) Ehehehehehe!!!!


Mas... mas... e Quebrar o Gelo???? O que é isto? Afinal somos todos conhecidos, não foi preciso "quebrar o gelo" para a diversão ser garantida.... Nada disso! Quebrar o Gelo foi o que este grupo de 8 pedalantes fez durante toda a manhã... Quebrar o Gelo... literalmente! Os alertas amarelos da Protecção Civil eram defacto reais... as temperaturas eram realmente baixas... tudo esteve gelado durante toda a manhã... a terra por onde circulámos estava gélida... parecia bolachas crocantes a partirem-se debaixo dos rodados! Nem mesmo as abertas soalheiras o fizeram derreter! Foi Quebrar o Gelo toda manhã!!! Eheheh!


Fiquem Bem
Vemo-nos nos Trilhos


Domingo - Tarde: Começar a Pedalar!

Boas a todos!

Como já puderam ver na parte inicial deste post, eu hoje não pude estar presente nas manhãs das Docas, por motivos familiares. Mas tal não indiciou que não quisesse pedalar. Muito pelo contrário. A vontade era muita e fiquei bem roidinho por não poder ir... Terá que ficar para a próxima!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A tarde também prometia pedal. Como os meus pirralhos iam a uma festa de anos, ficava assim com a tarde livre para ir pedalar. Um amigalhaço meu, Luis Afonso, bombeiro de profissão adquiriu recentemente uma Trek 6000 e estava desejoso de dar umas voltas aqui com a malta. Como está à algum tempo sem praticar desporto aconselhei-o a começar devagar, sem muitas pressas de igualar os "campeões" que por ai andam e assim decidi desafiá-lo a fazer uma voltinha moderada comigo, só mesmo para ver como são estas coisas do pedal.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Se melhor o pensamos, mais depressa o fizemos. Ás 14:30 estavamos já em cima das nossas bikes a caminho do single das Palmeiras, com destino à base do S. Martinho, que acabamos por não subir, voltando antes os nossos azimutes à zona do Forninho do Bispo, entrando depois na Sra de Mércules, onde aproveitamos para beber um cafézito no restaurante do amigo Abílilo.
Saimos depois pela zona da Rebouça, em direcção à Pedra da Garalheira, com intenções de irmos até ao S. Luís, o que acabamos por não fazer, com receio ás horas e ao algum cansaço que o meu compincha começava a acusar. Isto de pedalar é mais exigente do que aquilo que pensamos!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Decidi então retornar á cidade pela zona do Monte Brito, onde os carvalhos despidos da sua folhagem, puseram a descoberto os muitos ninhos de cegonha que pupulam por aquela bonita zona.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Em alegre conversa, lá fomos vencendo os quilómetros, chegando então às ruínas dos Casais da Tapada do Poço, onde já andava com vontade de parar há algum tempo, para tirar umas fotos da casa abandonada. Aproveitamos ainda para comer uma barrita e fazer a costumeira foto de grupo.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Como ainda faltavam cerca de 30 minutos para o por do sol, passamos então pela zona da Tapada do Pina, onde hoje alberga o Aéródromo de Castelo Branco, onde encontramos algumas caras amigas e trocamos cerca de 20 minutos de conversa, aproveitando para espreitar aquelas bonitas máquinas voadoras e os seus orgulhosos "malucos" donos.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Como o frio começava a acentuar-se e o sol a desaparacer, lá seguimos então rumo até casa, onde chegamos perto das 17 horas, com cerca de 28 km andados a um ritmo lento, mas ideal para que um bom amigo possa acompanhar e começar a desfrutar deste belo desporto, sem correr o risco de ficar logo "traumatizado" no primeiro dia. Pela minha parte - Afonso sê benvindo ao mundo das bikes e do BTT! Aparece mais vezes!

Vamos ás próximas, que isto é como as "fo**s". Só se perdem as que não se dão! Ehehehehehhe

Fiquem bem. Até à próxima aventura!

FMike :-)


Sem comentários: