domingo, 18 de janeiro de 2009

Com Surpresas!

A manhã acordava cinzenta... escura, com o nevoeiro a intimidar a saída para o frio da rua! Era cedo, demasiado cedo para ver e sentir raios de sol! O dia praticamente ainda não nascera…eram 7:30!... mas a azáfama de 12 aventureiros do pedal já, certamente, começara, cada um em suas casas… o encontro era às 8:00, no Centro Cívico! 12 betetistas a dizer… Pronto!… bateu-se o record de 2009 nas Docas! Abílio Fidalgo, Marcelo Silva, Jorge Palma, Rui Lourenço, Filipe, Álvaro, Pedro, Pedro Barroca, Silvério, Humberto, Agnelo Quelhas, … uffff… e eu, (João Valente)! Já dava para fazer uma equipa de futebol de 11... e ainda com um suplente! Mas não estávamos ali para jogar futebol! Nada disso! E no BTT não há suplentes! Ehehehe...

Hoje… estávamos todos na expectativa! A volta anunciada trazia brinde! Anunciavam-se algumas surpresas! E que surpresas! Ehehehe! Saímos pela zona sul de Castelo Branco por trilhos menos percorridos, com destino ao Monte Baixo, aldeia abandonada, já conhecida pela malta do BTT e do Geocaching! Até aqui… as únicas surpresas (e agradáveis), foram mesmo o retorno do companheiro Marcelo ao BTT, o facto do Agnelo não ter sido o último a aparecer ao ponto de encontro e também o facto de não ter trazido a sua SS (Single Speed)!



Do Monte Baixo seguimos então em sentido descendente, numa boa descida, rumo ao “Vale Perdido”, nomenclatura adoptada pelo Agnelo para descrever um local perdido no meio de nenhures, talvez outrora, bem amanhado com agricultura e local de passagem dos “cuidadores da terra”! Hoje… não é mais que um vale, onde passa um curso de água cristalina, ladeado por um cabeço de mato cerrado! Aí estava a surpresa do dia… vencer de algum modo este cabeço e encontrar o caminho do outro lado!



É facto que não foi de todo agradável a subida por entre a vegetação cada vez mais alta e cerrada, é certo que o Agnelo não nos quis “oferecer” isto… o espírito aventureiro e descobridor do betetista por vezes fala mais alto e leva-nos à ao desconhecido… tentar encontrar mais um trilho, mais uma passagem… quem sabe mais um single-track daqueles… impecáveis!!! Desta vez… não havia trilho, nem single-track… havia mato e bravo… que o diga o Pedro Barroca que liderava a filinha pirilau e ia desbravando o que podia! Ehehehe!



Ouviam-se comentário vários…todos eles com sentido em atenuar a agressividade da subida e a difícil progressão por ali acima… com a bike ao lombo!... até que surge por entre a recortada vegetação… o grito do Ipiranga… Caminho!!!!!!!!! Uma alma nova nasceu naquela malta… e os que iam lá mais para traz… sabiam, desde já... que a subida não era em vão… um caminho… esperava-os! Podíamos voltar a poisar a bike no chão e voltar a pedalar! Este “Vale Perdido” foi uma excelente surpresa… e envenenada! Ehehehehe!



Já no “Caminho” descoberto… seguimos ainda em recuperação do fôlego até à aldeia da Carapetosa... onde encontrámos o colega de pedal Pequito em conjunto com outros companheiros que vinham fazer o reconhecimento dos IV Trilhos da Açafa a realizar brevemente! Saudações efectuadas… seguimos caminho até ao primeiro abastecimento da manhã… nas bombas de combustível Galp do IP2, onde voltámos a recordar a aventura vivida à uns minutos atrás! Ehehehe…



Daqui em diante… foi pedalar em bom ritmo ate à povoação do Retaxo… para depois encetar a subida até à Serra das Olelas, onde o nevoeiro era bem cerrado e se fazia sentir um frio mais forte! Não efectuámos grande paragem… seguindo por uns novos single-track’s entre estevas… Muito Bom!!!!
Já em alcatrão (cruzamento dos Cebolais de Cima)… ouve quem quase se sentisse desafiado em enveredar pela antiga nacional rumo à cidade… mas as surpresas ainda não tinham acabado! A persuasão do nosso homem do GPS fez os indecisos em virar à direita e descobrir um conjunto de trilhos novos que atravessam a zona dos Maxiais. Adorei! Excelente mesmo! Todos concordaram que valera a pena seguir por ali em vez do liso “alcatroni”!!!!


A entrada da cidade, fez-se pelo Bairro do Valongo…onde o Marcelo e o Fidalgo… tomaram a dianteira do pelotão! Já cheirava a cevada fermentada e a tremoço gigante!!! Ehehehehe! É óbvio que parámos na Associação para o abastecimento pré-almoço, para a fotografia final, para o remédio milagroso das articulações, e para sentirmos em conjunto que passámos uma excelente manhã aventureira entre bons amigos!!


Venham mais Domingos… como estes!

Fiquem Bem
Vemo-nos nos Trilhos.

2 comentários:

Agnelo disse...

Foi efectivamente uma manhã cheia de surpresas, no entanto a descoberta de "novos mundos" leva-nos por vezes a estas empreitadas. Se os navegadores Portugueses não tivessem um espírito semelhante não teriam descobertos as Índias e a Américas.

1 abraço e parabéns por mais um excelente POST.
PS: Porque não colocas as fotos todas no PICASA WEB?

Fidalgo disse...

Mais um belo Domingo, boa companhia, paródia ou não estivesse de volta o nosso comediante de serviço, o Marcelo. Tivemos também o prazer de pedalar com amigos, que já algum tempo não se juntavam a nós. São semprebem vindos e esperamos que a primeira de muitas voltas connosco. Um abraço para eles todos e até ao próximo Domingo.