quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O meu BTT tem Diabetes

A Sociedade Portguesa de Diabetologia descreve a Diabetes Mellitus, como sendo uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por uma hiperglicemia crónica com distúrbios no metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, resultantes de deficiências na secreção ou acção da insulina, ou de ambas.

O desporto é um dos métodos relevantes para o controlo da Diabetes Mellitus, Além de poder melhorar a sensibilidade do aumento da insulina, também consome a glicose. A prática apropriada do desporto ajuda a diminuir a obesidade, mantém o peso no nível ideal, bem como, previne as doenças secundárias derivadas da Diabetes. Além disso, o desporto produz ainda o efeito eficiente e relevante na redução da glicemia do paciente obeso com Diabete Mellitus.


O nosso amigo Carlos Farinha é diabético, pratica BTT e faz questão de partilhar com todo o mundo a relação que tem entre a Diabetes e o Desporto BTT. O projecto “ O meu BTT tem Diabetes” é algo muito válido na desmistificação da doença e nos “medos” que giram à volta dela. Como autores deste Blog de BTT e em simultâneo, como profissionais de saúde que somos, apoiamos iniciativas como a do Carlos Farinha. Em 2012, esperamos poder pedalar por essa natureza fora, envergando as cores do Projecto “Blue O” e deste modo poder dar visibilidade aos objectos válidos do Carlos Farinha! Não hesitem e dêem uma vista de olhos no seu BLOG, no FACEBOOK e na página do FÓRUMBTT.

Abraço
BTTHAL

3 comentários:

Artur Pascoal disse...

boas
parabens pelo blog recheado de boas fotografias e boas reportagens como todos gostamos.
já está incluido na minha lista de blogs favoritos
abraço
http://muitapedalada.blogspot.com/

Daniel Valente disse...

Embora seja um iniciado neste desporto do pedal, louvo esta iniciativa! A Diabetes está cercada de mitos, pelo que é imperioso mais mais consciencialização. Mais e mais. Fazê-la através do desporto, sendo este uma pedra basilar no controlo da DM, parece-me ainda mais pertinente! Parabéns. Que circulem por aí muitos "Blue O's" e que estes suscitem curiosidade a quem os vê !

FMicaelo disse...

Artur obg pelo comment. Seguiu-se como nao podia deixar de ser uma espreitadela no teu blog. ;-)

Daniel faço minhas as tuas palavras! É bom ver estas iniciativas e toda a força deste bom amigo, para no conjunto contribuir para o desmistificar de todos os mitos e ideias erradas em redor da DM. Podemos ajudar quanto mais nao seja envergando este bonito jersey e espalhando a mensagem que trás implicita!