terça-feira, 1 de novembro de 2011

De Camioneta... pelos Singles!

Entrámos no horário de inverno, dias mais pequenos, menos tempo de luz, saímos do trabalho já no lusco-fusco… bahhhh!!!, detesto este horário macambúzio em que quase não temos tempo para ver a luz do dia! E porque não atrasar este horário invernal por mais um dia!?!?! Ou melhor… por mais uma manhã! Uma manhã de BTT! Eeheheh…


Por sugestão do Fidalgo via email, optámos assim por nos reunir no Centro Cívico pela hora antiga, rejeitando à partida mais 1 hora de sono em prol de mais 1 hora de BTT! Ideia fantástica… caso não tivesse havido 3 “traições de nova geração”, por parte dos telemóveis que quase com “vida própria” orientam-se melhor que os seus proprietários! Eehehehe… Resultado… o atraso do João Valente (ops!), do Dário Falcão e do Nuno Maia… resultou não no ganho de 1 hora… mas para aí 15 minutos!!!! Nada de grave!


Hoje… na verdade, não podia perder a oportunidade que tinha em mãos! Tanto se fala nas bicicletas 29er’s que haveria de chegar o dia de experiementar uma! Hoje foi esse dia! O Rui da Loja Amieiro Bikes deu-me a oportunidade de fazer uns quilómetros com a Specialized Carve Comp 29… uma autêntica camioneta de rodas grandes, que hoje tive por minha conta durante 50Km’s de sobe, sobe, desce, sobe, sobe, óptimos para testar e comparar a sua performance à minha carbónica 26!


Com nove elementos no grupo de hoje (Abílio Fidalgo, Dário falcão, Nuno Maia, Luís Patrício, Rui Salgueiro, Pedro Antunes, João Afonso, Filipe Salvado e eu (João Valente), seguimos a orientação sábia do João Afonso… e imaginem lá para onde foi a rota!??? Fácil… muito fácil! Seguimos para o seu “habitat” natural… Maxiais, Retaxo, Sarnadas de Rodão, Represa, Benquerenças e respectivas imediações… onde, claro está, os singles-tracks foram reis e senhores… mais na 2ª metade do percurso! Ou não fosse ele o João Alfonsingles! Ehehehe…


No que toca à 1ª metade da volta, a incidência recaiu mais num aquecimento mais musculado com uma sequência de sobes e desces consideráveis (!) ali para as bandas dos Maxiais e arredores… Quanto a mim trilhos soberbos para testar a Big Wheel que hoje cavalgava!


Mas… que dizer da Roda 29!?!? Bom… na verdade dos factos, a bicicleta é para mim um todo, não se resumindo à soma das partes! Uma 29er com um determinado nível de equipamento é certamente uma bike capaz de me fazer um sorriso rasgado nos lábios!


Para aqueles que temem os trilhos mais técnicos (como eu!) e que temem as descidas mais abruptas e irregulares (como eu!)… pois bem, a diferença para a 26 é mais que notória! Segurança é a palavra que melhor descreve o comportamento da bicicleta! A “Camioneta” é mesmo boa para galgar este tipo de terreno! Confere-nos confiança e segurança acrescida.


No que toca ao vulgar estradão, limpo e rolante… a “pedalada mais redonda” que se consegue com esta envergadura de aros, traz também a sua vantagem, desde que tenhamos em associado uma transmissão à altura! A Specialized Carve Comp, com algumas alterações ao modelo original (para melhor!), está equipada com 2 pratos 26 - 38, cumprindo a sua função!


A subir… era onde tinha as minhas maiores dúvidas e incertezas! Nas primeiras subidas da manhã, subidas bastante íngremes e longas não consegui tirar o partido das rodas grandes em virtude do espigão de selim ter descaído (falta de aperto). Com os devidos ajustes (um pouco a medo, pois este quadro 17,5 obrigou-me a passar um bocadinho a marca limite do espigão), lá encontrei uma posição equilibrada permitindo-me saborear o “galgar” da camioneta nas zonas mais técnicas e ascendentes! Aquela “Peligrosa” foi mesmo um mimo!


Considero que as 29er’s serão uma aposta ganha e certamente vieram para integrar dentro de cada marca alguns modelos. Mas as 26… irão concerteza, manter-se por muitos e bons anos! Esteticamente penso que as 29er’s enquadram-se melhor em pessoas mais altas (o meu caso) perfazendo um conjunto (men-bike) mais harmonioso! Já nos mais “atarracados!”… ficam as minhas reticências! Ehehehe…


Mas não falemos apenas de “Rodas Grandes”… falemos da “Grande Camaradagem” e dos “Grandes Momentos” também vividos durante esta manhã! Com saboreio da dose de cafeína nas bombas do IP2 - Sarnadas de Ródão, o “abafadinho” da ordem nos aposentos do meu avô na Represa e as fatias de pizza oferecidas pela família Maia (Nuno Maia) já em Castelo Branco…quase que poderíamos considerar esta voltinha gastronómica!! MuitoBom!


A temperatura ainda com resquícios de verão ajudou à festa dos singles do João Afonso, dos quais a malta gostou! Pena foi mesmo o azar do Filipe salvado, que já em cima da cidade teve de demonstrar a sua técnica apurada na resolução de um “furo verde”! Qual Drº Elolink… qual quê!?!!?


Em resumo…resumido: uma excelente manhã de roda grande, barriga cheia, trilho estreito e boas amizades!


PS: Um obrigado sincero ao Rui pela oportunidade de teste da Specialized Carve Comp 29

Até lá ao alto… no Outono da Estrela 2011… já no próximo Domingo.

João Valente

Sem comentários: