domingo, 27 de novembro de 2011

Não há fome que não dê em fartura!

Boas a todos! :-)


Diz o povo (esperamos que com razão!) que não há fome que não dê em fartura. Passamos tempos desses, com a "fome encapotada" a surgir por todo lado... dizem que a seguir virá a fartura! Assim esperamos e o desejamos, embora a minha posição pessoal seja cada vez mais céptica.... Que tempos estes!


Bem mas hoje o mote dado, á conta deste famoso ditado popular, aplicava-se em exclusivo ás bikes, ao convivio com a malta, ao regresso aos trilhos. Por incrivel que pareça descobri hoje que ainda nao tinha pedalado nos trilhos com agua, lama e frio matinal q.b.... a ultima vez que peguei na bike de BTT ainda havia pó e calor... xiça estava mesmo afastado destas "coisas"!


Mas pronto depois de algum "jejum de terra" (há quem prefira bifes), sempre bem colmatado com o alcatrão e a sapatilha, hoje foi mesmo dia de encher o papinho de BTT, bons trilhos e boa companhia, regressando ao convivio com a malta das Docas, um lugar tradicional para praticar ao "mais alto nivel!"...


O dia prometia algumas ausências da malta mais habitual, uns ás "voltas" com cogumelos, outros com azeitonas, outros a dormirem durante o dia e outros ainda nos caminhos da Invernal. Mas isso não motivo para a tradição não se manter, pois juntaram-se ainda assim 5 companheiros para mais uma voltinha domingueira.


A ideia era pedalar até ao sopé da Gardunha relembrando velhos caminhos, a começar pela subida até á Tapada das Figueiras pelo lado da estrada de Cafede, bem aprimorada pela geada que já se fez sentir e pelo muito frio que nos arreganhou as orelhas!...


Cafede mora logo ali ao lado, mas como ainda era cedo continuamos para lá da Póvoa com ideia de irmos "cafeinizar" a alma a Tinalhas. Contudo para lá chegarmos houve que arfar um pouco, pois escolhemos a passagem pelas subidas das 3 Toneladas, uma absoluta estreia para a minha SS'er que nunca as tinha trilhado. Soberbo aquecimento!


Depois de "vitaminada a alma" em Tinalhas, um trilho mais rolante levou-nos até aos pomares na base da Gardunha, um local sempre bonito de ser revisitado. É pena que hoje de tarde e apesar da chuva dos ultimos dias lá se registou mais um incendio em plena encosta desta serra já bem desertificada de árvores e mato! Raios, já nem de inverno dão descanso á floresta!


Era tempo de regressar e fizemo-lo pelos fundos da Marateca, que brilhava ao longe, já bem cheia de água e vida animal. Contornada a A23, embrenhamo-nos nos quintais da Lardosa, sem nunca entrar no povoado, escolhendo alguns caminhos rurais outrora "passeados a pé" num dos passeios pedestres do amigo Pinto Infante.  Bonitos recantos!


Dali a Alcains foi um instantinho, até porque agora a zona da "Folha da Lardosa" está pejada de alcatrão! Não querem ver que alcatroaram aquilo tudo? Deve ter sido obra do Marcelo! Aquilo é que foi dar ao pedal!

A chegada á cidade fez-se, já passava das 12 horas com 65 km de bons momentos em BTT, com a excelente companhia destes amigos. Para a próxima quinta feira, se os "astros do trabalho" o permitirem, lá estarei novamente para mais uma pedalada de BTT no sitio do costume, pois acho que há "quorum" para mais uma incursão na água e lama!



Contudo tal como dizia no inicio, hoje foi mesmo dia de matar a fome de bicicleta de BTT. Todo o dia em "cima dela", só mesmo com intervalinho para almoço!


Depois de respostas as energias, havia lá por casa mais um que queria pedal... pois sim, o Junior também queria "dar cabo do corpinho" e pronto tive de lhe fazer a vontade!


Numa voltinha mais urbana, com pouca terra para não lhe "sujar" muito o "fatinho", fizemos algumas subidinhas para aquecer as pernas até porque o dia não aqueceu muito.


Ora por entre ruas percorrendo autenticos singles escondidos ao pé de grandes zonas comerciais, ora visitando renovadas zonas verdes cheias de albicastrenses desejosos de por o "nariz fora da toca", a tarde passou devagar, ao ritmo do pedal e de uma boa tagarelice entre pai e filho, sempre importantes para por a conversa em dia...


Foram mais 20 km de um BTT modesto, mas cheio de intensidade para uma criança de 9 anos... pouco a pouco vamos tendo novo companheiro... já me estou a ver daqui nada a desembolsar mais uns euros para uma bike! Assim seja!


Fiquem bem!

FMike :-)

1 comentário:

JValente disse...

Cá está... enquanto uns dão ao pedal... outros levamtam o país de noite... e obrigatoriamente descansam de dia!! :( Vida dura esta!!!

Bom acumulado de Km's, quer de manhã, quer de tarde... cada qual com o seu ritmo adequado! Vejo que ambos andamos a trabalhar para integrar mais biciclistas ao Centro Cívico! Eheheh...

Vamos lá ver se quinta-feira... também ponho o nariz fora da toca!!

Abraço
João Valente