domingo, 20 de novembro de 2011

Allez... allez, Champion du Monde! - Parte 1

Crónica por: Daniel Valente

Mas.. mas.. ? Dois Rainbow Jerseys? C..C..Campeões do Mundo..? Thor Hushovd?! Mark Cavendish ?! … Cadel Evans?! Bem, não exageremos! Claro está que são “apenas” os irmãos Valente que aproveitaram a pausa no tempo de chuva para passar uns bons momentos a pedalar e pôr a conversa em dia.


Sou relativamente novo neste desporto – pelo menos de uma forma mais séria/continuada – e há muito que estava combinada um “giro” essencialmente rolante mas que assegurasse uma carga de esforço superior àquilo que têm sido os meus registos habituais. O João assegurou-se disso! E assim, partindo de Castelo Branco, pedalámos pelo asfalto passando por Alcains. Sem tempo para paragens, seguimos viagem para a Lardosa, rumando posteriormente até à barragem Santa Águeda – um autêntico espelho naquela tarde. Esperava-nos aí uma Geocache.



Azar dos azares (ou azelhice!) a marota decidiu não aparecer (o GPS ficou em casa!). Trocámos, então, o prazer da cache pelo de uma bela sandocha a fim de repor o gasto energético e seguimos viagem de novo até CB, passando por Póvoa de Rio de Moinhos, Caféde, Tapada das Figueiras e de novo Castelo Branco.


Balanço da tarde… 54 Km’s rolados a uma velocidade aceitável e a confirmação de uma ideia importante a retirar do Desporto / BTT: Motivação. Acredito que todas as pessoas que praticam desporto – BTT neste caso particular – têm um objectivo pessoal, seja ele ligado ao organismo/estética, seja por motivos de saúde, de lazer, ou mesmo por motivos de personalidade, onde factores como a expectativa, êxito, rendimento ou auto-realização ganham pertinência. 

No meu caso, todos estes itens entram na equação de uma forma sinérgica, impulsionando corpo e mente para determinado comportamento: o de pedalar, mais e melhor, e retirar da bicicleta, trilhos e todo o esforço intrínseco a esta modalidade todo o prazer possível. Agora… imaginem tudo isto com um Rainbow Jersey…! Ehehehe…

Até uma próxima…

Daniel Valente

Sem comentários: