quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hoje houve Volta!

Boas a todos!

Hoje fomos á Volta! Fomos á 5.ª edição da Etapa da Volta! Mas o que é isto de "Etapa da Volta"? Aqui fica a explicação da Organização: "Seguindo a tradição das grandes Voltas – Tour (França) e Vuelta (Espanha) – a Volta a Portugal Jogos Santa Casa repete na sua agenda para 2011 a tradicional e cada vez mais popular 'Etapa da Volta', este ano com a mesma a realizar-se em Viseu, proporcionando a toda a comunidade cicloturista a possibilidade de efectuar uma experiência em tudo semelhante à dos corredores profissionais (...) tornando a experiência inolvidável!"

Ora hoje, dia de descanso da malta do pedal em versão profissional, era a nossa oportunidade de viver intensamente todo este cenário que rodeia o ciclismo profissional... a ritmo descontraido, assumidamente cicloturista!


Já era para ter participado o ano passado, mas a existencia de dias livres em pleno Verão é sempre dificil. Não foi o ano passado, teria de ser este! Mas quase não era! Logo que tive oportunidade lancei aqui o desafio de irmos até Viseu participar nesta 5.ª Etapa da Volta, para ver se arranjavamos um grupo para irmos até lá mas só o Filipe se chegou á frente. Vá lá que o Leandro também ia com a malta do CCD da CM CBranco, pelo que á última da hora arranjamos uma boleia preciosa para esta "saudável" maluqueira! Bora lá á Volta! Obrigado malta do CCD!


O dia começou cedo, mmmuuuuiiiittttoooo cedo, pois esperava-nos a viagem até Viseu onde pretendiamos chegar a horas para levantar-mos dorsais e aprumarmos as bikes para esta Etapa, até porque a hora de saida era ás 09:30 h.

 

Chegamos cerca das 08:45 h, à enorme Avenida da Europa, que aquela hora estava já bem engalanada com todo o colorido da Volta a Portugal, hoje ainda mais enriquecido com as inumeras cores garridas dos mais de 900 cicloturistas que alinharam á partida! Muito bonito! Terrivelmente desafiante! Iria ser para mim e mais alguns de nós, a estreia absoluta a rolar num "pelotão" deste tamanho!



Preparadas as "meninas", era tempo de largarmos e juntarmo-nos á malta, que já esperava ansiosamente pela partida, ficando o nosso grupo mesmo na cauda do pelotão, o ideal para tentarmos perceber como se rola neste "aglomerado e para nos ambientarmos ao "clima". Sem stress! Cicloturismo é isto mesmo! Viver o momento!


E lá fomos, inicialmente em ritmo controlado. O circuito incluia uma rota por diversas aldeias da zona, algumas com nomes bem curiosos, incluindo uma subida de primeira ao Caramulo, um dos "carocinhos" de Portugal, que nunca tinha trepado... outra estreia! Quem sabe se para o ano não volto cá em versão cardado, "geo-raideanamente" falando!



E foi bonito ver toda aquela "massa humana", extremamente garrida e bem disposta, um verdadeiro hino ao gosto de pedalar, e á bicicleta. E havia de todas as formas e feitios, para todos os gostos! Das super lightwheight, ás ferro forjado, das purissimas asfálticas ás devoradoras de trilhos de BTT, tudo valia para para "encorpar" aquele verdadeiro "Pelotão da Volta"! Tudo isto sempre sempre com um clima bem disposto de galhofa entre muitos dos companheiros do pedal, ajudados pelo muito público que ao longo da estrada apoiava, aplaudia ou inclusive brincava com a malta! Lado a lado, os carros da caravana da Volta, as motos com os repórteres, os sinalizadores nos locais, etc, etc, ainda a emprestar um ainda maior "calor á festa"! Que espectáculo, que só lá, participando, se sente e vive! Vale bem a pena passar assim um dia diferente destes!


Pouco depois de Guardiãos de Baixo (acho que era assim o nome), ao km 28 começava a "generosa" subida ao Caramulo, que segundo alguns companheiros me disseram que teria 10 km. Agora em andamento livre - cronometrado, com a já "famosa" "Moto-Placar-Electrónico" (invenção portuguesa!) a dar-nos os tempos, começava uma dura subida, que nalguns sitios marcava 15% de inclinação, o que ditou um autêntico "passeio pedestre" entre muitos companheiros do pedal. Mal ou menos, lá fui contornando os "obstáculos", sempre no meu "passo certinho", chegando pouco depois á placa indicadora do Caramulo! A brincar a brincar, um dos companheiros ainda me gritou - "dá-lhe um beijinho por mim!" E eu dei! Eheheheheh



Estavamos no quilómetro 35 e aguardava-nos agora uma "meta volante", que terminava aquele troço cronometrado e permitia o reagrupar da malta, agora me redor de um abastecimento variado de liquidos, mesmo no centro da localidade. Aqui acabamos por encontrar o amigo AC, um "repetente" nestas andanças, que mais uma vez quis viver, tambem ele, todo este colorido da Volta. Que pena não haver mais malta albicastrense a alinhar! Eu sei que não é barato mas vale bem a pena! Juntem-se, façam uma "vaquinha" e experimentem para o ano!


Mas a subida ainda não estava terminada! Novamente em plano ascendente lá seguimos ao nosso ritmo por entre inumeros companheiros, até aos quase 1000 m de altitude, ali portas travessas com as Eólicas. Neste ponto era já visivel em muito pessoal o desgaste quer das usbidas, quer do muito calor que já se fazia sentir! Não foi uma Etapa fácil!



Com as Eolicas bem na nossa frente, iniciava-se uma adrenalinica e perigosa descida cheia de curvas e contracurvas, bem ao gosto dos aceleras, que nos levou a outra curiosa povoação - Carvalhal da Mulher, ao km 43. O público feminino presente bem ripostava que era uma terra bem disposta, mas nenhuma me explicou o tão curioso nome... tenho de investigar!



Por outro lado a paisagem simplesmente enchia-me o olho de boas planuras, serranias imensas e terras a perder de vista até onde o horizonte chegava. Tanto trilho para descobrir! Tanta terreola para visitar! Portugal é mesmo bonito!

Uns a bom ritmo, outros nem tanto, num misto de sobe-e-desce, habitualmente chamado de "rompe-pernas", lá nos iamos aproximando de Viseu, sempre por terras curiosas como Dade, Paranhos e Igarei, onde o muito público continuou a dar alento á malta, alguns gracejando inclusive que o que nos precisavamos era de uma boa sopa! E era mesmo! Ahhahahahah è isto meus amigos, o colorido da Volta!



Pouco depois das 13 h passavamos então a colorida meta - eu e o Filipe inclusive passamos abraçados para a fotografia, o que nos valeu uma graçola de um dos comissarios... não querem lá ver que o mariola nos confundiu com algum "esquisito" das revistas cor-de-rosa?! Eeheheheh. E foi bonito viver as emoções de cortar uma meta a sério, viver como se estivessemos mesmo na Volta a Portugal... Quem de nós nunca sonhou ser um dia um "grande " do pedal e passar assim a meta debaixo de aplausos de reconhecimento?!... pois bem isso hoje foi realidade vivida! E adorei a sensação!


Tava feito o dia! Era tempo de reunir material, arrumar os malotes, e ir procurar uma casa de petiscos pois a tarde já ia adiantada e o estomago pedia sólidos! Seguiu-se um ronda de franganotes assados (não era pitas!), bem regado no meu caso, o que soube a "gingas", tudo isto por pouco dinheiro, o que é sempre agradável! Termino já esta longa crónica com um agradecimento ao CCD da CM CBranco, na pessoa dos companheiros Leandro, Manuel Alves, Julio, Marco e António e claro ao meu companheiro de pedaladas, Filipe, pela possibilidade que nos deram de podermos ir com eles viver este grande dia, sob as cores da festa da Volta a Portugal! Obrigado!


Por ano há mais se Deus quiser, e as pernas alinharem!

FMike :-)

Pos-edit: Tinha aqui uma frase a matutar-me na cabeça dita por um companheiro de ontem e que tive de vir publicá-la. "A vida de ciclista é mesmo dura e perigosa!" Não bastam as grandes tiradas, as subidas exigentes, as descidas perigosissimas a alta velocidade, nem o muito calor a apertar os "calos"... rolar em pelotão não é fácil e em determinadas situações é bem perigoso... tem que se rolar com um olho no burro,outro no cigano,outro ainda no guarda e mesmo assim cair e magoar-nos é fácil! Dos muitos furos ás quedas inexpectáveis, de tudo houve um pouco, mas ainda bem nada nos aconteceu de grave. Portanto só tenho uma conclusão: apreciem a coragem destes senhores!

4 comentários:

Anónimo disse...

Foi sem dúvida um dia para recordar!
Para mim tb foi uma estreia,um pouco dura a meu ver, mas da qual gostei muito! Espero para o ano poder novamente estar presente.
Aproveito para agradecer ao Marco e ao Mikaelo pela companhia durante a volta e tb ao grupo CCD da C.M. Castelo Branco pela boleia.
A todos o meu obrigado

Filipe Salvado

JValente disse...

Deve ter sido um dia muito bem passado... com o espírito da Volta a Portugal a engalanar todo o pessoal!

Uma excelente reportagem meritória de umas fotografias com melhor qualidade!! Esse telémovel não tem o nível da crónica! lol

Parabéns a todos pela conquista do alto do Caramulo!

Pinto Infante disse...

eu também estive inscrito, mas a apresentação da feira do feijão com as paseleiras e pedestre, foram motivos de desistência de ultima hora.
para o ano...
Pinto Infante

FMicaelo disse...

Obg Filipe pela tua companhia e por teres alinhado comigo! JV espero que pro ano sejas um dos que vai connosco e com mais 50 companheiros de CBranco!ahahahah
quanto ao telemovel-fotografico, vale o que vale!