terça-feira, 5 de maio de 2009

Travessia Castelo Branco - Marvão

Nem sei bem por onde começar!!!! As emoções desta travessia ainda flutuam à flôr da pele!! Vejamos então….

Em alternativa à Maratona das maratonas… Portalegre 2009… que tantos almejam e veneram (já eu… não aprecio tais ajuntamentos populacionais!!!!)… o companheiro Agnelo Quelhas lançou para cima da mesa uma “brincadeira” bem diferente do que estamos habituados (!)… uma Travessia da Beira Baixa ao Alto Alentejo, mais especificamente uma jornada em linha de Castelo Branco a Marvão com um final em união familiar e respectiva confraternização. A ideia ficou no ouvido de vários e com o aproximar do dia 2 de Maio os corajosos foram dando um passo em frente!
.

Juntámos 9 adeptos da modalidade para enfrentar este digno e excelente desafio! Abílio Fidalgo, Agnelo Quelhas, Álvaro, António Cabaço, João Valente (eu), João Afonso, Luís Lourenço, Pedro Antunes e Sérgio Marujo. A saída da cidade foi no Centro Cívico pelas 7:45 onde o fresquinho da manhã se fazia sentir, embora a manhã soalheira fosse uma quase garantia… e de facto foi!

Percorremos inicialmente trilhos comumente conhecidos dos participantes passando pelas localidades de Benquerenças, Sarnadas de Rodão, Atalaia, descida vertiginosa e sempre adrenalínica para a Barragem do Açafal onde as paragens são obrigatórias para uns registos fotográficos! O dia estava especialmente luminoso… ideal para os blogger’s do grupo:
.
- Agnelo Quelhas - http://www.agneloquelhas.com;
- João Afonso - http://bttalbi.blogspot.com;
.
... captarem os melhores ângulos fotográficos! Dêem uma olhadela… que não se arrependem!!!
.

Entrámos em Vila Velha de Ródão já com cerca de 3 dezenas de Km’s, onde parámos para o café matinal no “Restaurante O Júlio”! Algumas lampreias e lagostins vivos davam as boas vindas no Restaurante! Creio que ainda houve companheiros tentados a ficar por ali a degustar algumas destas iguarias!!!! Eeheheh!

Na ponte de ferro sobre o Rio Tejo, que divide o Concelho de Castelo Branco e o Concelho de Nisa e nos brinda com um dos melhores panos de fundo da região… as Portas de Rodão… fizemos uma das memoráveis fotografias de grupo do dia! Os ânimos estavam no seu máximo expoente, as forças ainda no auge! Daqui em diante… começaram as surpresas (mais agradáveis) do dia!

Da Estrada N18 virámos à esquerda para “entrilharmos” numa sucessão de caminhos que ladeiam por vários Km’s o leito do Tejo! Lindo… simplesmente… magnífico! Estes trilhos acabam por cruzar o Percurso Pedestre (PR6) marcado “Rota dos Açudes” onde fizemos uma pequena paragem na “Fisga do Tejo”, uma fenda artificial com aproximadamente 10 metros de altura, feita com o propósito de desviar o curso da Ribeira do Fivelo. Fotografias… claro… muitas!!!!

Da “Fisga do Tejo”, a altimetria acentua-se ligeiramente com uma série de subidas (perfeitamente cicláveis) até à entrada na “Aldeia de Xisto” de Salavessa, onde aproveitámos a calmia da povoação para trincar uma barrita ou uma sandocha, como foi o meu caso! Eeheheh!

De Salavessa até à localidade próxima Póvoa e Meadas, distam cerca de 15-20Km, dos quais, alguns são realmente acidentados em termos de ciclagem… descidas acidentadas em alternância com subidas íngremes, alguns trilhos bloqueados com queda de árvores ou vegetação mais cerrada! Esta etapa foi marcada pela “Subida Impossível” baptizada pelo António Malvar na Travessia de Portugal em BTT… que alguns de nós ainda tentaram (em vão) mudar o nome da dita!!! Ainda assim… é daquelas que dá gozo… tentar subir!!!! Antes desta subida… a bike do AC decidiu reclamar a atenção sobre si mesma, com uma problema mecânico numa das pinças do travão dianteiro, que acabou por partir!!! Com a peça partida só havia uma coisa a fazer… ter Esperança (Hope!!!) que a coisa não desse para o torto e se aguentasse até final! Aguentou!!! Hope!!!!

As intercorrências mecânicas não se ficaram por aqui… mas também não se adiantaram muito mais! À entrada de Póvoa e Meadas… um pequeno problema com um dos shifter’s da bike do Luís Lourenço… que prontamente foi resolvido pela mestria e engenho do colega AC! Parámos neste localidade no “Café Oasis” para mais um pequeno abastecimento de sólidos e líquidos!... As temperaturas já se sentiam mais elevadas com o aproximar das 13h!

Daqui até ao início da contagem de primeira categoria (Calçada Medieval de Castelo de Vida) foi circular por diversos single-tracks e caminhos onde o verde era muito abundante contrastando com os muros feitos de pedra roliça… formando um conjunto muito típico desta região alentejana! Muito Bonito!!!

A planície alentejana converte-se bruscamente numa rampa inclinada, a dita Calçada Medieval de Castelo de Vide) que culmina no alto da povoação! Com o piso bastante técnico, presença de alguns escalões e uma inclinação considerável… foi um desafio bem duro de roer desta etapa! A entrada pelas muralhas dentro, por arcadas de pedra, dita o fim da subida… era ver o rosto de sofrimento com um misto de alívio estampada na cara de alguns companheiros!!!

Já em Castelo de Vide… foi tempo de contemplação das ruas típicas e estreitas onde as casas caiadas do branco alvo contrastam com faixas de cor forte… sobretudo o amarelo! Descemos pelo castelo e rumámos até à Praça Central onde por sugestão do Agnelo saboreámos a doçaria regional, a opção foi os pastéis de nata XXL com doce de chila, pulvilhados com canela… e aquecidos!!!! Parece que se chamam “Quisse”… eu chamar-lhe-ia Kiss… pois foi um autêntico beijo na alma (e no estômago) aquele suplemento energético depois da subida á calçada!!!! Excelente!!!

A jornada já caminhava para final… mas ainda havia mais para contemplar… e sofrer!!!!! Ainda dentro de castelo de Vide subimos (mais uma vez!!!!) às muralhas, mas pela parte sudeste da localidade descendo-se depois por um single track bastante técnico até à estrada para Stº António das Areias, no sopé de Castelo de Vide, onde encetámos por “alcatroni” já com o Castelo de Marvão à vista…lá bem no alto!!!!

Fizemos 2-3 Km’s por estrada até atingir o single-track “versão bosque selvagem” até Marvão! Um carreirinho ora de terra ora de caçada ladeado por vegetação cerrada… estávamos circundados de verde em todo o redor! Fabuloso… Pena haver partes do trilho que fossem impossíveis de percorrer em cima da bike devido á exigência técnica! Se ainda havia rolo fotográfico (!) foi aqui o tempo de o gastar… Lindo!

A Calçada Romana que nos leva à base do Castelo de Marvão surge logo a seguir, esta já mais larga, mas onde a subida se mantém constante durante cerca de 2Km’s e a progressão é algo dificultada pelo piso irregular, bem como pela fadiga já acumulada! Parámos por um pouco no início da calçada (ainda) para uma sessão de Geocahing! Uma geocache denominada mesmo de “Calçada de Marvão” aguçou-me o apetite na véspera e com a confirmação que passaríamos mesmo ali nas suas “barbas”… seria imperdível não a procurar! Com a colaboração do Agnelo… foi num instante que ela me saltou para as mãos e fizemos o registo no logbook! Esta aventura de hoje deu tempo para tudo! Até para Geocaching!!! Eheheheh!

A subida da calçada culmina com um pelourinho e com as escadas que dão acesso à estrada principal de acesso ao Castelo de Marvão! A aventura em BTT terminou junto do brasão de Marvão onde o meu conta-quilómetros registou 87Km’s de emoções e aventuras em excelente companhia!

O período destinado à prática do BTT terminava aqui… seguindo-se a merecida confraternização entre os diversos familiares dos pedalantes na Praia Fluvial da Portagem onde as peripécias de hoje foram recordadas e próximas aventuras delineadas!!!

Para terminar esta (já longa) foto-reportagem, não poderia de deixar aqui expressos alguns agradecimentos:

- Grupo de Bttistas (de hoje) - pela companhia e bons momentos de “espírito de grupo” e “amena cavaqueira” que se foram proporcionando ao longo do dia!

- Afonso - o responsável (directo) pela banhoca quente e que bem soube a todos no final dos 87Km’s! Se não fosse ele… se calhar restávamos a banhoca fria na praia da portagem! Ehehehe! Afonso, obrigado por esta ajuda! Para a próxima contámos contigo a pedalar!

- Santa Casa da Misericórdia de Marvão - As irmãs (freiras) residentes receberam-nos como autênticos pagadores de promessas religiosas! Não me esqueço dos lençóis de banho dobradinhos em cima da cadeira!!! Louvável… sim senhor!

- Abílio Fidalgo - Pela boleia de regresso a Castelo Branco da minha pessoa e da minha montada! Merci!

- Agnelo Quelhas - (os últimos… geralmente revelam-se os primeiros!) Como alguém disse…se esta foi uma primeira aventura… significa que outras aventuras irão aparecer!! Agradeço-te pelos bons trilhos que proporcionaste neste dia, esperando que possa integrar as restantes iniciativas que aí se avizinham! Foi um dos dias que dá cor à Vida! Obrigado!
.
As minhas Fotografias:
Companheiros…
Fiquem Bem…
Vemo-nos nos Trilhos!

5 comentários:

Fidalgo disse...

Parabens pela reportagem e pelas fotos e obrigado pela companhia. Um abraço. Fidalgo

FMicaelo disse...

Eu, o gajo que mais uma vez faltou, só tenho a dar os parabens pela inciativa - excelente e os parabéns aos convivas que assim protagonizaram mais um excelente dia de BTT, daqueles que fica na memória por muitos e bons anos e que permitiu assim fortalecer laços de amizade, extensíveis aos familiares, pois esses também são importantes - são os tais que nos aturam as maluqueiras das bikes!

JV mais uma reportagem impeke para aprimorar o nosso blog. Parabéns.

Agnelo disse...

Mais um texto dos que ficam. A vida do BTTísta antes de ser feita de bikes, rodas, pneus, travões XPTO e quadros XPTI é feita de aventuras com companheiros de pedalada como vós. Assim dá vontade pedalar e levantar cedo aos domingos.

Parabéns pelas fotos e pelo relato, muito bom como sempre.

Abraço
AQ

Jorge Palma disse...

Isso de fazer estas reportagens para fazer inveja a quem não pode ir tem que acabar! Fogo!
Espero não falhar o próximo "passeio".

JValente disse...

Companheiros... obrigado pelos comentários! É sempre agradável recebe-los depois do tempo (que ainda é algum!!!) que dispendemos na realização dos post's!

Abraço a todos!