segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lost - Perdidos entre Trilhos de BTT!

O dia era tipicamente de BTT… ou não fosse Domingo! Mas… atendendo à numerosa quantidade de eventos em 2 rodas neste fim-de-semana… seria duvidosa a presença de gente disposta a pedalar… sem ter de pagar por isso!!!! Na verdade… já sabia que iria ter pelo menos 2 companheiros para umas pedaladas… pois tinha-os encontrado na véspera… o Fidalgo e o João Afonso! Já no Centro Cívico… mais 2 companheiros chegaram de bicicleta… Carlos Sales e Jorge Palma! Estava feito o quinteto para esta manhã!
.
Com o céu um pouco carregado e o sol meio envergonhado… tememos todos em sermos brindados com um “choro” vindo do céu... o que ditou a saída do Centro Cívico para o lado em que as nuvens estavam menos preocupantes…saída pela Fonte Nova!

Ao contrário do que tem vindo sendo habitual… hoje não tínhamos nenhum GPS no grupo, nem nenhum orientador de caminhos (pré-orientados)… estávamos entregues a nós próprios… e sem rota definida!!!! Sem preocupações de maior… pois o que gostámos mesmo é de dar umas pedaladas… fomos tentar descobrir um novo single-track (pelo menos para mim!) que o Fidalgo trazia “atrás da orelha” e ainda por investigar… lá para os lados da Circular Modelo - Fonte Nova.

Algo estreito, com alguma vegetação ainda orvalhada da manhã, umas zonas mais técnicas com piso irregular… e entre muros de pedra roliça… tipicamente beirão… uma delícia para iniciar a quilometragem de hoje! Aprovado… este single! Daqui virámos guiadores para a zona da Tapada das Figueiras… seguindo trilhos direccionados à Srª Valverde e posteriormente Juncal do Campo… onde bebemos o café matinal num café local… pago pelo último da manhã…Jorge Palma!

Sem ideias… nem caminhos recordados, enveredámos por uma série de trilhos escolhidos ao acaso! Vamos por aqui… agora virámos ali! Alguém conhece isto! Não! Não! Não! Óptimo…. Vamos descobrir onde vai dar! Por aqui é a descer… por ali é a subir! Bora… vamos subir!! Alguém sabe onde estamos? Não! Não! Não! Eehehehe… um espectáculo total! Parecia estamos na série “Lost - Perdidos entre trilhos de BTT!”

O que é o BTT… sem um pouco de aventura? Por trilhos a descoberto e sem nunca voltar para trás… lá chegámos ao Palvarinho onde percorremos a trialeira de single-track’s das hortas locais… mas em sentido invertido ao que estamos habituados, ou seja a subir… para mim foi um gozo! Apura a técnica e a subir ajuda a desenvolver!!!! Ehehehe!

Descemos pelo single-track das curvas apertadas e cheias de regueiras… até atingirmos a descida adrenalínica para a Ponte de Ferro sobre o Rio Ocreza! Discussão: Por onde é mais dura a subida… pela esquerda ou pela direita??? Pela direita é mais dura… é mesmo por aí que vamos!!! Subimos até ao Penedo Gordo… para depois voltarmos a descer até à poluída Ribeira da Líria, Monte da Barreira, Quinta do Lombardo e entramos na cidade pela Avenida de Zhuai com o objectivo de irmos assistir aos últimos minutos das 24 Horas BTT de Castelo Branco… onde bastante malta conhecida da cidade terminava esta saga… remelosos e com os músculos doridos!!!! Chiça!!!!

Depois de assistirmos ao fim do evento e de sabermos haver homens capazes de percorrer perto de 500Km’s apenas durante 24horas (sem parar!)… tivemos todos a mesma sensação… a da garganta seca… bem seca!!! Fomos então à Associação do Valongo… detentora dos melhores tremoços da Beira Baixa onde sorvemos duas rodadas entre todos… já na companhia do Filipe Salvado que hoje estava em dia descanso após a jornada peregrina do dia anterior!

Foi uma manhã diferente do habitual… onde sem nada orientado… pudemos pedalar 50Km’s em ritmo sereno e entre bons amigos! Espírito de grupo e amena cavaqueira… presentes, claro!!!!
.
Fiquem Bem...
Vemo-nos nos Trilhos!

Sem comentários: