domingo, 10 de maio de 2009

Pelos Caminhos da Peregrinação - Fátima 2009

Boas a todos!
.
Era um fim de semana repleto de bons eventos em duas rodas cá na zona, todos eles a piscarem-nos o olho, a desafiarem-nos o espirito - 24 Horas de BTT Castelo Branco, Maratona Idanha-Zarza, Passeio Cicloturistico da Carapalha, etc etc... Tudo isto numa altura em que muitos apreciadores das bicicletas se ausentam nos caminhos da fé que os levam a Fátima, seja a pé, seja em bicicleta, seja a dar apoio a familiares.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Seria bom que as organizações de tais provas em futuras oportunidades se juntassem e discutissem quais as melhores datas para os seus eventos, porque assim "tudo ao molho e fé em Deus", poderá não dar grandes resultados, penso eu. Tenho a certeza que fomos muitos a ter de abdicar de estar presentes nuns para poder ir aos outros com pena dos que se perderam...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para nós BTTHAL a tradição ainda é o que é e a "nossa tradição" prevaleceu sobre todos estes desafios e cumpriu-se mais uma vez. Falo da peregrinação a Fátima em duas rodas, que pelo 2.º ano consecutivo fiz questão de cumprir, juntando-me aos já muito reincidentes peregrinos AC e Álvaro.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Contudo este ano a equipa foi aumentada, contando para além de mim (FMike), o Álvaro, o AC, com as presenças do Filipe, J Cabarrão e o Nuno, cheios de vontade de cumprir por mais um ano os Caminhos da Peregrinação que nos levaram até ao Santuário. E foram verdadeiros caminhos de peregrinação, que nos levaram ao longo de 4 provincias até Fátima!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A saida fez-se pelas 06:30 conforme estava combinado, com destino a VVRodão e cedo nos apercebemos que era mesmo um dia votado á peregrinação - logo a seguir ao cruzamento do Retaxo começamos a cruzar-nos com grupos de peregrinos a pé que efusivamente nos saudavam surpresos pela nossa presença aquela hora a rolar na estrada.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Aliás o cruzamento com grupos mais ou menos organizados acabou por ser uma constante, algumas vezes em locais que não esperava, contabilizando alguém mais de 500 peregrinos com os quais nos cruzamos. Um alegre colorido nas estradas a contrastar com a face de sofrimento de alguns deles.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Logo a seguir a VVRodão surgia a primeira subida de categoria "Kuduro", que nos fez sair da Beira Baixa e entrar no Alto Alentejo em direcção a Nisa, que ainda dormia há hora da nossa passagem, quando já levavamos os nossos azimutes virados a Arez onde pelas 8.20 h fizemos a primeira paragem para a dose habitual de cafeina!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Aqui tivemos a primeira surpresa do dia que amanhecendo com sol nos brindou aqui com os primeiros pingos de chuva que nenhum de nós contava. De Arez ao Gavião foi sempre a rolar, surgindo apenas um ligeiro contratempo com alguns pingos que tornaram a comparecer e com o pneu traseiro do Nuno que apesar de novo não resistiu a um furo, rapidamente resolvido com a espuma mágica.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Vencida a subida do Gavião, apenas paramos em Alvega para corrigir a pressão dos pneus e continuarmos em andamento vivo em direcção ao Ribatejo, entrando em Abrantes pelas 10:15 h.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Passada a bela ponte sobre o Tejo era tempo de mais uma subida do tipo "Kuduro" que nos levou até bem ao alto de Abrantes, seguida de uma rápida descida já em direcção ao cruzamento para o Montalvo.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Aproximava-se agora a uma das subidas mais exigente do percurso, mas decididamente uma das mais bonitas - a subida de Martinchel, que entre manchas de pinhal permitia ao longe abarcar uma excelente vista sobre a leziria ribatejana, e que lá se foi fazendo ao ritmo de cada um, culminada com uma boa descida em direcção ao Pontão da Barragem de Castelo de Bode onde nos juntamos pela primeira vez aos nossos carros de apoio, com as nossas Marias a brindar-nos com alguns mimos para nos adoçarem a boca para os quiilómetros finais.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois de algum tempo de confraternização, fizemo-nos á estrada, entrando em Tomar já bem perto das 12h. Aqui o Nuno enquanto esperava o "feu vert" do semáforo, brindou-nos com uma prova de equilibrismo na bike pois enquanto esperavamos na fila, e com a bike parada, tal rapaz não pôs o pé no chão. Ah ganda Nuno!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Esperava-nos agora uma nova subida que além de nos fazer entrar na Beira Litoral, nos levaria até Ourém, onde chegamos acompanhados de alguma chuva que nem chegou a incomodar. Entravamos então na derradeira etapa de mais esta bela jornada em duas rodas - a subida do Boi Preto.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Numa altura em que os quilómetros já são muitos a pesar nas pernas, esta subida poderá tornar-se naquilo que eu chamo de uma verdadeira prova de fé, pois aqui o cansaço fala mais alto e poderá fazer-nos claudicar. E não é para menos! Com pendentes de 11% nalguns sitios, esta subida não é pêra mole. Mas a obstinação e a força de vontade tudo vencem e acabamos por chegar ao cimo de mais este "caroço" e consequentemente a Fátima, pelas 13 h, com algum cansaço é certo mas com o sentimento de dever cumprido e felizes por ter corrido tudo bem, sem precalços de maior. Foram 170 km rolados a bom ritmo mas foram sobretudo excelentes momentos em duas rodas, daqueles que entram na nossa história pessoal, e que nos farão recordar daqui há alguns anos com saudade é certo, o tempo em que amigos iam de bicicleta a Fátima e se divertiam!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Seguiu-se o costumado banhinho nas instalações do santuário, com água bem quentinha (sim água quente!) seguido de um lauto almocinho "em familia" juntando-nos todos á mesma mesa perfazendo um bonito número de 18 convivas!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Como havia votos religiosos a cumprir, lá fomos ao Santuário ver a Nossa Senhora, colocar as nossas velas e depois das despedidas, cada um seguiu o seu caminho, com votos de repetir mais vezes esta experiência tão enriquecedora.
.
Obrigado familia por nos aturarem mais esta doideira.
Obrigado amigos pela companhia.
Até ao próximo desafio - 24 Maio: Serra da Estrela Acima.
-
FMike:-)

3 comentários:

JValente disse...

Companheiro... muitas felicitações por mais esta "destemida" e obstinada aventura pelos caminhos da fé!

Dizem que a fé move montanhas... acredito que ela tenha ajudado bastante nos momentos mais duros da etapa!

Espero... ano após ano... ler nas páginas BTTHAL esta vossa bonita aventura!

Parabéns!

Paulo João disse...

Parabéns Fernando. Crónica fantástica. Um abraço.

FMicaelo disse...

OBG amigos!
Espero pro ano vê-los ao meu lado! São desafios únicos na vida... doidices! Um bocadinho de loucura faz sempre bem!