domingo, 15 de março de 2015

Carpe Diem

Boas a todos

A expressão não é minha, mas é, desde há muito, parte da minha filosofia de vida, e um objetivo quotidiano que prezo. De antiga que é, a expressão esconde no seu latim original, um significado textual de "aproveite o dia". Contudo o seu verdadeiro significado para mim é muito mais abrangente. Costumo acrescentar ao "aproveita ao máximo o presente" a minha própria expressão "todas as oportunidades que a vida te dá".


Reconheço que não é fácil dizer que sim a tudo o que vai de encontro e mexe com a nossa filosofia de vida, a nossa integridade profissional e a nossa postura pessoal e familiar! Mas tento dar o "jeito"! A vida é tão breve que acho que vale a pena o esforço para a aproveitarmos ao máximo, sempre que esta nos dá boas oportunidades!


Aprecio as bicicletas desde que me lembro de ser gente, embora só tenha aprendido a andar na escola primária e só tive a minha primeira bicicleta (usada!) aos 10, 11 anos. E também vem dos tempos do ciclo, o gosto pelo atletismo, embora este tenha sido sempre um "parente pobre" dos programas educacionais da minha geração.


Juntar o running ás bikes, tem sido uma decorrer natural para mim. Há mais de 4 anos, que volta, não volta, junto uma "pedalada" a uma "runnada", "saboreando" depois o "cansaço bom" que fica na memória dos músculos. 


O dia de hoje refletiu um pouco a filosofia do Carpe Diem e juntou-lhe o meu gosto pessoal por ambos os desportos. Fui fazer o meu primeiro Duatlo oficial, em espírito competitivo - o Duatlo de Fátima.


As oportunidades surjem quando menos se esperam. Em Fevereiro, fui desafiado pelo Nelo e pelo Catarino a experimentar a modalidade pela cores da equipa do Clube de Triatlo do Fundão. A minha primeira ideia é que era impossivel, pois sem tempo de qualidade para treinar afincadamente, só me vinha a ideia que ia lá "arrastar-me" e pouco contributo traria à equipa. Mas a filosofia falou mais alto: "Vai"! 


E assim fui! Sem grandes (quase nenhum!) treinos dedicados, desde a Maratona de Sevilha, atascado em trabalho, sabia que não ia ser fácil. Mas nada nesta vida é. E acima de tudo tinha de sentir que ia divertir-me a fazer algo de novo na vida! E diverti!


Com bons amigos e integrando uma equipa fantástica de topo, ouvir quem já sabe destas coisas, dá uma ajuda preciosa para tentar perceber a "mecânica da coisa"... "check-in", "mount", "dismount", transições, olha o dorsal para a frente e para trás, não te esqueças de apertar o capacete, fixa o local da bici... foram "conselhos de ouro", tanto para mim" como para a Cristina Salavessa, outra estreante nestas andanças no dia de hoje!


Chegamos a Fátima, cerca de 1 hora e meia antes da nossa partida que seria pelas 11:30 h. O ambiente era já de festa, algo já esperado num evento com 750 inscritos! Era tempo de cumprimentar o resto da equipa que já tinha chegado e tratar das formalidades, algo inédito para mim... dorsal da federação, chip, plaquinha de identificação para a ginga... passo a ser o 4276!


Preparado o material, fomos ainda dar uma vista de olhos aos trilhos. O circuito contava com cerca de 10,5 kms, ao qual iriamos dar 2 voltas, tudo isto paredes meias com a A1 em plena serra de Aires e Candeeiros... E o que já esperava confirmou-se. Trilhos com muito areão, pedra e mais pedra. Ia ser duro não pelas subidas mas sim pela exigencia técnica. E ainda nao sabia da missa metade! :-)


O tiro de partida foi dado a horas, para a 1ª parte, um running com 5 kms em terra batida, areão e muitas viragens de ângulo fechado, tudo isto num ritmo simplesmente alucinante! Eu, bem mais habituadinho à resistência e pouco a velocidades, a modos que "estranhei". Mas depressa "entranhei" e pernas para que vos quero! Mesmo com um piso mauzinho, fui posicionando-me bem para a 2ª parte dedicada ao BTT, seguindo sempre atrás do Nelo.


Na hora da transição, tive receio da confusão de mudar de sapatilhas, pôr capacete, pegar na bike e ir a correr até á zona de "mount". Mas dei-me bem, fazendo tudo de forma eficiente e saindo para os trilhos sempre colado ao Nelo. Mas depois tudo mudou.


Neste tipo de provas pode ser-se um bom atleta de running, mas é na bicicleta que temos de estar muito fortes! Nos primeiros kms técnicos, mas muito rápidos, consegui manter-me por perto, mas logo que a parte técnica cresceu - leia-se pedras e mais pedras e subidas mais exigentes, perdi algum do fôlego. Sem encontrar um grupo que rolasse à mesma velocidade, ultrapassei e fui ultrapassado, progredindo no terreno sempre bem "achocalhado" pela terrivel pedra, em belissimos trilhos, quase todos entre imponente floresta, aqui e ali entrecortados com troços mais duros e muito técnicos, alguns perigosos até. 

  

Para terminar a primeira volta tinhamos ainda uns simpáticos singles, vestutamente batizados de "trilho da gatinha" e "trilho dos pobres"... a "gatinha" não a vi, só pedra e drops engraçados a cms de paredes de pedra... já os pobres que fizeram o 2º single "tinham bebido um copos", pois era um single cheio de curvas fechadas entre árvores, onde apesar de tudo safei-me bem com a 29. A segunda metade foi mais fácil, pois já conhecedor dos atributos dos trilhos, tive a oportunidade de me manter com a atleta feminina que ganhou o duatlo, e que felizmente rolava à minha velocidade, permitindo-me manter na sua roda praticamente até ao fim.


Chegados ao parque de transição seguiu-se novamente o "stress" de mudar de equipamento e estacionar a bike. E também aqui correu bem. Era tempo de fazer a 3ª parte, a corrida final. Em bom ritmo, depressa venci os 2 kms que me separavam da meta, que cruzei ao mesmo tempo dessa primeira atleta feminina, com um tempo de 1:29 h. Já a Cristina, no seu duatlo de estreia, subiu ao podium como V2 feminina, em 3.º lugar. Muito bom!


Tenho a perfeita consciência que posso fazer melhor - mas somente o treino me permitirá isso. Mas também tive outra certeza - gostei da experiência, e tenciono repetir sempre que possivel e tenha condições laborais para tal. Aquela intensidade e toda aquela envolvência sabem bem e fazem bem à motivação. Sim, eu sei que é competição para a maioria das pessoas, mas até aqui, nesse espírito, podemos desfrutar de um dia bem passado. Eu desfrutei!


Para o CT do Fundão, "repetiu-se" a toada! Mais uma vez os seus atletas de topo, repetiram a proeza e venceram, "limpando" os primeiros lugares. Percebe-se rapidamente que ali há boa disposição, entrosamento, companheirismo e espirito de equipa! Bonito de se ver! Também a organização/federação mostrou que é uma "máquina bem oleada", pois um evento daquela dimensão, não será fácil de liderar! Mais... pela envolvência de "miúdos e graúdos" estarão ali muitos atletas de futuro. Um trabalho importante para o desporto nacional!


Aos amigos e familia que me apoiaram e à Rosario a quem devo todas estas fotografias, apenas deixo o meu sincero OBRIGADO! Ao CT Fundão um OBRIGADO especial pela oportunidade que me deram!

FMike :-)   

2 comentários:

Pinto Infante disse...

vocês andam brutos!!!
uma modalidade que me parece bonita e com prestações destas!!!!
Muitos parabéns à rapaziada Beirã.
Pinto Infante

FMicaelo disse...

É verdade amigo. O Nelo anda bruto! Eu ando mais comedido, até porque não estou treinado suficiente. Mas é uma modalidade bem engraçada. E daquelas camadas jovens vão sair dali campeões! Portugal nisto está bem direcionado!