quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Num sobe e desce agradável (Parte 2)

Boas a todos!

Depois de uma terça feira animada na boa companhia da malta amiga, culminada com uma boa tirada a pedal, a quarta feira surgiu-me como uma boa e derradeira oportunidade para ir "novamente" esticar as pernas logo pela manhã, pois a tarde estava destinada ao trabalho. Como na quinta vou a trabalhar "de sol a sol", logo apalavrei com o João Delgado, igualmente ocupado, para compensarmos essa "falta a vermelho". A ideia era fazermos uma pedalada mais "esticada", em ritmo mais moderado, pois este amigo ainda não se tinha aventurado na sua asfáltica em distâncias para alem dos dois digitos.


Escolhemos para destino, uma volta agradável pela Raia, a mesma que a malta do Modelo pretende realizar esta quinta feira, contemplando as bonitas planicies caracteristicas da zona, entrecaladas aqui e ali com as algumas subidas que nos levam dos vales de algumas ribeiras e do rio Ponsul, uma constante nesta paisagem raiana.


Combinamos sair um pouco mais cedo, tipo 07:45 h, quando, sem esperarmos, surgiu um terceiro companheiro ávido de "passeio a pedal". Nada mais nada menos que o bom amigo Barroca, que já não via há algum tempo e que logo ali nos brindou com a sua companhia, prontificando-se a acompanhar-nos por ai, num bom espirito de camaradagem.


A ideia era irmos até á Zebreira, via Escalos de Baixo e Ladoeiro. A manhã estava mesmo a gosto para estas coisas, pois fresca e praticamente sem vento, facilitou-nos a progressão, pelo menos até começarmos a subir para a Zebreira, pois registamos uma boa média, tendo em conta o algum cansaço acumulado.


Não paramos na Zebreira, previligiando a continuação da pedalada até Medelim, passando por Alcafozes e Idanha a Velha, onde o encanto destas aldeias quase esquecidas no tempo, contrasta com o imponente e altaneiro Monsanto, que lá no cimo da montanha, nos mira ao longe. Muito bonita zona para pedalar!


Em Medelim aproveitamos para cafeinizar a alma, calhando ao João Delgado, um pouco mais esfomeado, uma boa sandocha de queijo da zona, servido pela dona do café e que lhe soube "a gingas"! Um viseense de gema, que assim fez logo ali o reconhecimento pelo bom queijo que temos na zona!


Proença a Velha foi a "senhora" que se seguiu, onde aproveitamos para encher os bidons e eu dar um beijinho á minha tia que entretanto encontrei, pois a minha Maria é destes lados, nascida no seio desta envelhecida aldeia e que tão boas gentes tem! Eheheheh.


A partir dali a altimetria acalmou um pouco, o que permitiu um rolamento mais suave e rápido, passando S. Miguel Acha e o cruzamento de S. Gens em boa velocidade. Contudo faltava-nos a ultima subida do dia, até à Lousa, que apesar do dia ter aquecido um pouco, não provocou grande mossa, fazendo-se com calma e descontração, pois já começa a ser uma nossa "velha conhecida"!


Passados ambos os Escalos, rapidamente chegamos á cidade onde entramos já bem perto das 12:30, mais uma vez com a "alma" cheia de boas pedaladas, estreando o João a sua maior distancia na modalidade e na sua asfáltica.

Fiquem bem, em principio até domingo, na rotunda do Modelo, de onde pretendemos sair cerca das 06:30h para mais uma peregrinação velocipédica a Fátima!

FMike :-)

Sem comentários: