terça-feira, 12 de abril de 2011

TNT... um Suco dos Deuses!

De quando em vez… surgem uns convites algo misteriosos ali para os lados das Docas! Chegam-nos via email, trazem água no bico… é sempre bom aparecer nestes dias! Eheheheh… E de facto foi mesmo muito bom ir pedalar no dia 10 de Abril! Esteve uma manhã perfeita para a prática do pedal! Dia soalheiro, aberto e florido qb… a Primavera desponta em todo o lado, é prazenteiro percorrer os campos!

Nas docas reunimos 10 companheiros, alguns dos quais desaparecidos há largas semanas… ou mesmo meses! De salientar o regresso do Marcelo, que após muitos treinos escondido e em solitário… ganhou coragem para pedalar em grupo! Será que lhe cheirou a “volta gastronómica”!!! Parece-me que sim!!!! A fazer companhia ao Marcelo, também o asfáltico Nuno Maia pegou na BTT e disse presente! Os restantes… mais habituais, perfizeram a dezena de companheiros!

Se uns regressaram depois da ausência… também habituais presentes hoje se notaram pela ausência (bela redundância!!!) Abílio Fidalgo e Fernando Micaleo… ides salivar sobre o teclado ao ler esta crónica… e ver o que perderam!!!! Ehehehe…

O convite tinha surgido há cerca de 3 semanas atrás, por parte do Dário Falcão, uma das recentes “aquisições” do ano 2011 no animado grupo das "Docas". O respectivo convite consistia em pedalar junto do grupo BTT do Juncal do Campo, os “Pedais do Campo” e confraternizar trilhos fora, com surpresa gastronómica a fechar a manhã de pedal! Genial ideia! Convite aceite!

Saímos das Docas pelas 8:10h em direcção a Caféde, onde nos juntámos aos 4 “Pedais do Campo” trajados a rigor para esta confraternização! Agora percebia o porquê do equipamento envergado pelo amigo Dário Falcão, também ele envergando as cores do Juncal!

Já com um “pelotão” algo numeroso para uma voltinha domingueira (14 pedalantes), seguinos rumo às faldas da Gardunha, passando por locais já bastante conhecidos, embora mais secos e verdejantes nesta época do ano! Muito Bonito!

Passámos pela margem da Barragem de Santa Águeda Marateca, fazendo depois uma nova ligação à Soalheira, onde parámos para tomar café. Da Soalheira, seguimos para São fiel e iniciámos a subida da Serra da Gardunha, aumentando um pouco a altimetria do nosso percurso de hoje! Aventuras mais “musculadas” avizinham-se nos próximos meses, logo é sempre bem-vinda uma boa subida!

A subida foi “sol de pouca dura”, pois cortámos à esquerda por um trilho assinalado com marcas de percurso pedestre de Pequena Rota, que nos levou até ao Louriçal do Campo. Durante a subida ouvi algumas expressões que me ficaram a tilintar no ouvido! “É preciso um homem subir isto tudo para um TNT”… “Tudo isto para um TNT”… “Ai TNT, TNT”!!! Digo-vos… cheguei a pensar: Estes Pedais do campo andam loucos!!! TNT… “TNT - Todos no Top - A Melhor Música de hoje e últimos dez anos”… mas que tem isto a ver com BTT! Estava redondamente enganado! O TNT iria dar que falar!

Subimos um pouco a encosta da serra, cortanto depois à esquerda, por um caminho que (acho eu!) ninguém sabia onde iria dar… resultado, sem saída! Direita, esquerda… esquerda, direita... lá se orientou o grupo no caminho que liga ao Sobral do Campo. Optámos por seguir em asfalto até Tinalhas… para não chegarmos atrasados à componente “G” (gastronómica)!

Em pleno centro de Tinalhas, estão 4 hectares de cultivo e muita dedicação e gosto na arte agrícola, pertencentes á família do Dário! Abriram-nos as portas e receberam-nos amavelmente como se fossemos família. Pessoas muito simpáticas e afáveis. Mesa cheia, farta em comida para aquela hora… Pão caseiro, chouriço, azeitonas, entremeada grelhada, entrecosto grelhado, cerveja e claro… TNT, o famoso TNT! Tinalhas Tinto, descobri eu mais tarde!!! Ehehehe…

Quase uma hora, saboreando e apreciando as iguarias, ao som da boa conversa e reinação, onde o Marcelo “dá cartas” a qualquer um de nós! Na minha conta caíram 3 TNT’s que quase me fizeram perder o equilíbrio nos primeiros passos! Eh lá… que isto do TNT tem espírito e corpo qb!! TNT… é na verdade um Suco dos Deuses! Eehehehe…

Em franca confraternização, o tempo passa mais rápido, era hora de terminar a sessão gastronómica! Após as despedidas e agradecimentos, “perdemos” 6 companheiros em Tinalhas, que seguiram os seus destinos, continuando 8 rumo à cidade de Castelo Branco.

Fizemos as 3 toneladas em sentido descendente, circundando Caféde por trilhos que nos levaram ao asfalto até à Ribeira da Líria! Aqui virámos à direita, para fazermos a entrada na cidade pela serra da Cardosa, evitando a subida do Continente. Contas feitas, ainda foram 70km’s bem porreiros onde o ponto alto foi o TNT do Dário e toda a envolvência do convívio gastronómico amavelmente preparado pelo nosso colega!

A ti Dário, o meu sincero agradecimento por este bom momento que nos proporcionaste! Como dizemos cá pela Beira-Baixa … Bem-haja Amigo!

Abraço a Todos

João Valente

4 comentários:

Agnelo disse...

Tinalhas Tinto, num dia de primavera. Foi uma manhã calma e descontraída, pintalgada com algumas dificuldades e sempre com muito boa disposição. O Dário, a continuar assim ainda se torna membro honorário do Grupo de Alta Competição de Castelo Branco.
Abraço

Fidalgo disse...

Isso é que é uma entrada em grande. Ainda há pouco tempo faz parte do grupo das Docas, e está quase a entrar para o grupo da Alta Competição do BTT@Castelo Branco. Só uma falha!!! Não se marca uma volta destas, sem O Membro do GACCB mais presente, não poder comparecer. PORRA!! Quando é que repetimos a volta???

FMicaelo disse...

Bzzzz... plinc...ploinc... Prontos... lá se foi o meu teclado á vida.... fartei-me de me babar para cima dele e pimba...curto circuito! Com algumas ausencias de peso é de concordar com o Fidalgo... quando é que lá vamos??? Eehehhehe
Grande passeio amigos e pelos vistos com uma boa surpresa dada pelo Dário. Viva o TNT! Eu tb quero provar!...

Marcello Silva disse...

Mas que belo regresso aos trilhos,boa companhia,bons trilhos,um pouco de dor de costas mas isto vai lá.Só fiquei chateado de ter que comer e beber por 2 devido à falta do Abilio, mas também o que é que a gente não faz pelos Amigos ...
Boas pedaladas