quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pura Simbiose!

Boas a todos!


A manha de quarta feira surgiu nas nossas agendas como livre! Caso raro nos ultimos tempos, em que os "livros da escola" têm nos dominado as atenções, a par de algum trabalho acrescido, comum nesta época festiva da Páscoa.

Mas o "bichinho do pedal" manda muito! A vontade de dar "umas curvas" cá pela zona ditou uma escapadela! Na Soalheira tinhamos o final de uma Geocache á nossa espera!. Como o tempo era relativamente limitado devido aos meus afazeres de "motorista escolar" combinamos só para as 08:30 h, no sitio do costume durante a semana - Rotunda do Modelo!

Cheguei cedo e com alguma surpresa encontrei os companheiros Joaquim, Fernando e Monteiro que se preparavam para uma pedalada tranquila, precisamente até á Soalheira! Ora queres cá ver que somos "suficiente malucos" para ir com voçês?!

E assim foi - nós com o pneu cardado a soar-nos ao ouvido no alcatrão e a restante malta no silencio das fininhas, em andamento certinho metemos rumo a Cafede onde nao entramos, pois a volta de hoje iria previligiar estradas municipais alternativas, mais calmas, particamente sem transito bem ao gosto da malta para podermos por a conversa bem em dia!

Viramos então para antiga e poerenta estrada da Sra. Valverde que liga ao Juncal, hoje um belissimo tapete de alcatrão, estreito é certo, mas bem "aperaltado" pois ainda cheira a novo, sem buracos ou gravilha, se bem que hoje pouco nos importa-se... o som dominante era "cardado... cardado... cardado....!" Eehehehe...

Passado o Juncal e o Freixial, entramos em Tinalhas, onde novamente previligiamos um caminho rural alcatroado, o famoso "caminho das caganitas de ovelha que parecem caroços de azeitona", que liga a escola primária da aldeia ao cruzamento dos depósitos de água de Sta Águeda, passando por locais de paisagem espectaculares, em que o lençol da barragem e o verde dos campos faz um brilharete nas fotos! Muito bonito!

Já livres das "pastosas e aderentes caganitas" que se agarram que nem lapas ao tubo ascendente das bikes, lá passamos o paredão da barragem, uma estrada que já conheceu melhores dias.... a malta das fininhas parecia que ia numa prova de pericia - velocidade ligada á técnica na hora de evitar os buracos, num constante vira-vira...

Depois da Lardosa, novo caminho rural estreito mas bonito - cruzamos para o Louriçal, mas por onde não subimos, virando logo para a Soalheira pelo caminho alcatroado que vai dar perto da capela de Sto António, um bonito e refrescante cantinho!

Já cheirava a café e á minha "portentosa sandes" que chocalhava no meu saco... isto de acompanhar as fininhas dá fome e cansaço! Mas que é possivel a simbiose, é! Eles mais devagar e nós um cadito mais depressa deu para irmos sempre juntos até ao destino! Bem fixe!

Nas bombas da Soalheira, a simpática empregada forneceu-nos uns "belissimos" cafés, enquanto iamos verificando o quanto é pequeno o mundo... não é que o Monteiro é pai de um grande amigo nosso, o Roberto "Geocacher" companheiro de cachadas e de ginásio, desde há muitos anos?! Há coisas que ainda me surpreendem!

Agora era tempo de despedidas! Nós tinhamos um caixotinho para descobrir num parque infantil e a malta a bordo das fininhas fez-se á estrada - obg pela companhia! Dificil, dificil foi nós proprios regressarmos ao pedal.... não é que aquele mano JValente se sentou no baloiço e já não queria de lá vir??? Só o consegui de lá mover quando lhe prometi não um chupa-chupa, mas uma mini com tremoços nas Docas!

Certinhos e com um andamento mais leve, lá regressamos à cidade, sentindo cada vez mais o calor nos "lombos". O Sol está ai em força, prontinho para as primeiras "queimadelas". Besuntem-se de protector solar! o Verão vem aí!

Chegados ás Docas com a lingua de fora devido ao calor, foi tempo de mamar um par delas e uns tremoçinhos, que isto de fazer musculo só se consegue assim com "bebidas energéticas" destas!

Fiquem bem...


FMike :-)

Sem comentários: