segunda-feira, 18 de abril de 2011

Em velocidade de cruzeiro

Boas a todos!

Domingo é sinónimo de boas pedaladas com os amigos pelos cantinhos da nossa Beira, normalmente de BTT e com a malta das Docas. Contudo...

Contudo este domingo era um pouco atípico pois a grande maioria do pessoal amigo estava a participar na Maratona de BTT de Alcains, evento ao qual não alinhei, pois já sabia que ia estar a trabalhar nesse dia, por força das férias dos colegas de serviço. Como tal restava-me ou ir pedalar sozinho ou alinhar numa voltinha asfáltica!

No dia anterior o Leandro desafiou-nos a acompanhá-lo. Ele, o Afonso e mais dois amigos que envergam as mesmas cores do seu clube desportivo, iriam participar num passeio cicloturístico no concelho de Belmonte com cerca de 50 km, banho, almoço e bom convivio. Contudo 50 km sabiam-lhes a pouco pelo que iriam de Castelo Branco até lá, participando na fase final do passeio e claro, no mais importante, no convivio com a malta amiga.

Lançado o desafio, decidi alinhar com o Joaquim Cabarrão, o Paulo Jales e o Fábio, no acompanhamento deste amigos até ao Fundão, onde iriamos beberricar a dose de café em bom convivio, seguindo depois eles para Belmonte e regressando nós a Castelo Branco.

08 e picos e lá seguimos nós em direcção ao Fundão, cruzando-nos com inúmeros companheiros do BTT, com as suas montadas nos tejadilhos a caminho da vila de Alcains, com alguns a reconhecerem-nos e a fazerem a algazarra habitual, sendo a mais esfusiante a do Bruno Reis, que por 3 vezes se cruzou comigo e fez a festa habitual... acho que não houve alminha acordada que comigo se cruzou, que não saiba o meu nome!... ;-)

Sempre em andamento certinho, linear, com frequentes mudanças á frente do "rebocador do comboio", foi com muita energia, boa disposição e uma média agradável, que chegamos cedissimo ao Fundão, indiferentes ao vento "parvinho" que contra nós tentava soprar.

Bebido o cafezinho, restauradas energias e trocados os cumprimentos da praxe, os 4 elementos do CCD seguiram caminho e nós, os restantes 4, "atacamos" as faldas da Gardunha, primeiro nas imediações da Aldeia de Joanes, Souto e depois do cruzamento de Lavacolhos, em direcção ao vale de Urso onde nos esperava a água "milagrosa" da sua fresquissima e abundante fonte.

Ou que fosse efeito do café, ou que fosse efeito prévio da água milagrosa, a boa cadencia, mesmo a subir, manteve-se, com o amigo Joaquim a mostrar que a subir ainda têm de contar com ele, pois quase sempre a querer fazer de "rebocador", "enfiou-nos" uma velocidade certinha de 22, 23 a subir, que até dava gosto, ao ponto de chegarmos ao cimo da serra, na zona da Paradanta e questionar-me o que é que tinha acontecido á subida, porque desta vez parecia que tinha encurtado!...

Vencidas as maiores subidas do dia, parecia que iamos acalmar, mas... não! Alternadamente entre todos, com destaque para o meu amigo Fábio, companheiro de outras lutas pela vida e morte, mostrou-nos que um atleta nunca esquece, mesmo que o treino tenha sido fraco!

Certinhos, bem cadenciados e sem excessos, muito bem entrosados, como se uma equipa fossemos, rapidamente chegamos ao nosso destino, ainda antes do meio-dia, com uma soberba média, tendo em conta o acumulado de esforço dos dois dias e alguma altimetria presente no percurso. Muito bom tendo em conta que os desafios estão aí á porta, sendo o primeiro a bordo da "fininha", já a seguir á Páscoa.

Aqui fica mais um singelo relato de mais uma voltinha de alcatrão, relatos estes que ultimamente "inauguram", permitem-me a expressão, uma maior partilha aqui no blog das "voltinhas by BTTHAL", pois as "minhas paixoes" dividem-se cada vez mais entre o BTT e o Asfalto, logo irei partilhar cada vez mais - se o tempo livre permitir - as aventuras pedalantes, independentemente do tipo de solo que pise ou do tipo de pneu que use, porque tal como um amigo meu diz "o que eu gosto mesmo é de andar de bicicleta!"

Fiquem bem!

FMike :-)

Sem comentários: