sábado, 13 de dezembro de 2008

Trilhos do Xisto 2008

Olá a Todos!

Os esticadores venceram-nos!!! Depois de uma semana em volta de barras, suportes de bicicleta, adaptações daqui e acolá... mestria e engenharia para frente, cêntimetros e milimetros para trás e quando vamos por os pontos nos iiii's na véspera dos Trilhos de Xisto 2008... perdemos o duelo contra 4 reles esticadores... só por 10cm's! Mas perdemos! Há que salientar aqui...que perdemos a batalha... mas a Guerra... essa vamos ver quem a ganha! Esperem para ver!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bom... para quem não entendeu este primeiro parágrafo... depressa entenderá quando vir a próxima foto-reportagem que envolva carros de transporte de bicicletas, nomeadamente a carrinha BTTHAL! É como digo... esperem para ver!!!! Eheheh!

Esticadores e Suportes aparte! Os Trilhos de Xisto 2008 decorreram no dia de hoje! Dia em que a chuva, o frio, o vento e a lama... muita lama... foram reis!!! Condições meteorológicas bem avdersas à prática de BTT que fizerem concerteza arredar algumas dezenas de bttistas já inscritos no percurso! Foi pena!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A organização deste ano, a cargo da parceria Castelo Branco by Bike e Magarefa, optou por fazer um percurso bastante similar ao do ano transacto, mas em sentido invertido... o que o torna diferente e na minha opinião menos duro... apesar das condições diluviais de hoje!!!!

Ainda antes da partida... já a malta do costume se estava a prepara para enfrentar o diluvio! A convite de um "filho da terra", o João Afonso, fomos acalentar as almas e ó corpo à adega do seu sogro... onde nos esperava mais uma espécime de geropiga capaz de fazer frente à de Alcains (a cargo do Fidalgo) e à da Represa (a cargo do meu avô Francisco)!!! Há que repetir a prova... várias vezes! Eheheh!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

BTTHAL estava representado pelo estreante Zé Manel Machado, pelo aniversariante CLI, pelo Paulo João, pelo FMike (que finalmente regressou ao BTT puro e duro) e por mim JValente! Apesar de sermos mais que o habitual e de termos um estreante... as diferenças de ritmo e de percursos escolhidos (20Km's e 40Km's) ditaram que fossemos todos separados ao longo do percurso... apenas feita a reunião já no almoço convívio!

A salientar neste percurso a qualidade dos abastecimentos, sempre vastos e com refinada qualidade. O primeiro em Monte Gordo, o segundo na Fonte Longa, o terceiro nas Ferrarias e o quarto (exclusivo de alguns.... como foi o meu caso, Agnelo Quelhas e João Afonso) nas Garridas, onde nos foram oferecidos pelas habitantes locais, uns Sonhos... que estavam um sonho (passo a redundância!!!!) As tibornas estavam divinais e o pano de fundo dos fornos comunitários davam um sabor especial aos abastecimentos! Gostei bastante!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

No que toca à altimetria dos 40Km's... penso que não foi "pêra doce"! Para um percurso de 40Km's (relativamente curto) um acumulado acima dos 1000 metros endurece a prova! Ainda assim... o que dificultou mais foi o terreno bastante pesado e lamaçento onde a progressão era bem difícil nalgumas zonas... e as transmissões por vezes a não ajudar em nada! Contra São Pedro nenhuma organização pode combater... nem a dos Trilhos de Xisto!!!

De salientar a presença de uma zona de singletrack's logo após o abastecimento das Ferrarias... que seria divinal em tempo seco! Já com o tempo de hoje... era um perigo eminente, onde as pedras xistosas e as raízes salientes das árvores pareciam tapetes de manteiga! Era vê-los a deslizar!!!!! Ehehehe! Temos de lá voltar na Primavera!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Este ano... a festa fez-se nos balneários! Eheheh! Havia água quente (morna) para todos! Depois de 40Km's ao frio, vento e chuva... acreditem que sabe bem sentir a água quentinha a cair no cabedal! Parabéns Roberto.... conseguiste água quente nos Trilhos de Xisto! Agora só falta o Gaio 2009 tomar banho também com água quente! Ehehehehe!

Uma palavra especial... e de Parabéns ao nosso colega e amigo CLI (Carlos Ibanez Lozoya)! O homem... andou 40Km's... em cada km passava um ano da da sua vida... 40 Anos! Levava o dorsal 40 (a organização ajudou neste pormenor!) Foram 40Km's com "Dos Cojones"!!!! Mas a surpresa ainda estava para vir... um bolo de aniversário em tom de sobremesa e... meus amigos.... pasmem-se... e vejam com os vossos olhos (fotografia) ! Este homem... se não fosse espanhol... era uma homem do norte.... carago!!!!! CLI... muitas Felicidades e muitos Km's... pelo menos mais 40 em cima da bicicleta com "eles" bem no sítio!!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Foi um dia chuvoso... é verdade! Estava desagradável... é verdade! Mas são estes pequenos pormenores e esta sede de aventura que nos faz sentir vivos e sentir que estamos rodeados de amigos e boa gente!

Felicitações à organização!

Abraço ao amigo Roberto Nabais!

Cumprimentos ao meus companheiros de ombro de hoje, João Afonso e Agnelo Quelhas... a quem "rapinei" umas fotografias para dar um pouco de côr ao texto! A eles o meu obrigado!!


Fiquem bem!

Vemo-nos nos Trilhos!

2 comentários:

JValente disse...

Por Carlos Lozoya:

Brilhante reportagem João. Pena não termos andado todos juntos (na cauda do pelotão, embora longe da carrinha vassoura, fomos sempre o Paulo, Zé Manel, Pedro Febra e eu), mas fica para uma próxima.
Ainda há bolo para partilhar (com a excepção da parte dos coj…, que já foi comida, literalmente).
Só uma aclaração: os meus pais increveram-me no registo como Carlos Lozoya Ibáñez: os espanhóis utilizamos apenas o nosso primeiro apelido.

Um abraço.

Anónimo disse...

Mais um grande momento nos trilhos em que esta equipa BTTHAL teve o previlégio de participar. Aos estreantes nestas andanças aqui com a malta – bemvindos…e apareçam mais vezes!
Ao amigo CLI, que faça outras tantas primaveras em cima da bike e as mesmas ao lado da bike (os cojones lá pelos 80 anos não devem dar para mais….eheheeh! É o que lhe desejo.
Uma desculpa formal a todos os meus amigos mas desta vez não houve fotos minhas – tive medo de constipar a única mánica digital que tenho. Também não fiz muita companhia desta vez, pois estava “egoista” comigo mesmo – foi o regresso há muito esperado ao BTT puro e duro e soube-me muito bem pedalar… como o povo diz: soube-me a gingas (com tibornas!)
Até à próxima e bom Natal!