quinta-feira, 29 de maio de 2008

Uma volta light... de 85 km!

Castelo Branco#Terça#27-05-08

Boas a todos!

Diz o povo na sua infinita e ancestral sabedoria que "Lua Nova trovejada, 30 dias é molhada." E como sempre cumpre-se o dito. Faz agora quase um mês que a lua nova nasceu em noite de trovoada. Resultado: tem sido um mês de Maio bem atípico, pleno de instabilidade meteorológica, chuva por vezes forte, granizo até, e mesmo nalguns sítios têm sido referidas trovoadas e mesmo faíscas bem brilhantes.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

É verdade... Faíscas! Soube que recentemente reluziu uma numa garagem de uma amigo meu! E ele ,ao contrário do que se possa pensar, até está bem contente com tal sucedido! Aconteceu propriamente na passada segunda feira. Ainda não eram 08 horas já ele ia à procura da sua Faísca reluzente. Eu bem lhe buzinei e fiz sinais de luzes atrás dele, quando ia para o meu trabalhito, mas ele nada... ia mesmo ofuscado com a luz da Faísca, que nem via nada em redor. Já só via a autoestrada a caminho da Batalha. Nem tivemos mais noticias nem nada.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas na terça feira a Faísca lá apareceu bem à frente dos nossos olhos. Livrem-se de pensar que abalamos a fugir que nem perdidos! Nada disso! Somos homens ou não?! Quem apanha uma molha como a de domingo, já não tem medo de nada! Nem das Faíscas!

Eh pá! Já cheira a cérebro esturrado! E não é das faíscas! Tenho que passar a explicar isto!

A Faísca é a nova "montada" do amigo AC. Ou melhor, a Scott Sparkle é a nova amante que o amigo AC trouxe à luz dos trilhos. E que bonita que ela é! Bem me entraram pelos olhos dentro aquelas cores fantásticas a fazerem-me lembrar da minha saudosa Scott... Ai ai... Igualmente me pareceu bem equipada, bem equilibrada, com componentes de topo, bem ao gosto do dono! O que lhe desejo é muita sorte e muitas horas de "prazer" em "cima dela" (Não é esse prazer que estão a pensar! Eheheheh).

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Apresentada que está a Faísca causadora de todo este "temporal", vamos ao que interessa - Mais uma terça de BTT. No passado domingo questionei o babado dono para onde tinha ideia de ir pedalar na terça. Peremtório falou-me numa voltinha light, só para afinar pormenores na Faísca. Eu, fiadinho no light, abusei do esforço no domingo, com 16 km a pé depois de uma noite trabalhosa lá no hospital, seguida de uma segunda-feira igualmente trabalhosa no INEM, à qual juntei pela tardinha uma boa aula de definição muscular, complementada com mais uma aula a bombar como deve de ser no Indoor Cycling. Resultado, na terça não estava lá muito fresco, mas como a voltinha era light e o corpinho pedia, nada como ir pedalar!...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Só que a voltinha começou ligeiramente heavy... e continuou heavy... e acabou heavy... Ehehehhehehe!

Reunidos que estavam os bravos do pelotão pedalador desta Terça - AC, Álvaro, Filipe, Carlos e eu (FMike) cedo soubemos que o amigo Pinto Infante estava na Lardosa à nossa espera para uma cafezada e umas pedaladelas em conjunto. Como o tempo corre rápido, tivemos que pedalar ainda mais rápido para chegarmos a horas ao "Tá-se Bem". Para complicar o pneu dianteiro e a respectiva válvula da Faísca fizeram das suas, obrigando o dono a dar à bomba para continuar em cima dela! Foi um pedalar à doida, com uma velocidade média bem acima do nosso normal, fotos completamente off, que a dado passo alguém propôs um nome para tal correria - 1ª Maratona Castelo Branco - Lardosa... Aahahahahha

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados ao café estava já o nosso amigo PInfante todo equipado para nos levar a conhecer algumas das "jóias" do seu "cofre pessoal dos trilhos" - e que jóias! Repostas as energias com uma cafezada e no meu caso uma singela fatiazinha de pão com queijo light (hoje era tudo light, excepto a volta!), bem misturadas com uma boa conversa lá saimos em direcção à Gardunha, mais propriamente às imediações da Soalheira e Louriçal, onde o amigo PInfante nos mostrou inúmeros trilhos, single-tracks e no-tracks, a maioria para nós desconhecidos.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Pela beleza, espectacularidade e exclusividade destes trilhos, a grande maioria inseridos na última Rota dos Lagartos, fizeram-me cedo tirar duas conclusões óbvias - perdi um grande passeio do PInfante (isso eu já sabia) e que mais tarde ou mais cedo temos de lá voltar e com tempo, porque ali há muitas fotos para tirar! Quem sabe se o AC se entusiasma e faz um mini-raid por aquelas bandas, num domingo de verão! Simplesmente espectacular! A cereja em cima do bolo foi a subida em direcção à Casa do Guarda, bem ao estilo "tira as mãos do travão", que nos levou de vencida até aos 1300 metros, para depois desfrutarmos da bela paisagem da Gardunha e logo de seguida uma fantástica descida, que culminou com um single fabuloso.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ora ir até estas paragens mais longinquas tem os seus custos! Há que pedalar com mais força e velocidade para podermos estar em casa pela hora de almoço, sobretudo quando vamos trabalhar de tarde, o que era o meu caso e o do Filipe. Como tal o passo acelerou e bem, pelo que rapidamente levamos de vencida alguns trilhos por entre pomares, vinhas, ainda nas imediações da Soalheira, para virarmos os nosso azimutes à Barragem de Santa Águeda, cujas margens bordelamos sempre em direcção à Póvoa, com mais uma pausa intercalar para dar ar ao pneu traseiro do amigo AC, também com vontade de festa. Aí tomamos o caminhozito alcatroado que nos levou a Cafede onde nos despedimos do amigo PInfante, convictos que haverá no futuro mais belas manhãs bttistas destas em conjunto com ele.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados a Caféde e para poupar tempo encurtamos caminho por estrada até à Tapada das Figueiras, onde momentaneamente nos separamos do Carlos, para mais á frente nos reencontrarmos, já na Feiteira, entrando todos juntos em CBranco, já pelas 13:30, com quase 85 km andados a um ritmo bem rápido, bem mais exigente, muito menos habitual, o que causou algum desgaste.

Que o diga eu, que entrei na portagem do "frigorifico" com a nitida e bem desagradável sensação de glicémia baixa, fruto das parcas provisões que levei a contar com uma voltinha light. É-me bem feita, é mesmo para aprender - quem vai ao mar em terra se avia! Eu já era para saber que qualquer que seja a voltinha tenho que ir carregado com pelo menos uma sandocha XL, idealmente com duas porque as minhas reservas são poucas e gasto-as bem depressa. Se não fosse o cubito de marmelada patrocinado pelo Filipe, tinha-me arrastado até casa, o que não era nada bom para o ego! Ehehehehe... Mais uma para juntar ao rol das lições de vida em cima de uma bike!

Bem para hoje é tudo, fiquem bem e até à próxima!

FMike :-)

Sem comentários: