terça-feira, 27 de maio de 2008

Boicote ao ... Gasóleo!

Não passa um dia, um único dia, em que eu abra o email e não tenha por lá um ou dois mail's a evocar o boicote ao abastecimento de conbustivéis aqui e acolá! Não existe um telejornal ou jornal diário que não fale em mais um record do preço do barril de pretóleo... enfim... está-se a tornar massador! No fundo... sabemos que a coisa não está fácil, e se não é cada um a poupar um pouco do "ouro negro" no seu dia-a-dia... não sabemos como será o dia de amanhã!

Foi com notícias destas como companhia que hoje tomava o pequeno almoço e em simultâneo pensei: porque não fazer hoje uma pequena poupança nos recursos!!!! Bem dito, bem feito! Em vez de "sacar" a "limousine" da garagem, sai a bicicleta, e vamos "resolver vidas" na cidade em duas rodas!

É certo que o banco parou, as funcionárias olharam, os clientes engoliram em seco, quando viram entrar um gajo vestido de maneira esquisita tirar uma senha e se colocar na fila par ser atendido! Já na Câmara Municipal a coisa passou mais despercebida, pois havia alguns construtores e empreiteiros no meio dos quais fui passando despercebido, não tivesse que estacionar a bike ali ao lado!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas... talvez seja uma questão de hábito! As pessoas não estão habituadas a assistir a episódios destes! É uma questão de mentalidades, certamente se eu fizesse o mesmo, mas em qualquer cidade holandesa, passaria perfeitamente despercebido!!!

Fiquei com a sensação que esta "manhã sem carro" poderá vir a repetir-se mais vezes! Afinal de contas, demorei menos tempo, não tive dificuldades em estacionar o meu veículo, pratiquei algum exercício, poupei gasóleo e evitei uma pequena % de poluição! Valeu a pena!

Como ganhei algum tempo... resolvi ainda dar um sprintezinho até fora da cidade para eliminar o dióxido de carbono e alcatrão inalado dentro da cidade! Em velocidade cruzeiro saí pela Avenida do Brasil até à Pedra da Garalheira, onde ainda deu para sentir a natureza e o ar fresco e saudável de perto! Com regresso pelo mesmo caminho, entrei na garagem, não de carro (como seria suposto), mas de bicicleta, com cerca de 18Km's feitos... em boicote ao abastecimento de gasóleo!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Vale a pena pensar nisto!!! (como alguém diz!)

Vemono-nos nos trilhos!

JValente

1 comentário:

JValente disse...

Por Carlos Lozoya:

Ah pois é, João: Boicote ao gasóleo, mas com muito cuidado, porque nem os automovilistas nem os cidadãos de Castelo Branco estão habituados a partilhar a rua com as bikes. Ainda me lembro quando ia ao trabalho de bicicleta e foi multado por estacionamento incorrecto (!!!!)no HAL. Ainda estou a espera de que me indiquem un local para estacionar correctamente a minha máquina perto da entrada, longe da Morgue (parece que na altura era a única alternativa…. quando há viaturas estacionadas encima dos passeios: qué pouca vergonha).
Tambem me lembro do ar de superioridade com que olhavam as pessoas quando viam a minha bike entanto desciam dos seus carros depois de uma longa viagem de 5 minutos (e ainda nos queixamos do preço do petróleo…).
En fim tudo ha-de chegar (se a gente viajarmos mais para além da Raia: Holanda, Alemanha, Bélgica, compreenderiamos o porque do grau de desenvolvimento daquelas terras…).
Ate então, pasarão anos.
BJKS

CLI.