segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

I Passeio BTT - Bombeiros Voluntários CB

Relato JValente

Boas a Todos!

Este para além de serem as primeiras pedaladas de 2008, foi também o primeiro Passeio de BTT organizado pelos Bombeiros Voluntários da Cidade de Castelo Branco! Como tal, BTTHAL, malta que trabalha no dia a dia com os Bombeiros desta corporação, não poderia faltar a este evento!

Ainda para mais, já estávamos à espera de uma organização à maneira... pois, alguns de nós, que participaram no I Passeio Pedestre dos BVCB, vieram de lá encantados! As expectactivas eram muitas e não foram nada defraudadas!

O dia amanheceu com algum nevoeiro, que acabou por dar lugar a um sol envergonhado... mas com pouco frio, o que ajudou à festa! Pelas 8:00 já a malta do BTT se começava a juntar no quartel dos BV - ponto de partida! Alguns elementos da organizaçao falaram em 150 inscritos... e se não apareceram todos... pouco faltou! A moldura humana e de bikes estava bem composta no início do evento!

Cá do BTTHAL participaram FMike, JValente e ZéMan... pena a ausência de última hora e inesperada do PJoão! Depressa nos juntámos aos amigos AC e Roberto Nabais... companhias de sempre e sempre benvindas nos passeios de BTT!

O passeio desenrolou-se por trilhos espectaculares, uns já bem conhecidos da malta, outros desconhecidos... e aqui tão perto! Um percurso de 45Km, ciclável e penso que ao alcance de todos! Esteve presente um misto de trilhos (subidas, descidas, zonas mais técnicas, singletrack's, estradões, etc...) que dão sempre alguma cor aos passeios! A imensa lama ao longo de todo o percurso fez subir um pouco a fasquia do nível técnico... o que para mim, valorizou o percurso, para além de proporcionar alguns momentos bem hilariantes!!!

Passámos por entre algumas aldeias vizinhas da cidade de Castelo Branco, como os Maxiais, Cebolais de Cima, Sarnadas de Rodão, onde foi a zona de abastecimento, bem rico e farto em termos de quantidade e qualidade! Com refere Rarn " com sandes, fruta, bebidas para todos os gostos, algumas delas isotónicas, tais como, powerade ah desculpem é powerjeropiga e isostar ah não não é tintostar " EhEhEh.... esta foi a razão por o termos perdido de vista até final do percurso!!!! EhEh!

O roteiro das aldeias prosseguiu pelos Amarelos, Benquerenças, Benquerenças Velha (Aldeia abandonada, digna de uma fotografias exemplares!!!), Barragem da Talagueira entrando em Castelo Branco pela zona industrial cerca das 12:30!

Chegamos ao fim... com a alma cheia de bons trilhos e bem mais pesados! Sim...sim.... na minha bicicleta iam pelo menos 4 kilos de lama! Ah pois é!!! As nossas esposas apontam este pormenor como ponto negativo... é lama a mais!! Fruto de tanta lama, friz um striptease mesmo à porta de casa... com um alguidar ao lado!!! O que a gente faz pelo BTT!!!

Depois de bem esfregado e lavadinho... foi tempo de saborear a bela da jardineira com caldo verde, servida no ginásio dos BV, ao som de um grupo musical... Pergunto eu... o que é que querem mais?????

Não se pode exigir mais! Fomos recebidos e bem recebidos! Estes amigos dos Bombeiros sabem organizar, e dão o seu melhor quando se empenham em qualquer evento! Muitos Parabéns à organização! Um agradecimento especial ao amigo Mateus!
.
Fotografias JValente (BTTHAL)
.
.
.
Relato FMike

Olá a todos! :-)
Pois é... A reentré do ano novo a pedalar traz às vezes boas surpresas.... E este I Passeio de BTT dos BVCB foi sem dúvida uma muito agradável surpresa!

Primeiros passeios... novos organizadores... poderão assustar os participantes menos esclarecidos, mas uma moldura humana de cerca de 150 bttistas depressa dissipou quaisqueres receios infundamentados. Por outro lado o Passeio Pedestre realizado no final do ano transacto e no qual participei encheu-me o olho pela sua qualidade e organização. Portanto só podia esperar o melhor, tanto mais que já estou habituado a trabalhar lado a lado com estes "grandes" profissionais, capazes de fazer "transpirar" a qualidade do seu atendimento para as actividades de lazer que realizam - pedestres, BTT, TT.... eu sei lá mais o quê... malta bem dinâmica e bem disposta! Do melhor!

Bem... mas bom, bom mesmo foi pedalar por estes belos trilhos, a maioria já conhecidos, mas com algumas passagens técnicas bem divertidas, em que a chuva e a lama só contribuiram para as "apimentar". A boa disposição dos companheiros do pedal que comigo se cruzaram fizeram o resto - um passeio de BTT que fica na memória!

Não me vou alongar no relato, uma vez que o JV falou e muito bem e faço minhas as suas palavras. Somente quero deixar um aparte sobre a Organização, esta sim que merece os meus sinceros e abundantes aplausos. Trilhos bem escolhidos, cicláveis, bem ao alcançe de todos, bem marcados e muito bem apoiados em todo o seu trajecto - motos 4 a dar apoio, jipes TT para "vassourar" alguns, orientação adequado nas travessias de estradas e cruzamentos, bom abastecimento, enriquecido pelo "gasóleo tinto" e pela "gasolina jeropiga" (que muito contribuiram para alguns chegarem ao fim... ehehehe), um excelente almoço, um sorteio catita (casas de BTT de CBranco - muito obrigado) e muita animação com música e tudo - Que querem mais senhores?!...

Outra nota de destaque bem positivo e que deve ser seguido por muitas organizações deste tipo de eventos, foi a recolha imediata de todas as fitas e placas deixadas nos trilhos. A Mãe Natureza agradeçe! E nós também! A nota negativa vai para os pseudo-bttistas que largaram papéis de barritas e garrafas vazias nos trilhos - sabem... os casacos tem bolsos e as bolsas de água também... servem também para lá colocarmos os nossos resíduos até ao caixote do lixo mais próximo - Usem-nos!

Não me vou alongar mais. Fiquem bem e até à próxima!
.
Fotografias FMike (BTTHAL)
.


Nota de Rodapé: Soube hoje por um Bombeiro (Afonso) que foi roubada uma bicicleta a um dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, após o término do percurso! Provavemente durante o período de almoço! Isto são acontecimentos lamentáveis! BTTHAL publica aqui a fotografia e o modelo da bicicleta em causa! Coluer Rave Disc XC. Se alguém souber do seu paradeiro deverá entrar em contacto com os BV de Castelo Branco!

Photobucket

1 comentário:

JValente disse...

Por Mateus:

Agradeço,em meu nome e dos BV CASTELO BRANCO,pela presença e simpatia do pessoal do btthal.É muito gratificante para nós (organização)ler tão bons comentários sobe este evento,dá trabalho mas vale a pena,esperamos para o ano fazer igual ou melhor.Um abraço para JVALENTE e FMIKE e todos os elementos do Btthal!

MUITO OBRIGADO!!
MATEUS