sábado, 25 de fevereiro de 2012

Com sabor a tradição!...

Boas a todos

Não vão assim tão longe os anos em que cá por casa, no aconchego do núcleo familiar da nossa quinta, espetava a faca a 2 porquitos para nosso consumo, com obtenção de saborosos enchidos, bom presunto e uma carne com sabor peculiar, bem diferente do bife industrializado que habitualmente compramos, proporcionando a todos os membros da familia um fim de semana diferente, carregado de tradição.


A matação era então uma das melhores oportunidades de juntar a malta toda, fugindo á tipica reuniao em casamentos e funerais. Trabalhava-se, brincava-se, comia-se, bebia-se e sobretudo passavamos bons momentos descontraidos em ambiente de familia, hoje em dia tão esquecidos pelo lufa lufa do dia a dia. Tempos que se recordam com saudade...


Bem mas hoje o Joao Afonso proporcionou á malta que pode alinhar um regresso simbólico a esse tempo, juntando a familia Albiciclista em torno de um petisco habitual das matações - a famosa fritada! E os "esfomeados" eram: Pedro Barroca, Moreira, Nelo, João Afonso, Silvério, Luis Lourenço, Álvaro, João Caetano e eu (FMike).


Não foi uma matação, é verdade, mas o desafio implicava algum trabalho (pedalar até ao local!), brincadeira (sempre em alta!), comer (estava óptima!), beber (muito!) e claro reunir a familia em bons momentos descontraidos (conseguido!)

Foto JAfonso

Vamos então ao trabalho!
O percurso com cerca de 90 km previligiava a visita a algumas das nossas mais reconditas aldeias, tudo quase na zona mais a oeste de Castelo Branco, conhecida pelas suas subidas e descidas, o ideal para nos abrir o apetite para o petisco!


A saida fez-se pelas 9h da loja do João, onde pudemos apreciar a mais recente "elegante" do grupo, a bonita "amante" do Luis Lourenço, que responde pelo nome de "Madona"!


Uma bike com quadro costumizado, diferente, bem equipada, muito levezinha, mas que tem um defeito, pois traz a pedaleira "empenada"... querem lá ver que enganaram este nosso amigo? Eu sei de quem já se está a "babar" por uma pedaleira assim...


A primeira parte, com alguns empinanços, levou-nos até ao Salgueiro City, seguindo-se os cruzamentos do Barbaido, Chão da Vã e de seguida á esquerda até Vale Ferradas. Na Grade entramos numa estradinha que não conhecia (só em terra!) que nos levou até à Malhada do Cervo, onde bem batemos na casa do amigo Luis Dias para nos "molhar o bico" mas... ainda nao estava por lá!


Sem stress... depois da Serrasqueira e á saida de Mendares, um amigo do João fez o obséquio e brindou-nos com uma jeropiga com 3 anitos que estava no ponto! Mas nem as festas do Barroca á "nossa" águia produziram resultados... o apito tava... negro!



Depois de entrarmos na normal EN 233 que nos leva ás Sarzedas onde nao entramos, seguiu-se um novo desvio á esquerda para a S. Domingos, onde um já famoso grito se ouviu: "Abatanado!" - e parou tudo!


Seguimos até á Lomba Chã, entrando depois na estrada para Sto André, onde o velho avião repousa serenamente, a ver quem passa!


Não chegamos á EN 233, pois voltamos para o Pereiro, onde nos esperavam mais algums empinadelas, boas para abrir o apetite, seguindo-se uma nova estradinha recem alcatroada que ja conhecia do BTT e que nos levou até ao Casal Águas do Verão´, onde no "Café do Pinta", nos esperava o ansiado petisco!


Ok, acabou-se o trabalho! Vamos aos comes!
A ementa como ja foi publicitado incluia a apreciada fritada, que para quem nao sabe é a fritura da carne cortada e temperada para os chouriços e que habitualmente se come no segundo dia de matação depois de passar a noite na marinada que dá o gosto a este enchido. Um petisco de lamber os dedos, eu que o diga!


Esta um pouco diferente do habitual (á moda das Sarnadas de S Simão) não deixou de ser comida, pois alem de tudo o mais estava bem acompanhada do enchido assado (que bela morcela!), e no fim com o bom queijo picante que ajuda sempre a "desenjoar" o almoço!


Ora um belo petisco deste merece sempre um bom acompanhamento liquido... vamos á bebida!
As honras matinais foram feitas com jeropiga na adega de Mendares... mas aqui o tinto, foi rei! Embora alguns "infieis" tenham ido para a cevada, este petisco requer ser sempre bem acompanhado pelo bom do tinto, e este nao foi excepção!
  

E com um petisco tão "light", há que lhe dar digestivo e isso também não foi esquecido, pois o Luis Dias, que acabou por nos fazer companhia ao almoço, brindou quem quis com uns "licores beirões" pois hoje era o seu aniversário!


A tarde prolongou-se pela visita da adega do pai do Luis em Mendares, paragens no Cafe Belo da Taberna Seca e uma visita á Quinta Dr. Beirão para a sossega... Esta última parte tive de declinar por força da necessidade de estar em CB antes das 15 h pois a Maria tinha uma tarde de trabalho á espera e eu ficava de baby sitter!


Bem ja tá quase tudo falado desta "Matação"! Falta o bom ambiente de familia com descontração e brincadeira! Esse bom ambiente esteve presente sempre, desde as muitas brincadeiras em grupo a pedalar, quer depois durante o petisco... e se dúvidas há aqui ficam duas fotos que o ilustram - dois bons "animadores" desta familia albiciclista!



Termino com agradecimentos á malta pelo convite e claro pelo excelente dia que tivemos, hoje em versão roda fininha, um "território" que teremos de explorar mais vezes!

FMike :-)

Pós-Edit:
Bem fui apanhado com a boca na botija!... Perdão... com a boca cheia! A fritada, é extremamente rica em...gorduras! Uma vez por entre outra não mata ninguém, até porque depois disto ainda faltava a boa da subidona do Ocreza até á Taberna Seca, e ai... até as gorduras desaparecem! Ehehehe


Quanto ao copo de tinto, para quem nao sabe, é lhe atribuido propriedades gastronómicas importantes tanto na digestão das gorduras como pela sua riqueza em riboflavonas, importantes na protecção contra enfartes e AVC's. Importante é a moderação - nada de fazer como o outro tipo que ao se ver proibido pelo medico de beber mais do que um copo por dia, arranjou um copo de 2 litros....

Quanto ao Blue O mais uma vez fez sucesso, com alguma malta menos habituada a este logotipo, a perguntar sobre o blog do Btt com diabetes... e lá seguiu a mensagem. Se quiserem saber mais espreitem aqui: http://omeubtttemdiabetes.blogspot.com/

3 comentários:

João Afonso disse...

Obrigado pela tua companhia e camaradagem ! é sempre um prazer pedalar com bons Amigos. Venha a próxima. 1 abraÇo.

Pinto Infante disse...

de repente ao abrir o V/blog até me assustei. espera que se queres ver que o rapaz agora tem que fazer umas autópsias incluidas no mestrado!!!
uufff que susto
belo post, bela confraternização, ah pois e bela fritada a condizer com o "BLUE" eh eh
abraço e já agora bom passeio para o domingo 4 de março
Pinto Infante

FMicaelo disse...

Obg JA. Foi excelente

Pinto até para se arranjar o porquito como deve de ser é mesmo preciso um "mestrado"! É claro que são saberes que passam de pais para filhos e infelizmente se calhar ficam por aqui... Tenho pena...
Quanto ao dia 4 vai ser fantástico!