sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Às Caches até ao VG da Lapa

Boas a todos


A semana tem seguido fria, ao ponto de incomodar as saidas desportivas, tal é a sua intensidade sobretudo neste final de semana, levando o pingo ao nariz e muitas dores ás extremidades do corpo menos agasalhadas. Contudo só incomoda, não impede! Ao domingo lá estaremos para mais um passeio a partir das "famosas" Docas. Nem que o frio rache, o pedal vai ter de aguentar!


Esta quarta-feira foi fizemos uma nova escapadinha ás caches, pois como só havia obrigações laborais de tarde, a manhã foi dedicada á prática deste desporto que conjuga muito bem com as bikes. Descansem, esta semana não socorremos ninguém! Eheheheheh (Ainda bem!)


A ideia inicial era ir até ás antigas curvas do Padrão onde o nosso amigo CS-JMP tinha colocado mais uma cache da sua autoria, numa das fontes esquecidas que ficaram agora mais distantes da passagem dos automibilistas, com o encurtamento das curvas pela aquela rampa enorme acima.
  

Assim juntei-me eu (FMike) a outros dois geocachers "crónicos", o JValente e o irmão Daniel para mais esta monumental geo-cachada pela EN 112 - Estrada da Beira. Como já saimos algo tarde e tinhamos horas para o regresso, a maioria do percurso cumpriu-se em asfalto para encurtar distâncias e obrigar as perninhas a algum treino em asfalto com o CAR-DA-DO a rolar no alcatrão, uma optima opção de treino quando o tempo é curto!


A saida até ao Salgueiro foi sem dúvida algo dolorosa, tal era a intensidade do frio mas zonas baixas... ainda este ano não tinha tido aquela sensação de dor nas mãos... horrivel, mas pronto, bastou a subida até ao Palvarinho para a coisa aquecer e passar mais essa sensação desagradável!


Depois de uma cafezada no Salgueiro, lá fizemos mais alguns quilómetros pela "leziria" do Chão da Vã, aquela hora bem cheia de frio e geada por todo o lado, capaz de congelar a respiração. Mas com a subidinha do Padrão tudo se esqueçe!


Ao cimo da subida encontramos um dos entroncamentos para a estrada antiga, pejada de curvas e contravurvas, onde rapidamente demos com a fonte e a sua original cache - subaquática! (espreitem aqui - Fonte Esquecida)


Como a cachada foi rápida lembramo-nos que tinhamos ali "perto" um caixotinho esquecido que há já algum tempo andavamos com ideias de lhe tirar as teimas - a cache do VG da Lapa situado na Serra da Pedragueira, um "caroçito" altaneiro junto ao cruzamento do alto da Foz do Giraldo, onde repousam lá bem em cima as antenas de telecomunicações, o mote e titulo da cache - V.G. Lapa.


Bem mas para lá chegar á que vencer alguns metros de desnivel pois o vértice geodésico está a 910 m de altitude, com acesso desde o cruzamento por um trilho de terra batida com algums pedras resvaladiças e alguma pendente, capaz de fazer arfar quem fosse ainda com frio naquela altura.


Mas chegados lá acima a paisagem simplesmente deslumbra! Apesar do muito vento e frio, era um prazer estar ali a contemplar a paisagem pois desde a Gardunha, a Estrela, Muradal até á Marateca, tudo se avista um pouco tal é a altura a que estamos... muito bonito local!


A cache apareceu rapidamente e surpreendeu-nos pela sua originalidade - um telémovel dos antigos, tipo tijolo, "descascado" de componentes electrónicos e que lá dentro so continha o logbook e o respectivo lápis! Excelente ideia para uma cache!


Com o frio a fazer-se sentir eram horas de voltar até porque a hora de almoço estava ai quase á porta. Para baixo todos os santos ajudam e aqui nao foi excepção. O trilho desta serra a subir é bom.... mas a descer é fantástico! E depois já em alcatrão continua até á Lameirinha, atingindo-se velocidades da ordem das seis dezenas no GPS! Espectáculo!


Chegamos á cidade já bem perto das 13 horas, com o "fatinho" cheio de bons momentos em cimna das nossas bikes, duas excelentes caches para as nossas contas pessoais e claro, a mente cheia de boas paisagens!


Até domingo

FMike :-)

1 comentário:

Silvério disse...

Reconheço que os "caixotinhos" não me entusiasmam de todo, mas o que eles proporcionam já é outra coisa! Neste caso implicou a visita a um lugar e a um "monumento" abandonados e a um ponto da Serra da Pedragueira, ao lado do qual já passei para aí milhares de vezes e nunca me senti atraído a visita-lo! Depois de ler e ver as fotos deste post, estou seguro que não faltará muito para lá ir desfrutar de tudo o que oferece! Parabéns pelo passeio e obrigado pela partilha!
Um abraço
Silvério