segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Momento de Convívio Desportivo Animado

“Somos acima de tudo um grupo de amigos que tem em comum o gosto pelo desporto e pelo convívio ao ar livre. É com base na experiência adquirida ao longo destes anos e no prazer que nos dá mostrar e divulgar o nosso Património Natural local, que organizamos a Maratona de BTT Alcains-Gardunha todos anos em Abril.”… é assim que o Grupo Papa Léguas de Alcains se apresenta na comunidade “blogosférica” e desta vez… ainda com Abril lá longe, organizou, não a Maratona Alcains-Gardunha 2012, mas um passeio de BTT ao qual chamaram de “Momento de Convívio Desportivo Animado” (assim constava no convite que me foi gentilmente endereçado)!


O convite estendia-se a dois elementos BTTHAL, mas com a impossibilidade do Fernando Micaelo marcar presença, lancei o desafio ao meu irmão Daniel Valente, que, ainda com meia gripe por curar não quis faltar a uma iniciativa diferente dos habituais encontros de domingo.


Apesar do convite lançar a oportunidade de após alguns Km’s de convívio em cima das bikes, nos sentarmos à mesa num lauto almoço (tentador!!!)… vi-me obrigado a declinar esta segunda parte do programa, uma vez que o horário laboral me mandava marcar presença no hospital pela tarde. Assim… havia que apimentar um pouco o percurso!!! Ehehehe…


À semelhança de outras iniciativas aqui pela zona… fiz desde logo a abordagem ao ponto de partida de bike! Assim, rumei a Alcains, acrescentando ao percurso dos Papa-Léguas mais alguns Km’s com a ligação CB-Alcains e no final Alcains-CB. Cortei na comida… somei nos Km’s! Ehehehe…


Há hora combinada, 8:30, já cerca de 6 dezenas de bttistas reunidos junto ao Estádio Trigueiros de Aragão ouviam um breve briefing de um dos mentores dos Papa-Léguas onde eram enaltecidos alguns aspectos a ter em conta durante os cerca de 40Km’s de passeio guiado.


O passeio iniciou com uma incursão circular pelo centro da localidade, a mostrar a “côr colorida” e quente do pelotão, que contrastava com o frio gélido de Inverno que se fazia sentir nas, ainda despidas, ruas de Alcalins! Falando em frio… hoje esteve um dos dias mais gélidos do ano!!! Brrrrerrerere…


Saímos da aldeia, cruzando o ponto de partida junto ao estádio e incursámos nos trilhos propriamente ditos sempre em redor de Alcains e localidades vizinhas, entrando apenas na Lousa para reforço matinal, com sandes e bebidas à descrição!


Os trilhos percorridos ao longo da manhã, trouxeram algumas novidades interessantes aqui e acolá, uns singles bem castiços e camuflados… embora a grande maioria dos locais fosse conhecida da malta albicastrense! Enalteço aqui o convívio sempre presente entre o grupo, onde muitas caras conhecidas marcaram presença, permitindo o actualizar da conversa. Muito Bom!


A aproximação a Alcains fez-se com um desvio pela zona da Santa Apolónia, local onde eu e o Daniel cortámos caminho rumo a Castelo Branco, após aviso antecipado do grupo onde circulávamos.


Foi pena não se ter proporcionado o convívio final sobre a mesa… ainda assim valeu pelo convívio nos trilhos! Agradeço aqui o convite endereçado pelos Papa-Léguas (Obrigado Nelson!) ao Blog BTTHAL para participar neste animado convívio, reiterando desde já a nossa vontade em participar em futuras iniciativas por vós organizada. Maratona em Abril… não queremos faltar!


Uma palavra amiga também para os companheiros albicastrenses que marcaram presença neste convívio e que pude acompanhar ao longo desta manhã: Daniel Valente, Nuno Dias, Abílio Fidalgo e Rui Pires. Abraço para vós…

Até uma próxima,
Por esses trilhos fora…
João Valente

Sem comentários: