terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

18 "inté" à foz da Ribeira da Líria!

Ufffff… que semana aterefada! Não se arranja um maldito de um bocadito para “blogar”! Vamos lá ver se é desta que consigo reportar o passeio do último Domingo, 5 de Fevereiro 2012!


Mais um Domingo e mais um mega-aglomerado de biciclistas com vontade de dar ao pedal por esses trilhos fora! Esta malta já nem medo do frio tem! As previsões anunciaram um dos dias mais frios de 2012 e ainda ssim apareceram 18 individuos prontos para os trilhos! Quem eram eles… os de sempre, mais uns quantos, e os que nunca tinha visto… enfim, muitos mesmo!


Grupos grandes têm sempre as suas vantagens e obviamente também as suas peculiaridades! Juntar 18 elementos leva sempre algum tempo, pelo que só com 20 minutos passados das 8 horas saímos do centro cívico… já a cruzar com o grupo que reune às 8:30! Interessante! E as vantagens!?!?! Também as há! Mais côr, diversão, e convívio! Na verdade… o importante é mesmo pedalar e descontrair um pouco do stress acumulado!


Esta semana, o João Afonso deu um passo em frente no que concerne à condução do grupo pelos trilhos fora. Prontificou assim uma trialeira bem interessante até à Foz da Líria, para depois brindar a malta com o seu cunho, requinte e classe nos singles das Benquerenças, fazendo jus ao seu bom e reconhecido cognome de João Alfonsingles! Eheheheh…


Para uma grande parte do grupo, houve certamente muitos locais novos a descobrir e paisagens de deslumbre natural invulgar! O frio não ofuscou o sol radiante que se fez sentir esta manhã e que ajudou em muito a tornar esta volta menos fria!


Após uns contornos citadinos e até à zona da Taberna Seca, o grande grupo alongou e dispersou bastante antevendo aquilo que se iria passar ao longo da manhã! As diferenças de andamento fizeram-se notar bastante, levando a demasiadas pausas para reagrupar! No Café Belo - Taberna Seca, a pausa foi obrigatória e hilariante! Abatanado!?! Não sei o que é!!!! O Silvério, prontamente fez um workshop para quem quisesse aprender! Neste dia, o Café Belo ficou mais rico na arte de transformar o grão em café!


O próximo destino foi a ligação à Foz da Ribeira da Líria, exlibris da volta de hoje, onde o João Afonso tinha prevista a fotografia do grande grupo! Cenário brutal… mas… e parar este grande grupo! Ui ui… foi vê-los ir rampa acima! Com algum esforço consegiu-se reunir a grande maioria, não a totalidade, junto do moinho de água ali bem conservado! Concluímos que é construção “aparentemente” resistente, como podem comprovar pela fotografia! Ehehehe…


Daqui em diante é tempo de subir, ladeira “arriba”! Cada um ao seu ritmo, lá fomos seguindo para novo reagrupamento junto ao marco geodésico. A parte mais dura do percurso estava conquistada! O João Afonso tinha reservado para esta segunda metade uma miscelãnea de singles capazes de baralhar os mais orientados e deslumbrar os mais exigentes!!


Monte Baixo, Benquerenças de Baixo, Benquerenças de Cima, foram zonas com singles para todos os gostos, dos técnicos aos simples, dos rolantes aos íngremes, dos apertados aos largos! Uma boa escolha pela mão do João Afonso, exímio conhecedor desta zona.


Feita a trialeira de singles, seguiu-se o 2º momento de maior dureza com a ascenção à Serra das Olelas por uma entrada nova para mim! A “entrada das laranjeiras” (batizada assim pelo João Afonso). Gostei bastante!!


Com os km’s ainda aquém do inicialmente desenhado pelo João, já a manhã se ia esfumando nas horas! Os compassos de espera sucederam-se, e quando toca a subir… os tempos para reagrupar também se alongam… Dá para pôr a conversa mesmo em dia! Ehehehe…


O traçado rumo ao Retaxo cumpriu-se, mas a ida aos Amarelos acabou por se abortar, seguindo a malta desde logo para a Represa e posteriormente para o nó das Benquerenças, onde o grupo (inexplicávelmente) tomou 2 rumos distintos!! Houve quem seguisse via antiga estrada nacional paralela ao IP2 e um restito grupo de 7 elementos seguiu na roda do “comandante” do dia!


Entendo a indignação do João Afonso por esta separação não programada… ainda que não será caso para evitar beber água nos próximos fins-de-semana! (lol) São coisas que acontecem quando somos muitos! O ser humano é assim mesmo… por natureza insatisfeito! Se somos poucos é porque somos poucos e se somos muitos é porque somos muitos… enfim… haja saúde!


O grupo em que continuei seguiu pelo estradão térreo até ao antigo posto da GNR do IP2, seguindo depois via asfalto até à entrada da cidade, onde ainda sacámos uma última fotografia junto ao local de despedida - McDonald’s, já sem “sossega” para ninguém (sede!!!) Ehehehe…


Para terminar, enalteço aqui o esforço e a importância que esta selecção de trilhos teve para o João. Certamente o desejo era que tudo fosse cumprido como delineado! Tal não aconteceu, mas ficou uma mão cheia de uma seleção que a todos agradou, razão pela qual, o termo “desilusão” nunca deverá ser mencionado! Proponho uma nova seleção já para breve… muito breve!

Abraço a Todos
João Valente

9 comentários:

Fidalgo disse...

Assino por baixo. Eu quero é pedalar e o resto que se....Um abraço e venham mais trilhos. Fidalgo.

Silvério disse...

QUAL DESILUSÃO!?!?!?!? Um Espectáculo que seria um ESPECTÁCULO se na nossa cultura, DISCIPLINA fosse mais que uma bonita palavra!
O meu comentário em duas partes:
1ª PARTE
Quero aqui deixar os meus sinceros parabéns ao João Afonso pelo EXCELENTE percurso desenhado e que tão bem conduziu e realizou, logo não existe qualquer razão para desilusão!
O OBJECTIVO foi plenamente atingido, mesmo com os ajustes ao percurso no final, o que é sempre de louvar, fazer as correcções necessárias para satisfazer todas as partes!
Insisto, foi um passeio extraordinário, mas claro, com as vicissitudes que se geram sempre no seio de um grupo de quase duas dezenas de companheiros e bastante heterogéneo. Por tudo isto fico à espera que brevemente nos volte a brindar com a sua criatividade e comando.
Tenho de realçar os trilhos novos, e aqui tão perto, que deu a conhecer e as variantes introduzidas aos trilhos mais conhecidos, o que acabou por os tornar novos para todos. Depois, tipo cereja no topo do bolo, os "obrigatórios" "Alfonsingles" que tanta diversão e prazer proporcionam à rapaziada.
Quero ainda elevar o enorme prazer que senti por tudo o que já disse e porque pedalar no cume do monte que separa a Líria do Ocreza até à Foz da Líria é de facto UNICO no nosso concelho, tanto pelos trilhos como pela paisagem a que se tem direito!
2ª PARTE
Eu, fazendo jus à politica dos 4P's (Pelo Puro Prazer de Pedalar), que adopto sempre que ando de bicicleta, não registo sequer o que outros vêem como acontecimentos negativos nos passeios, e vejo sim oportunidades de melhoria, por isso aqui ficam algumas:
- Hora de saída. 5-10 minutos de tolerância parece-me bem, mais que isso já é falta de respeito
- Sendo o percurso conhecido em detalhe antecipadamente, cada um deve organizar-se, em caso de limitações de hora de chegada e definir logo à partida que encurtará o mesmo. Podem-se inclusivamente desenhar as famosas (!!!) "elípticas" e potenciar o convívio, sempre de salutar, entre TODOS, pelo menos durante a primeira parte.
- E quando, como aconteceu hoje, em que se fizeram vários reagrupamentos, fosse qual fosse a razão, nada justifica, ainda por cima a meia dúzia de kms da chegada, haver tal deserção, e não estou a falar dos que decidiram encurtar caminho!
DISCIPLINA PROCURA-SE!
Para a próxima proponho que nos mantenhamos juntinhos até ao fim!
Um abraço para todos e até de hoje a quinze dias!
Silvério

João Afonso disse...

Eu também assino por baixo como o Fidalgo e também quero é pedalar e o resto que se f_da ! mas quando somos nós a orientar e não corre como prevíamos ficamos no mínimo com a cabeça quente ! e isto acontece com qualquer um por ex: em Monfortinho o (El Comandante) Fidalgo pediu para os primeiros esperarem pelos restantes para que chegássemos todos juntos (e bem) esperámos 30m ! e correu tudo bem.

Ok resta-nos o provérbio que depois da tempestade vem a bonança ! Já agora o Post está (como sempre) 5***** tanto o relato ! como as fotos.
1 abraÇo.

FMicaelo disse...

Mai nada! Quem assim fala não é gago! Venha de lá a próxima voltinha!
Eh pá ganda foto! Tiraste aquilo sem eu dar pistas? Como foi possivel? Só mesmo o Silvério para ser assim um grande modelo! ehehehe

JValente disse...

Parece mesmo não haver dúvidas! O que nos uniu, une e unirá será sempre o gosto pelo pedalar, o que fomentou a amizade entre o grupo! Assim... não vale mesmo a pena algum tipo de aborrecimento acerca do assunto! Deixemos esses ditos "aborrecimentos" para a luta do dia a dia no ganha pão da vida!

Abraço a Todos
Carpe Diem (e mais ainda ao Domingo!!

Eheheeh...
Abraço a Todos
João Valente

Carabinieri disse...

Verifico que a "sede" deu pano para mangas!

Como é normal fico triste por ter sido um motivo de insatisfação, porque pedalo por hobbie e não por competição.

Fui o jovem "seco " da "sede" nas Benquerenças.

Sempre fui muito neutro na presença de todos os grupos de pedalada e tento sempre ser amistoso com todos.

Mas nesta sinto na pele este comentário jocoso "sede", mas infelizmente como humano que sou, aconteceu a mim, poderia ter sucedido a outro.
Nesse dia agasalhei-me demasiado face ao frio, sai-me o tiro pela culatra, desidratei por ter transpirado demasiado, para a próxima deixo o casaco em casa.


A lamententar de facto a separação sem o pre aviso, mas creio não ser tanto para tao pouco.

JValente disse...

Caro Amigo Carabinieri

Lamento imenso o mal entendido que causei na tua pessoa, mas o comentário da foto-reportagem "18 inté à foz da Ribeira da Líria" relativos às questões ligadas á "sede" não têm que ver (em absoluto) nada contigo mas sim com o texto publicado noutro blog de BTT (do Amigo João Afonso), que desde já te convido a ler, de forma a entenderes o enquadramento do "sede".(http://bttalbi.blogspot.com/)

Agradeço após a tua leitura que me dês um feed-back da tua interpretação.

Abraço
João Valente

Carabinieri disse...

Caro João Valente,

Conheço o blog de toda a malta da zona ;)
Já conversei pessoalmente com o João Afonso sobre o assunto, tudo na paz.

Interpretei mal, no entanto de certo alguém no meu lugar que tentaria saber realmente o que se passou, assim fiz e fico de consciência tranquila.

Abraço

JValente disse...

All right!

Como se costuma dizer... interessa é mesmo dar umas pedaladas e aliviar as chatices da semana!

Abraço
João Valente