quinta-feira, 19 de abril de 2007

Entre a Natureza e alguns Azares !

Conforme estabelecido para esta semana, BTTHAL juntou-se à malta das terças-feiras na Quinta Pires Marques. Formámos um grupo bem porreiro de 8 elementos com vontade de explorar o melhor que a natureza nos tem para dar. Srº Cabaço, Paulo Alves (pjfa), Martim, Tó Zé, J.Valente (BTTHAL), R. Macedo (BTTHAL), F.Mike (BTTHAL) e Paulo João (BTTHAL)....foram os bttistas presentes!

BTTHAL agradece desde já o facto dos restantes elementos terem esperado por nós até às 9horas...os compromissos paternais fazem destas coisas!!

Depois de alguma troca de ideias e de todos dar-mos uma vista de olhos na nova bike do pjfa (Canyon ES 9.0 - Boa sorte é que te desejamos), decidimos dar uma volta até terras de Belgais em versão todo terreno!

Que aventuras nos esperavam ao longo desta volta!!

"Saímos da cidade pelo portal do frigorífico e fomos entrar num trilho feito pelos rodados dum camião até um poste de alta tensão recentemente colocado e onde acabou o trilho, na zona da Fonte do Sapo. Tivemos então que saltar uma aramada e inventar um trilho pela Tapada das Cabanas e acabámos por entrar na via férrea, onde pedalámos uma dezenas de metros: "pura loucura"...!!!!." (in AC Trilhos e Aventuras).

É neste ponto que surge o 1º azar do dia...Paulo João perde a sua bolsa de ferramentas que vinha presa ao selim. A malta ao dar pela sua falta, retorna alguns metros atrás e resolve-se o problema! Quase em simultâneo, 2º azar...logo na mesma pessoa...o fecho eclair do camel bag inexplicavelmente avaria! Através de uns atilhos um tanto ao quanto improvisados lá se remedeia a situação. Seguimos caminho!

"Abandonámos a via férrea nas traseiras do Parque de Desportos Motorizados e atravessámos o Lanço Grande para a Queijeira das Alagoas em direcção ao Monte S. Luís, passando pelo Monte Brito. Atravessámos a Ribeirinha (...) e subimos para a zona do Barrão, [onde] tivémos que atravessar duas charcas de água, bem barrenta, e que fez dançar e divertir a malta. Continuámos até à Tapada do Caraca, descemos para as Ferrarias e subimos para apanhar o caminho asfaltado que seguímos até ao alto da Monheca. Aí apanhámos o estradão que nos levou ao Coito do Leitão, onde virámos à esquerda e descemos um bonito trilho bastante xistoso até à Ribeira do Salgueirinho, a escassas centenas de metros onde esta desagua na Ribeira de Alpreade." (in AC Trilhos e Aventuras).

Neste local, repleto de cor, cheiros primaveris, verdura e alguns perigos no caminho (giestas aguçadas) pudemos disfrutar da natureza no seu máximo esplendor. Ainda nos rimos...quando um elemento do grupo seguiu por um caminho errado! Daqui rumámos em...subida (agradável) até á localidade da Mata...onde há entrada da aldeia R.Macedo faz uma razia num muro coberto de silvado...perna arranhada com direito a depilaçao gratuita (3º Azar)...! Na Mata, fizemos uma pausa para café...e para mais um azar (4º)...furo do colega Martim. Workshop de mudança de câmara de ar...onde cada um ajudou no que sabia!

" Saímos da Mata pela estrada que liga esta Aldeia à Lousa e virámos à esquerda para o Vale Verde, passando seguidamente pela Gandra, Balorca, novamente S. Luís." (in AC Trilhos e Aventuras).

Foi nas proximidades do Monte de S. Luís que mais 2 azares sucederam! Isto estava a correr bem !!!! 5ºAzar - Queda aparatosa do amigo Paulo João, com a saída de algum "esmalte" cutâneo nos pontos de apoio com o solo agreste e danos (€€€€) na sua montaria!! Como se isto não bastasse...algumas centenas de metros á frente J.Valente....vê (literalmente) o pneu dianteiro rebentar diante dos seu olhos (6º Azar)!!! Enfim...quando os azares se juntam.... não há nada a fazer! Valeu a ajuda e engenho dos engenheiros mecânicos que conseguiram emendar a "coisa" de maneira a chegar a Castelo Branco!

Chegámos a Castelo Branco...já "atrasados" para o almoço....com uma barrigada de azar...mas com a alegria de ter disfrutado de mais uma manhã plena de aventura e divertimento.

PS: As melhoras aos amigos Paulo João e A.Cabaço que nesta volta se encontrava um pouco adoentado!

Mais Relatos, fotos e um vídeo brilhante (Ponha aqui o seu pézinho, devagar....devagarinho!!) em: