domingo, 22 de abril de 2007

Participação na Maratona Alcains-Gardunha

Testar Limites...

Para tudo há um tempo na vida... até para conhecermos os nossos hipotéticos limites físicos! Estaremos nesse tempo? Uma dúvida que nos assaltava...

Quem nos conhece sabe que previligiamos o contacto com a natureza e que enaltecemos o prazer inerente á prática desportiva de BTT, relegando para 2.º plano a competição. No fundo o que é que ganhamos se chegarmos em 1.º? Uma mão cheia de nada, um efémero momento de glória rapidamente esquecido pelos demais...

Mas...C'um catano! Será que somos capazes de lutar por um lugar cimeiro numa maratona? Esta questão que nos minava há algum tempo pedia resposta. E por uma vez - repetimos - por uma vez no ano decidimos competir a sério mas sem aqueles excessos que já presenciamos nalgumas provas - "desvia-te pá!"... "não posso ajudar!" - se fosse preciso estavamos lá para dar uma mãozinha a quem precisasse. Assim estipulamos:

Finalidade: - Participarmos em competição nos 45 km da Maratona de Alcains (os 80 km eram demasiado fáceis!)

Método: - Competir num espirito fraterno de lealdade e entreajuda para com o adversário (urtigas com eles...eheheh)

Meta: - Competir para obter o melhor tempo possivel (ser mais rápido que o flash das digitais!)

Objectivo único: - Chegar nos 20 primeiros lugares (se possivel chegar antes do primeiro!)

Tal qual os lusitanos frente a uma legião de César, iniciamos a Maratona na cauda do pelotão...mas sem stress havia 45 km para desfrutar e competir. Rapidamente o Rui deu o mote - "pá frente a todo o vapor!" e assim fizemos. Numa gestão criteriosa do esforço rapidamente nos isolamos, fazendo eu e o Rui os últimos 20 km sozinhos em espirito de entreajuda e o João, 2 minutos atrás, a fazer esses últimos kms em comunhão celibatária com a Natureza.

E bonito bonito foi passarmos a meta abraçados em cima das nossas bikes partilhando um merecido 6º lugar a poucos segundos do 5º classificado, o amigo Zé Maria, um habituée dos lugares cimeiros, nunca ele desconfiando que estavamos nós já ali atrás a morder-lhe os calcanhares... e logo atrás o João envergando o seu belo jersey BTTHAL abrindo bem os braços para o poderem ver bem!

E que experiência retiramos deste dia?

- Que a glória é mesmo efémera... nem a nossa foto abraçados na meta foi publicada (acho que não fiz a barba nesse dia...seria por isso?... o Rui também ia transpirado e cheiravamos mal...)

- Que ganhar ganhar só ganhamos uma água e um iogurte á chegada ( ui... tavam tão bons... ia cá com uma larica!)

- Que temos uma boa capacidade fisica para participarmos competitivamente em qualquer evento (já há contactos para contratar o Rui para equipa do Benfica Ciclismo para a próxima temporada..)

- Mas que, pessoalmente, prefiro o convivio espontâneo e salutar a que já me habituei nestas andanças, este sim gerador de amizades que o tempo não consegue apagar e que a presença continuada se encarrega de perdurar, metas só possiveis de alcançar se previligiarmos a vertente lúdica em desfavor da vertente competitiva.

Á Organização:

" Não mexas mais!" - Pró ano estamos lá outra vez!

FMike :-))


Sem comentários: