terça-feira, 18 de maio de 2010

Há Festa... há festa!

Com vários (demais!!!) eventos BTT a decorrer hoje nas redondezas de Castelo Branco… e mesmo em Castelo Branco, era de prever a fraca afluência no palco do BTT albicastrense (Centro Cívico). Ainda assim reunimos 4 adeptos do pedal que não alinharam em qualquer evento organizado… organizando nós mesmos a nossa passeata domingueira manhã fora! E que bela passeata foi a nossa! Foi festa toda a manhã!
.

Na companhia dos Amigos Nuno Maia, Pedro Antunes e João Afonso, lá saímos das Docas… um tanto ou quanto indecisos quanto ao azimute a tomar! Eu assumi a posição de dar umas pedaladas pelo Vale do Pônsul, zona em que já não pedalo à algum tempo e que nesta época do ano deve estar simplesmente deslumbrante! A companhia de hoje torceu um pouco o nariz (cheirava a subidas!!!)… e já com azimutes e decisões viradas para a zona dos Amarelos… foi tempo de dar meia volta volver e apontar guiadores rumo à festa… Lousa estava em festa! Siga que se faz tarde!!!


Face a esta indecisão acabámos por fazer um bom aquecimento dentro da cidade!! Eheheh… Saímos da cidade pelas Fontainhas, Pedra da Garalheira, Fonte Santa, Monte de São Luís, Escalos de Baixo, para depois entramos na aldeia em festa, Lousa, onde tomámos o café matinal, já com cerca de 25Km’s percorridos!


Aproveitámos para percorrer as ruas enfeitadas da Lousa, e fazer uma fotografia de grupo em frente à Igreja Matriz… onde repousavam os instrumentos da banda filarmónica! O “diabo” que jaz adormecido dentro de mim acordou e tinha de fazer uma pose à Louis Armstrong (o trompetista)… em calções de licra! Momento hilariante… com o maestro da banda já a olhar de esguelha e provavelmente a não achar piada à brincadeira!!! Ehehehe…


O ambiente era festivo, quer na localidade, quer no seio do grupo… seguindo os dotes de orientação do João Afonso, praticamente sem equívocos, chegámos ao Vale de Ronções, um lugar que já conhecia de outras pedaladas com o amigo AC, e que permanece com uma beleza invulgar, principalmente nesta época do ano. É ponto obrigatório de paragem para as habituais fotografias digitais a roçar o dote artístico!



Se até ao Vale de Ronções a pendente é de fácil progressão (descer)… já o regresso, faz puxar pelo pulmão/coração. É bom ver que a malta chega a esta fase do ano já com uma andamento mais solto e com uma capacidade de ascensão bastante razoável! Com a continuação dos treinos… não sei não!!!


Prosseguimos a voltinha de hoje com passagem nos arredores da Lousa, Escalos e depressa atingimos a Estação de Alcains pelos habituais trilhos rolantes, à umas semanas atrás, completamente alagados e lamacentos… hoje, secos e cheios de cor. É a explosão primaveril no seu máximo expoente!


E se a festa da Lousa já ficava para trás… era tempo da agradável surpresa, ao constatarmos que também em Santa Apolónia, a romaria estava presente! Com o aproximar da hora do almoço… a agitação era bem presente naquele espaço! Ainda degustei um pastelinho de bacalhau à conta dos simpáticos companheiros dos Papa-Léguas que também ali fizeram uma pausa na sua manhã bttística! Muito Bom! Um obrigado a eles pelo pitéu!


A meta era chegarmos a Castelo Branco pelas 12:30… e... não estávamos muito longe de cumprir esse horário! Da Santa Apolónia até Castelo Branco, acelerámos pedaleiras em tom de sprint final, entrando pela zona da Feiteira na cidade, com cerca de 60Km’s percorridos.


Foi uma excelente manhã e em excelente companhia, em que nada ficamos a invejar a malta que foi participar nos eventos organizados. (sem desrespeito por tais iniciativas, obviamente)

Fiquem Bem
Vemo-nos nos Trilhos

Sem comentários: