segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Arraial... de Chuva!

A época natalícia aproxima-se a passos bem largos!!! Pensar que ainda há dias estávamos a entrar em 2009 de taça de champanhe na mão e… quase já estamos a entrar em 2010! O tempo urge, a vida passa… e os momentos livres… se não são aproveitados ao máximo… nada levamos desta vida! Chega de prosápia! Dizia que eu a época natalícia se aproxima… e com a chegada desta época festiva vêm os Jantares de Natal! Ehehehe! A gula cresce, bebe-se bem, come-se mais, festeja-se, comemora-se… sem horários! Mas…

E os horários para pedalar??? Xiiii…. Sábado, 3 horas da matina, estou a sair do Centro Comercial Alegro… o Jantar de Natal do Geocaching foi um sucesso, ainda para mais, fui vencedor do Torneio de Bowling pós-prandial… e esta hein! Um “bowlinger” de topo que se está aqui a perder!!! Mas… e os horários para pedalar??? Daqui a escassas horas o Centro Cívico de Castelo Branco espera por mim... vai ser bonito!!! Vai, vai…

Poder-se-á dizer que as horas de deitar nada têm a ver com as horas de levantar… mas o corpo irá queixar-se! Eheheh… Digamos que “dormi de ténis”… ou seja “a correr”! Ainda para mais, a manhã prometia chuva! Equipei-me a rigor, peguei na ginga e aí vai ele… até ao ponto de encontro!
.
A caminho das Docas, começa a pingar, chuva fininha, frágil… mas chuva! Daquela tipo “molha parvos”… mas que molha! Refugiei-me no Café Sical… ainda não tinha aparecido ninguém! Será que iria aparecer alguém??? Tomei um café quentinho, óptimo… já imaginando que percurso iria fazer caso a companhia fosse… apenas a chuva!!!!! Felizmente estava enganado! Havia mais gente com vontade de pedalar… mesmo, que à chuva!
.
Abílio Fidalgo e João Fidalgo, os Corcundas de Notre Dam, encasacados até às orelhas, com os impermeáveis sobrepostos ao Camel Bag… Corcundas de NotreDam, sem pôr nem tirar (vejam as fotografias do João Afonso!) Caso para dizer “tal pai, tal filho”! O João Afonso, também não teve medo da chuva e brindou-nos com a sua companhia! O grupo estava formado… já passava das 8:00, certamente não viria mais ninguém… e a chuva continuava a cair!
.
Para onde vamos hoje? Sugeri fazer um percurso que tivesse “boas ascensões”, leia-se “boas subidas”, para aquecermos e fazermos face ao frio que se fazia sentir, e também sugeri evitar-mos os trilhos muito técnicos com pedra, que nesta altura do ano se tornam bastante perigosos! A concordância não foi muito unânime (ehehehe!!!!) mas lá saímos das docas com esse objectivo. Ah… a chuva, continuava a cair!

Saímos das docas pela renovada zona da Biblioteca Municipal, atravessámos parte da cidade para passar a Rotunda das Violetas e cortar à esquerda onde entrámos em TTL (Trilhos de Terra e Lama) para fazermos a ascensão do Monte da Barreira e depois a ascensão (mais ligeira) até atingir a via alcatroada que nos leva ao início da descida para a Ponte de Ferro (Palvarinho). A chuva continuava a cair!

Fizemos uma pequena paragem (obrigatória) na ponte para as habituais fotografias! É interessante ver-mos as diferenças daquele mesmo local nas diferentes estações do ano. Penso que serei justo dizer… que aquele local é belo todo o ano! Ganhámos fôlego para a próxima ascensão… a subida até ao Palvarinho pela sua vertente menos perigosa. Frio… acho que ninguém sentia… mas chuva, essa… continuava a cair!

O Café “Fontanário” acolheu-nos durante uns minutos para um abastecimento mais sólido e para umas bebidas (umas mais energéticas que outras!)! Estando no Palvarinho, não podíamos passar à margem do ex-líbris local na vertente BTT, os single track’s… hoje feitos em sentido contrário ao habitual, ou seja, em subida… até atingirmos a Estrada Nacional 112. Muito Bonito!... mas a chuva continuava a cair!

Dali, circulámos por trilhos em constante sobe e desce, bem lamacentos e aguados, a fazer as nossas transmissões mostrarem o que valem! Passamos nos arredores da Nossa Senhora de Valverde, Pontinha e entrámos depois na localidade de Caféde, com a nossa quinta companhia a fazer-nos frente… essa mesma… a chuva, que continuava a cair (e com mais força)!

De Caféde… seguimos pelas Passadouras das Rabaças, Quinta das Sesmarias, e Santa Apolónia onde parámos para mais umas fotografias. A queda da folha dos carvalhos, originou um manto extenso e húmido com a cor outonal a predominar. Um excelente local para uma nova fotografia de grupo e para umas peripécias do João Afonso! “Tás” aqui “tás” no DownHill! Ehehehe! Debaixo da copa das árvores estávamos um pouco mais abrigados da chuva… mas assim que montámos as biclas e nos pusemos a caminho… ei-la, fresquinha, molhada e cada vez mais grossa… a chuva que (teimava) em continuar a cair!

Os Km’s iam-se acumulando nos conta Km’s, assim como a lama nos impermeáveis e calções/ calças… (parecia que tinha havido por ali um desarranjo intestinal!!!!) Apesar das condições serem mais agressivas para pedalar, acho uma época brilhante para apreciar a natureza! Para além de não termos problemas com o pó e com o calor! Há que ver as coisas pela positiva! Eheheh!

Do recinto da Santa Apolónia, passámos as piscinas de Alcains e cortámos à direita para nos encaminharmos para a cidade… onde chegámos ainda antes das 12horas, com cerca de meia centena de Km’s percorridos (literalmente) sempre a chover! Precisávamos de uma Heineken para recompor os níveis… e o “Escondidinho” da Pires Marques foi o palco escolhido. Pena o João Afonso não ter bebido uma em honra ao “Deus da Chuva”!!!!!Eheheh…

É verdade que foi um Arraial de Chuva… mas, ninguém deu por mal empregue esta manhã de Domingo… diferente das habituais, em boa companhia e onde o bom ambiente e… a chuva reinaram!

Portem-se Bem…
João Valente

2 comentários:

Fidalgo disse...

Tinha proposto um título mais adequado, "Três Lebres e um càgado". Não será preciso dizer quem é o cágado.
Mesmo assim foi uma manhã muito bem passada. Os trilhos é que estavam muito pesados, causando mais dificuldade que a própria chuva a cair. Domingo há mais até lá.

FMicaelo disse...

Ahahahha... Cágado... esta é nova. Já tivemos o Zé Carlos, o Gajo dos parafusinhos vermelhos e agora temos um Cágado... que rica familia! "Cágado": Onde é que se come a feijoada das lebres? Eu alinho! Eeheheheh

Excelente voltinha tenho a dizer, e pelos vistos em excelente companhia. Eu infelizmente estive mesmo a trabalhar senão tambem tinha alinhado.