terça-feira, 5 de junho de 2007

Entre Rios e Azenhas!

Terça-Feira, dia 5 de Junho 2007, um verdadeiro dia de Verão, com calor "quanto baste", e uma leve brisa de vento que por vezes surgia e refrescava a temperatura!

F.Mike, J.Valente, Srº Cabaço e Filipe...os 4 amantes do BTT que decidiram fazer frente a uma manhã que se avizinhava dura pelas condições climatéricas e ...acrescida da dureza delineada durante o percurso!! Mas aqui para nós...desde já...vos posso garantir que valeu mesmo a pena!!!

Reunimos pelas 8:30 na Quinta Pires Marques, e depois de sugeridos pelo Srº Cabaço, 2 tentadores percursos, resolvemos alinhar num percurso algo técnico, algo duro em termos de sobe e desce, mas com paisagens daquelas de ficar de boca aberta! Daquelas que...por melhor que seja a fotografia "sacada" não vai demonstar a beleza do local!

Destino do dia hoje: "Zona de confluência da Ribeira da Líria e Rio Ocreza", ambos ricos em Azenhas e Açudes! Percorremos inicilamente alguns trilhos, percorridos no dia do Nocturno do Benfica, desta vez sem artilharia de iluminação!!!...até à zona dos Maxiais...depois foi desfrutar a descida e paisagens até lá abaixo ao Vale do Ocreza... Água corrente, muito verde, encostas repletas de pequenos socalcos com Oliveiras...muito bonito mesmo!


"Cruzámos depois a Ribeira da Líria e o Rio Ocreza para atacar a bonita, longa e algo dolorosa subida para a povoação de Calvos. Uma foto junto à placa toponímica da aldeia e toca a descer para o Ocreza para nos deliciarmos com toda aquela beleza natural, com paisagens que nos fazem sentir pequeninos e diferentes, quando por ali pedalamos" (Texto de AC Trilhos e Aventuras)

Atravessar o rio era neste momento a nossa tarefa...cá para mim estávamos todos com vontade de dar uma banhoca a sério...mas ficámos pelo banho até ao joelho!! Que fresca estava a água...em contraste com o calor que se fazia sentir!!

Depois do prazer...vem o sacrificio...a longa e também técnica subida até ao estradão que nos iria conduzir à Taberna Seca. "Pretendia-mos descer para o Açude do Pinto [...] mas falhámos a entrada. Ainda tentámos por duas vezes outros trilhos, mas tivémos que voltar atrás, por não ter saída. Da Taberna Seca rumámos ao Penedo Gordo, virámos à direita para o Cabeço da Barreira, para efectuar aquela "descidita" manhosa para o pontão da Líria e entrámos na cidade pela Cova do Gato" (Texto Ac Trilhos e Aventuras)

Foi realmente uma boa escolha este percurso...que, segundo o Srº Cabaço...pouco bttistas conheçem, e é de uma beleza invulgar! Chegamos à cidade cerca das 13h, com um total de 47Km percorridos.

Fica a sugestão BTTHAL para passar a haver saídas às 8:00 ou eventualmente realizar umas voltinhas mistas (diurno/nocturno) com saídas no final de tarde...face ao calor "infernal" que se vai começando a sentir e que já é típico aqui pela nossa zona!

PS- Como nesta tirada eu (JValente) e FMike iamos artilhados com as digitais...e porque a beleza da zona é realmente muita, ficam aqui ambos os registos fotográficos!

Fotoreportagem FMike:



Fotoreportagem JValente:


3 comentários:

FMicaelo disse...

Excelente caracterização de mais uma bela voltinha de BTT! Ainda bem que levei a digital. Há poucos momentos assim!
Eu resumo em três ou quatro palavras: Muito bonita, exigente q.b. e em companhia bastante agradável! Que mais se pode pedir?
Que venha a próxima!

FMicaelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FMicaelo disse...

Pelo Roberto Mendes:

Que paisagem deslumbrante!
Que fotos fantasticas!
Parabéns aos reporteres. Um dia destes têm que me “dar boleia” por estes trilhos!
Quanto ás voltas de fim de tarde, voto favoravel da minha parte.