domingo, 8 de setembro de 2013

Pelos "Caminhos" de Fatima - 2013

Boas
 
Enquanto planeamos o "Caminho", surgem-nos as incertezas, as duvidas... "será que sou capaz?" "Será que chegamos todos bem?" "Será muito difícil?" Dúvidas que surgem em todos os que vão, seja a primeira, seja a decima ou a vigésima peregrinação, a pé ou de bicicleta...
  
 
Normalmente a noite anterior é mal dormida, pela expectativa e desejo de começar o "Caminho"... Temos pressa em chegar, mas ao mesmo tempo queremos "sentir" tudo o que o caminho nos dá como experiência e lição de vida...


 
O "Caminho" tem momentos engraçados, momentos de convívio, momentos de introspeção, momentos de dificuldades e momentos de alivio quando vencemos mais uma barreira... é assim percorrer o "Caminho"!

 
 
No momento da chegada, para além do gáudio de familiares e amigos que normalmente nos acompanham e que nos enchem de orgulho - são os "nossos" a puxar por nós! - há sobretudo um sentimento de "dever cumprido" e no momento imediatamente a seguir, o sentimento de gratidão por termos conseguido, mais uma vez, chegar lá, com saúde e renovada esperança de voltar ano após ano.


Em pleno santuário, domina-nos os sentidos a imensidão de todo o espaço, somado à imensa harmonia e paz que se sente... tento ano após ano, explicar o que sinto quando ali chego, e normalmente é um esforço inglório... só quem percorre o "Caminho" e veste a pele de peregrino e entra no recinto consegue saber exatamente o que sinto!


 
No momento da partida para o regresso a casa, surge a nostalgia, associada a alguma saudade... o desejo de voltar, fica sempre presente, durante todo o ano, á espera de percorrermos novamente o "Caminho"... porque esse continuará a fazer-se, até que as pernas e o coração queiram!

 
 
De algum modo tentei resumir aquilo que me fez novamente voltar a Fátima. Cada ano tenho de voltar lá. É uma mística difícil de explicar, forte em sentidos e emoções, premente em cumpri-la ano após ano. Comecei por acompanhar o amigo AC num determinado ano... e agora sou eu que sinto essa necessidade de continuar!

 
 
Este ano, mais uma vez por força das exigências académicas, fui agora em Setembro, e pessoalmente, considero-a uma altura bem agradável para isso. Por diversos imprevistos, este ano o pelotão habitual ficou reduzido a dois, mas nem isso reduziu a minha força de vontade... nem que fosse sozinho!

  
Bem acompanhado pelo meu amigo Zé Manuel, cumprimos hoje os quase 170 kms que nos separam do santuário, pelo caminho de Torres Novas. Dia fresco, nalgumas zonas com bastante frio e até nevoeiro, a fazer-me  agradecer os manguitos que só tirei em Constância. Igualmente difícil foi o vento que desde o Gavião decidiu fazer-nos companhia, invariavelmente de frente...

 
 
Mas nada nos incomodou verdadeiramente, nem tão pouco o cansaço que os kms provocam nas pernas. Para o Zé era a 1ª vez, mas estou certo que ficou fã, tal como eu. Pela boa companhia e camaradagem que me proporcionou, conto com ele sempre que queira!

 
 
Chegamos a Fátima a uma boa hora (13:15), com a famelga a apoiar-nos nos 20 kms finais, talvez a parte mais difícil de todo o trajeto. Mas chegados ao santuário, tudo se esquece e renova. Um banhinho retemperador tira-nos o pó e o suor do corpo. Um opíparo almoço em versão pic-nic, com toda a famelga, dá-nos novas energias, sobretudo quando acompanhado pelo "néctar vinícola" das nossas cepas! Do melhor. Este almoço ao ar livre foi outra novidade que tenderei a repetir, assim o tempo o permita!


 
Resta-me esperar por 2014 para lá voltar, porque por mim, essa será uma "doidice" que tenderei a repetir, assim as pernas queiram, o coração mande e a vontade me impele!
 
Fmike :-)

Sem comentários: