A promessa tinha sido feita desde a sexta-feira passada… os Rainbow Brother’s haviam de fazer das “suas” brevemente! Foi hoje! Objectivos do trajecto… a Conquista do Penedo Gordo - Gavião de Rodão, apreciar toda a beleza deste miradouro natural, semear o 10º Geocaixotinho BTTHAL e claro está… aproveitar uma manhã menos húmida e nublada para dar umas pedaladas por aí!
Com saída pelas 9:00 de Castelo Branco, eu (João Valente) e o meu irmão (Daniel Valente), encetámos percurso até Alvaiade, via IP2. O início das portagens na A23, “aventou” com o trânsito em massa para o IP2… é claramente notório o aumento do tráfego e sobretudo dos pesados de mercadorias. Vai ser bem mais perigoso biclar nestas estradas!!!
Com as proximidades de Alvaiade, o nosso objectivo começava-se a vislumbrar no horizonte. Por entre as nuvens, o maciço rochoso rasgava o manto branco e deixava antever as antenas de telecomunicação lá bem no “cocoruto” do Penedo Gordo. Era para lá que nós queríamos ir.
Situado na Serra do Perdigão, junto à aldeia de Gavião de Rodão, o Penedo Gordo é o ponto de maior altitude do concelho de Vila Velha de Rodão, com 570 metros de altitude, reservando uma vista deslumbrante de 360º. Um cenário especial, que convida à meditação e contemplação.
Mas… para atingir este “pico” há que fazer apelo ao “sacrifício” durante os 3Km’s de subida, vencendo o desnível dos 240m para os 550m. Uma subida mesmo como eu gosto, havendo uma ou outra zona a exigir controlo da testa da bike para que não empine! Ehehehe…
Lá em cima… estamos no céu! A vista é imensa, a perder de vista… Estamos no tecto do mundo e olhamos para baixo se queremos ver as nuvens! Magnífico! Um excelente local para deixarmos uma nova Geocache BTTHAL e assim dar a conhecer aos adeptos do Geocaching um spot deslumbrante. Certamente mais gente virá a este local, com esta geocache aqui depositada!
Daqui, os Rainbow Brothers (ehehehe), seguiram vertente abaixo, rumo a Vila Velha de Rodão, onde tomámos um cafezito na Bolaria Rodense (Mike, ainda não foi desta que houve encontro imediato - privet joke!), seguindo depois via N18 até ao IP2, onde seguimos até à Represa. Contrariamente ao IP2, na N18 desta zona, ainda se anda à vontade, com a passagem de um ou outro carro, esporadicamente!
Na Represa fizemos uma breve paragem para cumprimentos familiares, seguindo em “grand vitesse” rumo à cidade, onde nos esperava a devida reposição calórica no Mac-Restaurante (de vez em quando sabe bastante bem!)…
Foi uma manhã, bem divertida, onde pudemos pôr a conversa em dia, pedalar, confraternizar e acima de tudo divertirmo-nos com as nossas bikes. Venha mais pedal… já neste Domingo, dia 18 de Dezembro, com a “Última do Ano” a cargo do Amigo Pinto Infante, ali prós lados da Lardosa. Até lá…
Fiquem Bem
João Valente
1 comentário:
Fogo meninos: vocês não param!!! Mais do que rainbow brothers eu diria Rainbow Warriors.
Enviar um comentário