segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

No Reino da Pedra II - PNSE

Boas festas a todos!

Isto de falar aqui em comida após um Natal rico em abusos alimenticios e beberricados diversos, torna-se uma tarefa ingrata! Começamos a ler e ficamos enjoados, só de pensar em azevias, filhós, bolo rei, bacalhau e marisco tudo bem regado com um tinto alentejano ou um verdinho fresquinho lá de cima do Minho...


Mas aqui á uns dias atrás a gula andava bem diferente... oh se andava! Só de pensarmos em Natal, começavam logo as papilas gustativas a salivar... Com tal "império dos sentidos" ligado no máximo, é fácil sermos "atraidos" que nem moscas, para um petisquinho daqueles de fazer lamber os beiços...

Olhem lá bem para eles...


Pois foi assim que os imaginei na terça feira á noite quando fui ligando a alguma malta amiga se queriam dar uma voltinha na quarta. O AC e o Sales tinham um desafio de descoberta de novos trilhos ali pros lados do Parque Natural da Serra da Estrela e embora tivesse umas "merdas" para fazer de tarde, bastou falarem-me naqueles benditos peixinhos que depressa desmarquei tudo e me juntei a eles, tal era a gula!


Bem mas isto de ir ferrar os dentes nestes meninos tinha contrapartidas! Primeiro tinhamos que percorrer alguns quilómetros em pleno Parque para descobrirmos alguns novos trilhos e marcar como cicláveis outros tantos, tendo em vista a construção de novas aventuras XL mais conhecidos como Raids do AC!


E que bela contrapartida! Isto de pedalar nesta bela zona de Valhelhas e Verdelhos tem tanto de belo como de alguma dureza... no fundo, bem ao gosto da malta! E se no fim temos um repasto destes, ele é sempre bem merecido!


A voltinha prometia uma descoberta de trilhos ao longo do rio de Beijames teno sempre por perto Valhelhas e Verdelhos, percorrendo esta franja mais oeste do PNSE. E embora não seja serra pura e dura, na verdadeira acepção da palavra, andar por aqui também não é tarefa mole!



Ora vejam lá... primeiro o dia amanheceu frio e ainda "provei" a temperatura da água - gelada! Atravessar aquele rio a vau nem pensar! Logo descobrimos uns caminhos bem porreiros até Verdelhos, onde á entrada do café quase me ia espantando, tal era o gelo e humidade no chão!


Segundo... subidas por ali não faltam! Primeiro mais a norte de Verdelhos e depois mais paracima quase até á nescente do rio, há por ali umas vertentes bem bonitas...mas super quentes! Subi-las fez-me disparar o radiador a pontos tal de ter de despir roupa quase até ficar sem nada... mais um bocado e ja parecia o Silvério em alças!


Terceiro... aqui também não faltam pedras! A ponto tal de o Sales chamar a esta aventura de Rota da Pedra 2! Ehehehehe! Mas que isto é muito bonito, lá isso é! Espreitem as fotos!



Mas fosse qual fosse o sentimento, o palato dominava... podiamos ir a subir, podiamos ir a descer, podiamos estar cansados e sacudidos pelas pedras, mas bastava lembrar-nos daquels peixinhos que a "ginga" até voava pela aquela serra acima!


Já bem depois do meio-dia esperava-nos a ultima subida do dia e q.b. talvez a mais exigente. Num piso algo técnico e ao longo de para ai uns 8 ou 9 km foi sempre a dar-lhe até aos 1000 m de altitude, proporcionando-nos lá em cima uma vista daquelas que nos faz sorrir depois de suarmos as estopinhas!



A partir daqui era descer e desfrutar da paisagem, que embora mais escura devido a estarmos na vertente já sem sol, não deixava de ser bonita, o palco ideal para uma fotozinha de grupo, a relembrar algumas "poses"!


A pedalada terminaria já bem perto das 15 horas, fruto sobretudo de alguns equivocos e necessidade de editar alguns trilhos alternativos, o habitual quando andamos nestas "descobertas". Nada que a gente se importe muito. No final saiu uma volta "redondinha", talvez um pouco exigente, mas acho eu bem ao nivel de toda a malta que por aqui anda. E se não bastam as boas paisagens, termos uma travessa de "jaquinzinhos" á nossa espera no final é argumento suficiente para convencer os mais cépticos!

O resto das fotos pode ser vista, clicando aqui - PICASA!

Abraço! 

FMike :-)

2 comentários:

JValente disse...

Huuummmm... que belas recordações me fazem olhar para essa travessa!! Para além da dor de pernas... faz-me lembrar as belezas inequívocas desse aglomerado de "sobes e desces" da magnífica "estrela"!

Lá teremos de ir ver como correu a vossa edição dos trilhos na volta oficial! Para quando???

Abraço
João Valente

Agnelo disse...

Hummm... estes malandros vão à serra e não dizem nada! Boas fotos e boa volta... esse lado de verdelhos também conheço mal. Em tempos houve uma maratona na Covilhã que bordejava pelo alto de Valhelhas e Verdelhos. É bonita a zona.
Abraço
AQ