quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pela Neblina do Vale adentro!

Com uma série de dias em atraso… aqui vai um “post telegráfico” relativamente à última pedalada BTT no passado Domingo, 4 de Dezembro!

O ambiente era ainda de festa e o aroma emanava ainda algum álcool… já quase destilado! O Jantar do Pedal 2011 tinha sido à 48 horas atrás e as histórias da noite dentro ainda estavam ao rubro! Foi motivo de conversa manhã fora…

Reuniram-se no Centro Cívico 11 pedalantes, convivas e amigos… já há muito que não havia tamanha reunião de gente para pedalar! Sem dúvida… efeitos positivos de um excelente Jantar de Natal onde (muito) se apelou à união dos diferentes “grupos” BTT da cidade albicastrense.


Eu (João Valente), Rui Salgueiro, Hugo Caldeira, António Cabaço, Pedro Barroca, Carlos Sales, Nuno Dias, Álvaro, Nuno Maia, Abílio Fidalgo e Fernando Micaelo, foram os elementos que compareceram para esta pedalada domingueira.


A manhã nascera fria, com um nevoeiro matinal capaz de se intensificar nas zonas mais baixas, mas a chuva era algo que não iria aparecer, logo as condições para pedalar eram bastante razoáveis.


Com a presença do AC, o grupo rendeu-se ao seu vasto conhecimento do território e “encarregou-o” de traçar azimutes para esta manhã. A opção foi mesmo o Vale do Pônsul, local onde já há algum tempo que não era visitado. Excelente opção!


Como a volta iria incidir em terrenos desprovidos de povoações, e logo de cafés locais, optámos por seguir rumo à Srª de Mércoles, com passagem na Tasca das Palmeiras para tomarmos um café matinal e aquecer motores para o mergulho no Vale do Pônsul.


Bem à moda do AC, seguimos por locais cuja nomenclatura vamos recordando do seu blog: Forninho do Bispo, Casa dos Malpiqueiros, Monte do Sordo, Monte do Pombal, Ribeiro das Casas e Barragem das Casas. Um local novo para a maioria dos presentes, onde fizemos uma pequena paragem para fotografia de grupo.


O nevoeiro intensificava-se à media que íamos descendo cada vez mais, atingindo o seu auge junto a esta pequena barragem, onde a vegetação em conjunto com o espelho de água e nevoeiro, pareciam retirados de um qualquer filme de fastasmas! Uma beleza peculiar, que o grupo gostou.


Seguimos em direcção à Casa do Estrelo, Monte da Granjinha de Baixo e depois em subida progressiva (a maior do dia), atingimos o VG da Granja. Cada um subindo ao seu ritmo, à excepção do FMicaelo que era obrigado a seguir ao ritmo (pesadote) dos 32/18 dentes da sua SS, lá atingimos o topo. Aqui efectuámos pequena paragem para ajuntamento e abastecimento.


Daqui até ao alcatrão (estrada de Belgasis) foi um sobe e desce agradável, deixando para trás a neblina matinal dando lugar a uma manhã bem solarenga, óptima para desfrutar o BTT.


Monte Redondo, Monte da Parrocha, Alto da Monheca, Tapada do Caraça, Barrão e Tapada da Nogueira… tudo trilhos onde o sobe e desce é constante e as caras de felicidade estavam bem estampadas nos rostos dos companheiros de hoje.


Entrámos nos Escalos de Baixo, já com a manhã a querer entrar nos seus “finalmentes”, parámos no Café "O Lanche", onde permanecemos um pouco para a devida mini-hidratação (sagres) e o devido aconchego do corpinho. Espectáculo!


A aproximação à cidade fez-se pela Vinha do Marco, Monte Brito e Curral do Prego, onde as terraplanagens para a construção de um aeródromo deformaram por completo aquela conhecida área! É a Crise! (riso irónico!)


Já com a cidade à vista apanhámos o trânsito bastante congestionado na zona do Alagão, com uma “porrada” de ovelhas desorientadas e indecisas. As medidas pouco ortodoxas do pastor também não ajudaram muito à resolução do “cricocé”… mas lá conseguimos atalhar rumo ao lamacento canavial que nos dava passagem para a cidade, onde chegámos com cerca de 50Km’s.


Em tom de resumo, foi uma voltinha domingueira que agradou muito aos presentes, onde a passagem por zonas novas e algumas à muito não visitadas, vieram abrilhantar os Km’s percorridos. Esperemos que novos domingos como este sejam uma constante nos tempos próximos…

Abraço a Todos
João Valente

Sem comentários: