quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

After Christmas with Rainbow Power!

Lá terei de fazer minhas as palavras do Micaelo… “Lady’s hasta la vista!”… na verdade mais será um “até já” ou um “ até para o ano”! Ehehehe… Mas… as iguarias natalícias acumulavam-se no corpo, as calorias tilintavam umas nas outras… havia mesmo necessidade de pegar nelas (bikes) e ir “dar um giro” para nos prepararmos para mais tentações gastronómicas já daqui as uns dias!


Com uma combinação em família, em cima de joelho e já a altas horas noctívagas, lá marquei encontro com o meu irmão Daniel Valente pelas 9:30 (para não madrugar muito!) Indumentária… Rainbow Jersey (nem podia ser outra!)… destino, voltinha tranquila ali para os lados da Monheca afim de tentar a sorte em mais um geocaixotinho ali plantado à uns dias.


Saímos pela Rotunda da Europa, EN233, cortada à direita para a EN240 rumo aos Escalos de Baixo, onde efectuámos pequena paragem para cafezinho matinal. O frio fazia-se sentir e no ar ainda cheirarava a Natal! Bebericámos um café quentinho, trocámos 2 ou 3 balelas e arrancámos de novo até à Ponte sobre o rio Pônsul, vulgarmente denominada Ponte da Monheca.


A ida até lá abaixo era mesmo desfrutar uma bela descida, apreciar este vale encravado nas altas escarpas, ouvir o rio mais feroz nesta altura do ano, respirar o ar puro e fresco envolvente e… finalmente, com uma rotação de 180º, desfrutar da subida até uma das “antigas” 64 curvas que caracterizavam a antiga estrada EN240, onde estava sediado o nosso caixotinho.


Com cerca de 1,5Km’s de subida encostámos as bikes à direita e o GPS passou a ser o equipamento a utilizar. Mais para a frente, mais para trás, a seta não enganava… o antigo aqueduto de pedra sob a ponte, era o ninho do nosso caixotinho. 2 jovens vestidos de ciclista, aperreados, túnel adentro! Lindo panorama! O que o geocaching obriga, meu Deus!


Conquista feita… era tempo de prosseguir viagem. Fizemos a restante subida… arfante. Nos Escalos de Baixo virámos à direita rumo aos Escalos de Cima, onde fomos ver a evolução das obras do “palácio” - Casa do Visconde… magnífica recuperação arquitetónica que ali irá ficar. Muito Bonito…


Daqui seguimos para Alcains e regresso a Castelo Branco pela EN18, onde chegámos pelas 13h, com cerca de 50Km’s percorridos, muitas calorias desmoídas, uma geocache conquistada e bons momentos de convívio entre dois irmãos.

Já agora… Bom Ano Novo!
João Valente

Sem comentários: