sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Primeiro de Dezembro

Boas a todos


Comemorou-se ontem, quinta feira o último feriado respeitante ao 1º de Dezembro, um feriado criado há muitos, muitos anos, para comemorar a Restauração da nossa Independencia aos espanhois da dinastia Filipina. É triste mas é a nossa realidade. Em nome da "suposta" "competitividade" abarbatam-se assim valores seculares, tornando-nos ainda mais "dependentes" das migalhas dadas pela "mão europeia", cada vez mais germanizada. Nos proximos dicionarios de linga portuguesa, competitividade parece-me que surgirá como sinónimo de escravatura....


Mas deixemo-nos de humor ácido, porque o dia foi de alegria e confraternização, já a dar o mote para a noite de hoje. Depois de "inúmeros" mails sobre o assunto, alguns dos quais já a criar confusão (meus amigos, se pedalarmos tanto como escrevemos emails, para o ano a Volta a Portugal é nossa!), lá reunimos 22 assumidos apreciadores desta coisa de "dar ao pedal" e "chafurdar" na lama beirã!


A maioria da malta reuniu nas Docas, dirigindo-se depois em grupo para a "muito bem minha conhecida" rotunda do Modelo, onde nos esperava a restante malta, dando assim inicio a uma voltinha agradável, que nos levaria (a alguns) até ao carocinho da Gardunha, a relembrar o "mal azado" dia em que o amigo Silvério bateu com a cabeça e ficou "meio balhelhas"... do mal ao menos, o seu bom humor e disposição continuam bem preservados! Eheheheheh


Dos mais diferentes quadrantes da cidade, a malta "vestiu esta camisola", apareceu nos pontos de reunião e seguiu assim para uma boa jornada de BTT, envolvendo alguns trilhos mais conhecidos, mas onde não cansa passar de vez em quando, sobretudo numa manhã fria, mas ensolarada, belissima para este tipo de actividade!


E o frio terá sido o companheiro dos primeiros quilómetros, pelas baixas até Alcains, pois a neblina e a geada grassavam pelos campos, mas... pouco a pouco o ritmo do pedal começou a aquecer os musculos, dando aquele calor agradável, ao ponto de se "maldizer" as camisolas a mais que se traziam!

 

Em bom ritmo (atrevo-me a dizer elevado!) depressa chegamos á Lardosa, onde verdadeiramente "invadimos" o Tá-se Bem, causando algum espanto a quem por ali passava ao ver um tao "inusitado" enorme grupo de bttistas por aquelas bandas, pachorrentas e ainda ensonadas aquela hora da manha. Um colorido bonito de se ver!

  
Uns á laia de barritas (bahhh... como é que alguem fica saciado com aquilo??), outros como eu e o Silvério, com umas valentes sandochas XL, lá empurramos o cafezito, seguido de bons "dois dedos" de conversa, até porque já nao via alguma malta há bastante tempo, pondo em dia as "actualidades do pedal". É bom sermos assim muitos!
  

A próxima paragem seria S. Fiel onde iriamos fazer o ponto de separação, entre a malta que subia e a malta que queria chegar mais cedo, sem antes fazermos uma foto de grupo que "quase não" cabia na máquina, com a malta a perfilar lado a lado, ocupando quase toda a extensão do largo. Caramba eramos mesmo muitos!
   

Agora seguiamos 11 bikes para o Louriçal para uma volta "supostamente" mais rápida e rolante, enquanto os outros 10 (o Nuno tinha regressado mais cedo) seguiam serra acima, agora acompanhados de uma bttista amiga do Luis Lourenço que ali foi ter e cujo nome não consegui saber, mas que reparei e bem que tinha um cubo traseiro fenomenal... 


Vá, não começem!... Eu quando disse cubo traseiro, referia-me efectivamente ao cubo da roda dela, enorme a meu ver, pois seria um Rohloff, uma peça única de engenharia ao serviço do ciclismo... Cheira-me a que envergonhou alguém durante a subida.... eheheheheh


Bem nós continuamos pelo Louriçal, onde entramos em trilhos pouco conhecidos que nos valeram uma meia dúzia de saltos em altura, com as bikes ás costas pois os trilhos estavam pejados de aramadas fechadas.. Que noia!


Lá acabamos por entrar em trilhos conhecidos, depois de darmos quase uma volta em redondo, quase até ao ponto de partida, seguindo a malta, até á Póvoa onde entramos pelo Senhor da Pedra, um trilho habitual.


Tempo para foto de grupo, para dar ar ao pneu do JValente que vinha com um furo lento e para alguns reporem calorias, pois a hora do almoço aproximava-se rapidamente e ainda havia que dar ao pedal um bom par de quilómetros.


Da Póvoa a Cafede seguimos pela estradinha alcatroada habitual, entrando depois na EN propriamente dita, pois as horas iam correndo depressa, ao ponto de eu próprio acelerar um bocadito o passo, acabando por não me despedir convenientemente dos companheiros mais atrasados, pois tinha compromissos á hora certa na cidade.


Acabou assim a aventura do dia em que se comemorou pela última vez este feriado da Restauração da Independencia. A vida é mesmo assim... fechou-se uma porta, mas se calhar abriu-se outra, pois foi bonito ver-se assim, num dia "normal", a malta a pedalar toda junta! Pessoalmente, espero que estes dias se repitam indefenidamente!


FMike :-)

5 comentários:

João Afonso disse...

Acertas-te ! foi um belo passeio com muita malta Amiga e houve a diversão habitual. Háaa... também acertaste na questão da subida !!!
1 abraÇo.

CLI disse...

Olá Fernando: não parei de rir desse o teu comentário "...cujo nome não consegui saber, mas que reparei e bem que tinha um cubo traseiro fenomenal...". Bem sabes que há uma palavra em espanhol muito parecida com essa, e tratando-se daquela ciclista com certeza que se a podia aplicar, he,he,he.

Tive pena por não poder ter ido, mas estou a treinar a um futuro campeão, e os treinos é o que têm: não se podem deixar em mãos dos outros.
Abraço

rarn disse...

Este passeio foi memorávél.
Estes momentos fazem-nos carregar baterias e aliviar a alma.

Excelente reportagem FMike, gostei principalmente do primeiro parágrafo, ah ah ah

Somos cada vez mais um bairro assalariado na Senhora Merkel.

Abraço a todos

Silvério disse...

Parafraseando o João, FOI LINDO ver um grupo tão alargado de ciclistas, hoje de “variadas origens”, mas todos pertencentes aquela, como eu chamo, “FAMÍLIA ALBICICLISTA”, com todos a pedalar segundo a politica dos 4P’s (Pelo Puro Prazer de Pedalar). GOSTEI.
Agora fico à espera que momentos destes se repitam de amiúde.
Até à próxima!
Um abraço para todos

Daniel Valente disse...

Compartilho todos as mensagens aqui partilhadas relativamente à "volta pedalística" de 1 de Dezembro. Sendo um iniciado nestas andanças foi com enorme prazer que a minha estreia num roteiro marcado essencialmente por "terra e lama" (bem ao estilo do que é verdadeiro espírito BTT) foi prendada com a companhia de mais 22 BTTistas... um grupo mais bem composto que este seria difícil! Enfim. Venham mais deste género ou melhor ainda!