terça-feira, 14 de abril de 2009

Uma SS das Mil e Uma Noites

Boas a todos!

Diz o povo que o Ali Bábá e o seu séquito de 40 ladrões anda outra vez por ai a roubar os pobres para dar aos ricos... Estou capaz de acreditar, pois no fim do ordenado sobra-me cada vez mais mês... Alguém anda metendo a mão no meu bolso!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas não é do Ali Bábá que vamos falar hoje pois esse não merece aparecer aqui neste blog. Vamos falar de SS's e da cultura árabe. Envolta em mistério das histórias das mil e uma noites, sumptuosidade dos seus palácios e sultões, beleza das suas mulheres dançarinas do ventre e carregada de pergaminhos cheios de escritos antiquissimos, a cultura árabe é capaz de despertar paixões, interesse e curiosidade. É o meu caso. Aquela escrita algo poética e carregada de simbolos sempre me fez espécime... como seria o meu nome assim escrito??

A internet tem destas coisas. Permite realizar sonhos, alguns dos quais bem sui generis. Saber o nome em árabe? Pois... tal é hoje possivel!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ok já tenho o meu nome em árabe... Mas vou tatuá-lo?? Ná ná... vamos ser diferentes!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Outro conceito que me tem assolado a mim e a mais companheiros das biclas tem sido o conceito SS em MTB. O culpado acabou por ser o João que em tom de desafio começou a arranjar um quadro para montar uma SS... Depois a existência de outros companheiros igualmente adeptos de tal fenómeno - Agnelo, Pedro Barroca, AC, fomentaram também em mim essa curiosidade. Mas a curiosidade só se acalenta "matando-a" de vez. Não tive outro "remédio" - bora lá montar uma SS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A oportunidade surgiu quando se cruzou no meu caminho um quadro usado marca "Made in Taiwan", branco de nascença mas muito muito sujo, incapaz de meter cobiça... Mas a FMike Bike Stand faz milagres... Uma boa lavadela com petróleo, seguida de uma polidela e cera q.b. tornou o "patinho feio" num belo "cisne" branco pérola brilhante, cheio de beleza... um bonito quadro de BTT estava prestes a retornar aos trilhos!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Do pé para a mão começei a juntar as peças necessárias, aqui e ali, algumas das quais recondicionadas, outras novas. Pouco a pouco o sonho tomava forma e as recentes férias providenciaram o tempo necessário para concluir mais este projecto... o vagar faz colheres e o tempo pinta-as! E lá nasceu a primeira FMIKE BIKE em versão SS.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

No fim de semana prolongado da Páscoa lá se estreou nos trilhos, numa voltinha solitária, num misto de alcatrão e terra, em redor da cidade para verificar o seu funcionamento e eventualmente proceder a alguns acertos. Para já tudo funciona a 100 %, tendo encurtado apenas mais um elo á corrente. Quanto ao pedalar em SS as coisas são bem diferentes!

Frequentemente vim com o dedo a tentar encontrar o trigger das mudanças mas... não havia lá nada! Se queres mudanças, muda de ritmo nas pernas!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A descer esgoto rapidamente o pedaleiro da bike. A subir o pedaleiro da bike esgota-me rapidamente a mim! Esta bike ainda me vai cansar! Eheheheheheh

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Passar de uma FS para uma SS é como passar do sofá Divani Divani para um banco de pedra lá do adro da Igreja - do soft mole das molas para o duro pétreo do granito! Não há depressão, pedrinha ou pauzinho do trilho que a gente não venha a conhecer! Até a placa dos dentes abana!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Contudo há muitas, muitas vantagens. Simplicidade, peso, fiabilidade são algumas delas. Mas a exclusividade e beleza são para mim os seus melhores adjectivos. Como esta não há mais nenhuma... e é minha! (baboso!).

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

É claro que isto das SS vai trazer "chatices".. Qualquer dia começamos a ter voltinhas dedicadas ás SS, passeios turisticos, e sei lá mais o quê!... E estás prestes a nascer outra no seio BTTHAL! Aguardem-nos!

Fiquem bem! Vemo-nos nos trilhos em SS ou FS! Quem sabe, já amanhã... Por agora faço como o Pinto Infante... descanso neste sofá perdido nos trilhos, até ter força nas pernas... para a SS!
FMike :-)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

3 comentários:

CLI disse...

Olá Fernando: parece que últimamente andas a apanhar muito sol sem o capacete, visto que estás a construir ingénios muito esquisitos (uma bike sem mudanças nem suspensão!!!! Bem podias ter me pedido a imha antiga e para além de ter ficar eternamente agradecido por me ter solucionado aluguns problemas de espácio, certeza que haberias poupado em tempo e dinheiro!!!).
Desfruta do teu novo brinquedo.
Um abraço
Carlos.
PS: Pelos meus escassos conhecimentos do árabe, esses dois "signos" são duas "seen" (duas esses), mas os acentos diacríticos não estão bem escritos (pelo menos em árabe clássico, antigo andalusí nem em magrebi ocidental). afwan, ahlan wa sahlan. Carlos.

Agnelo disse...

Bem, se a coisa pega vai ser a ruina dos lojistas, por falta de venda de sistemas de mudança e transmissão. De qualquer forma aviso-te, vai haver subidas em que o frágil equilíbrio entre coragem e orgulho vai ser abalado. A relação ideal (mais polivalente) para a nossa zona, pelo menos na minha opinião, será o 32-18. No entanto poderás ter, sempre que fores visitar o Infante da Lardosa, um 16 na manga, para rolar mais. O quadro em alu 7005 (dureza) conjugado com a forqueta rígida vai-te dar cabo do "canastro". Mas vais ser feliz na mesma.
Abraço
AQ
PS: Apesar da minha ser mais bonita ;-) esta também entra na galeria do bom gosto. O mesmo não se poderá dizer de outras que às vezes se vêem por aí.

FMicaelo disse...

Sahlan Amigos! Ehehehehe
Obg pelos comentários abonatórios. Isto ainda são só experiencias de um caloiro em bikes!
CLI quanto ao árabe isto faz-me lembrar o portunhol - mistura de portugues com espanhol! aqui é arablish (ingles com arabe) e provavelmente posso ter esquecido alguns acentos...nada de grave! Escolhi sobretudo pelo factor estético. Qaunto ás bikes a mais na tua garagem... passa-as pra cá!
AQ escolhi essa relação e tenho na reserva o carreto de 16 pro que der e vier. Qaunta á dureza os primeiros 40 km que fiz com ela derem bem para "provar" isso mesmo!
abraço- vemo-nos nos trilhos!