quinta-feira, 23 de abril de 2009

Na Senda do Xisto-Caching!

Já andava (quase) esquecido das lides tranquilas em BTT em associação ao geocaching! Quase duas semana de chuva, depois a III Maratona de Alcains a obrigar a uns treinos desprovidos de máquina digital, depois trabalho qb... e não se orientava aquela oportunidade para pegar na bike, fazer uns trabalhos de casa e... ir pedalo-cachar!!!


Esse dia.. finalmente chegou! Soalheiro, temperado com a Primavera em força a ajudar à plenitude! Companhia... FMike, claro está, colega e amigo de muitas actividades!!!


8:00 e depois de uma boa dose de cafeína... pegámos nas TrekBikes... e fizemo-nos à estrada. Objectivos do dia: Aldeia de Xisto de Martim Branco e Salgueiro do Campo... duas multicaches que pareciam ter alguns índices de dificuldades associados!!! Mais um teste à nossa perspicácia de geocacher’s!


Martim Branco é uma aldeia de pequena dimensão situada entre penedias de xisto e de quartzo, que não possui qualquer património construído do tipo religioso ou cultural. Apresenta-se como um aglomerado rural onde construções destinadas a habitação, palheiros, fornos comunitários e açudes, se destacam pela sua arquitectura de traçado modesto e com uma particularidade interessante: o facto de nos materiais utilizados predominar, sem adulterações na maioria dos casos, o xisto e a taipa.


Os valores patrimoniais naturais de Martim Branco assumem particular relevância na pitoresca e sinuosa ribeira de Almaceda, onde se acolhem moinhos venerandos que tanto centeio e milho moeram para o “pão-nosso de cada dia”. Ao longo da ribeira abundam essências florestais comuns em quase toda a Beira Baixa: o pinheiro, o sobreiro, a azinheira e a oliveira, esta última cobrindo os vales mais férteis que rodeiam Martim Branco. Os terrenos não cultivados cobrem-se de matos característicos da região: a carqueja, o rosmaninho, o tojo, e a giesta. A fauna é variada: se escutarmos e olharmos com atenção podemos ser presenteados com visões de rara beleza de uma raposa, um coelho ou lebre, perdiz, tordo, tentilhão, pintassilgo, codorniz, cuco ou cotovia. Há sempre um recanto que nos encanta neste espaço entregue à natureza.


E que bem sabe um pouco de informação acerca destes bonitos lugares da nossa beira e aqui tão pertinho!!!! No que diz respeito à multi-cache! O ponto inicial situava-se no Núcleo de Trabalhos e Ofícios de Martim Branco, paredes meias com a Loja do Xisto! A cache inicial ainda deu luta pois o GPS não estava a querer colaborar devidamente... mas as coordenadas renderam-se à mestria e manha do colega FMike que soltou um sorriso tipicamente cachiano quando a encontrou "Ahhh estavas aqui magana!!!"


Não perdemos tempo e seguimos para a zona da cache final... que também já conhecíamos das lides bttistas. Ficámos bastante surpresos com o desabamento do telhado de um dos núcleos moageiros do local... e por momentos colocámos em hipótese a inviabilidade de aceder à cache final... mas os owners da cache certamente tiveram isso em conta e lá a colocaram num lugar mais seguro! É pena estas estruturas estarem bastante degradadas...caso estivessem recuperadas à semelhança das casas da aldeia... certamente este seria mais um local idílico ali mesmo com a ribeira de Almaceda a dar um mote ao relax e contemplação do natural!


Nós... aproveitámos as margens da ribeira para reposição de níveis nutritivos... pois o Salgueiro do Campo ainda distava mais de uma dezena de km's e alguns deles bem a subir! Uffffff!


Com o ânimo cheio pela conquista da multi-cache de Martim Branco e com os horários em nosso favor viemos em talega até à localidade de Salgueiro do Campo... mais uma multi-cache e com algumas contas pelo meio a puxar pelo intelectual!!


Depois de captados os dados... foi tempo de pegar na calculadora e fazer contas! Autêntica equações matemáticas para depois... e à semlhança de alguns geocacher's irmos visitar as hortas vizinhas e completamente alheias ao geocaching…!! É claro que isto deu vontade de rir às gargalhadas! Provavelmente mais pessoas ali estiveram a ver pelo terreno bem pisado!!!


Retomamos a afamada Rua do Rossio onde se encontravam os pontos iniciais e agora com olhos de ver... cá está a gafe, o erro, o engano, a incorrecção!!! Voltámos às lides matemáticas e.... agora sim... tem lógica!


É claro que no local final... não foi "da cá essa palha"... mas a perícia lá fez com que o caixotinho aparecesse! Feitos os log's e mais um pequeno abastecimento de vitaminas... era tempo de rumar à capital do distrito... Castelo Branco!


Pedalámos contentes pelos objectivos plenamente cumpridos, pela boa manhã desportiva em cima das bikes, pela boa companhia, e até brindámos (já nas docas) à saúde de um geocacher e fututo companheiro de bikes... o Eduardo... que já completa 7 Primaveras (Herdeiro do FMike)! Parabéns Duda!

Amigos
Fiquem Bem…
Vemo-nos nos Trilhos!

Sem comentários: