Como oportunamente fui dizendo aos diferentes companheiros das biclas, hoje, domingo, não faria companhia em nenhuma das voltinhas domingueiras em duas rodas pelo simples facto de ir participar no Passeio Pedestre da Rota das Leiteiras, ali prós lados de Alcains, inserido na Feira do Queijo de Alcains.
Ah pois é... isto não pode ser sempre só ginga senão qualquer dia a Maria põe-me as biclas á porta de casa (não são as malas!). Como sei que ela gosta destas actividades e eu particularmente também aprecio, juntamo-nos assim ao vasto grupo de 360 caminheiros que se juntaram para calcorrear os trilhos em redor de Alcains, soberbamente guiados pela malta da Papaléguas, um evento que temos frequentado quase desde o seu inicio.
Em ambiente descontraido e de franca confraternização, foi bom rever muitas caras conhecidas, que já começam a ser frequentes neste tipo de actividade outdoor, que cada vez mais adeptos granjeia.
Com hora de saida marcada impreterivelmente para as 9 horas, saimos "right on schedule" em direcção às piscinas de Alcains, virando depois para a Fonte das Pias, agora limpa de silvados, ótima para apreciar e fotografar.
Dali não atravessamos a linha férrea, mas sim virmaos á esquerda entrando numa exploração agrícola, cujo o caminho vem dar próximo de Sta Apolónia.
Mais á frente entramos noutra exploração à direita que nos levou por alguns singles até à EN 18, mesmo em frente ao Monte do Cabeço do Carvão, onde entramos com cerca de 7 km já andados a um ritmo bem vivo que esticou o pelotão por algumas centenas de metros dos trilhos.
Ai esperava-nos um verdadeiro banquete, basicamente á base de queijo e seus congéneres, em tal quantidade que só ficou com fome quem não gostava. Mas mesmo esses tinham um variadissimo sortido de bolos, capazes de aguçar a gula a um grevista de fome!
Com o papinho bem cheio de iguarias, quem é que agora queria andar?? Ah pois mas ainda faltavam alguns quilómetros para regressarmos a Alcains, onde entramos cerca das 11:45, com cerca de 12 km andados sempre em bom ritmo.
Á nossa espera estava então um certame bem montado que vale bem a pena visitar, o que fizemos enquanto aguardavamos que fossem horas para desgustar a tradicional feijoada que costuma aquecer o estômagos dos caminhantes.
Para a história fica o rever de algumas amizades, algumas partilhadas do BTT e a certeza que para estes lados há actividades bem interessantes a frequentar e somos sempre bem servidos e em quantidade e qualidade. Um evento sem dúvida a repetir! Mesmo com o bandulho hoje bem cheio, mal posso esperar pelos pasteis de nata do pequeno almoço do dia 18, dia da Maratona de Alcains em BTT.
Até lá... Fiquem bem!
FMike :-)
Sem comentários:
Enviar um comentário