segunda-feira, 27 de abril de 2009

Uma Espécie de Bicicleta... SS Tribal!

Simples, singela, singular, sentimental!!!! É tudo uma questão de pura simplicidade… em duas rodas, claro está!!! É a filosofia SS! Falamos de Single Speed’s… bicicletas na sua vertente mais rudimentar… sem mudanças, sem suspensões… simples, singelas, singulares… sentimentais!!!
.

Já há algum tempo que o bichinho mexia dentro de mim!!! Portais, sites, blog’s e afins alusivos a esta vertente! Experiência de alguns camaradas do pedal!... E o bichinho crescia…colocavam-se interrogações! Como será? Porquê? Será que? E se….!!!! Sim… foi esta a pergunta fulcral…. E se eu montasse uma Single Speed… a minha SS???


Como em tudo… foi uma questão de tempo (algum tempo), disposição, paciência (ainda bastante), umas pesquisas no intuito do “low cost”, uns ajustes em materiais já usados, alguns eurónios em peças necessárias… e voilá… a SS haveria de nascer! E nasceu!!!


Tudo começou com um quadro em cromaly… velho, acabado, condendado ao completo abandono numa garagem! Material… que para o comum dos mortais… seria lixo puro e aos meus olhos… era o ideal… era mesmo o início da minha Single Speed! Deitei-lhe a mão… e algumas horas de trabalho… o trabalho árduo da decapagem e lixagem… algo que me fez recordar a bonita Peugeot Terrot que guardo com estima na minha garagem… a bicicleta do meu avô!! Mais uma vez me agarrei ao lema… o que mais luta dá… mais valia tem!


Pintura… alva! Branca… pura! Um frigorífico autêntico! Mais uma bike branquinha no seio BTTHAL! Eehehehe!!!! Daqui em diante foi como montar um puzzle… peça a peça! Umas usadas e já guardadas em caixotes, outras adquiridas tendo em vista um modelo idealizado mentalmente! Valeram alguns amigos neste processo… Dicas, ajudas, opiniões… tudo foi ajuda! Quem não sabe é como quem não vê! A todos eles o meu obrigado!!!


Segue-se a lista de componentes utilizados na montagem da SS “Tribal”:

- Quadro em Cromaly nº18;
- Espigão de Selim em Alumínio UNO Ultralite 25mm x 280mm;
- Selim Bontrager Race Lux Basic;
- Aperto de Espigão PRO
- Rodas Frente e Trás - Rodi Vision V-Brakes;
- Pneus Frente e Trás - Schwalbe Nobby Nic 2.1;
- Guiador semi-elevado em Alumínio Force-X;
- Punhos Fizzbikes;
- Ciclómetro BBB
- Suporte de Bidão BBB
- Travões Frente e Trás - Shimano Deore V-Brake;
- Kit Single Speed - Gusset 16D e 18D;
- Corrente SRAM PC7X Nickel;
- Prato 32D Fizzbikes;
- Cranks e Pedais - Shimano;


O toque final… seria a personalização! Nuno Dias com a sua mestria na arte gráfica deu a mãozinha necessária!! Sim… porque isto de Single Speed’s tem de ter alma, espírito… e foi neste sentido que a minha SS foi baptizada! SS Tribal… tribalista! Tribo… conjunto de famílias que provêm de um tronco comum, onde a arte de pedalar será a autoridade máxima… o pedalar apenas com uma simples mudança será uma tribo dentro de uma família!!!! A minha SS… A Tribal configura exactamente essa hierarquia! Foi esse modelo que eu idealizei… foi esse modelo que eu concebi! SS… A Tribal!
.

Bem sei que pedalar neste brinquedo não vai ser “coisa” para meninos de coro! A procura do shifter de mudança vai ser constante, a sensação de experimentar as rugosidade toda do terreno vai ser adoravelmente torturante, a relação 34-18 vai esgotar os gémeos, glúteos, os tibiais, femurais…. todos, todinhos os músculos das pernas!!!! SS… vai ser single (S) speed (S) …. Vai ser só (S) sofrer (S)… ou talvez não!!!


Um apelo à malta das bikes simplistas cá do burgo! Já somos alguns… perto da dezena, talvez! A ideia do blog SS, a ideia da voltinha mensal, a ideia de fazer umas brincadeiras deste género avança ou fica fechada no baú!!?!?!? Manifestem-se!!!

Fiquem Bem…
Vemo-nos nos Trilhos!

1 comentário:

FMicaelo disse...

Esta branquinha quer rivalizar com os meus 3 frigorificos! Mas os meus são mais boooonnnniiiittttoooosss! eehehhehehe.
Tá muito bonita sim senhora, até porque tive o prazer de lhe "meter mãos à obra". E quando se lhe mete as mãos as coisas têm outro sabor.

Quanto ao conceito prepara-te para... sofrer...mas com prazer!

Quanto ao blog, passeios mensais e etc e tal, acho que o repto está lançado! Eu alinho numa coisada dessas... e sei quem também alinha, porque até já tinhamos falado nisso, portanto temos é que juntar-nos e opinar. E quanto mais depressa melhor, porque o bichinho já cá está! SS ao poder! eheheheh