segunda-feira, 20 de abril de 2009

III Maratona de Alcains... o Rescaldo by JValente!

…”Quem nos conhece sabe que privilegiamos o contacto com a natureza e que enaltecemos o prazer inerente á prática desportiva de BTT, relegando para 2.º plano a competição. No fundo o que é que ganhamos se chegarmos em 1.º? Uma mão cheia de nada, um efémero momento de glória rapidamente esquecido pelos demais... Mas...C'um catano! Será que somos capazes de lutar por um lugar cimeiro numa maratona? Esta questão que nos minava há algum tempo pedia resposta. E por uma vez - repetimos - por uma vez no ano decidimos competir a sério”…

in BTTHAL Blog, Abril 2007 - I Maratona de Alcains
.

…”É experimentar uma diferente sensação do BTT, é entrar na competição pura e dura onde o relógio se sobrepõe à máquina fotográfica, onde a gestão de esforço se sobrepõe à amena cavaqueira, onde os postos de abastecimento são renegados em prol de um gel e bebida isotónica, onde o prato médio trabalha menos que a talega!!!... enfim é um teste à nossa condição física em cima de duas rodas! Ainda bem que BTTHAL definiu alinhar nestes termos apenas uma vez por ano... não é de todo a vertente mais prazenteira do BTT! O espírito de sacrifício, obstinação, abnegação e acima de tudo concentração têm de ser uma constante desde o Km 0 à chegada da meta!...”

in BTTHAL Blog, Abril 2008 - II Maratona de Alcains

Estamos em 2009 e os Papa-Léguas voltaram a dar mostras da brilhante vertente organizativa da Maratona de Alcains, este ano a sua 3ª edição. BTTHAL participou e claro está… seguindo a filosofia anual deste evento… mais uma vez marcámos presença para testar limites! 47Km’s… era o desafio!

As condições climatéricas onde a água é rainha e senhora, parecem estar de ano para ano… sempre conjugadas com este evento! Uma semana de chuva colocou os terrenos bem pesados e lamacentos aumentando a dificuldade de progressão! Mas a vertente competitiva não se compadece com desculpas de mau pagador… se está sol… é com sol, se está chuva … é com chuva! Ponto final!
Os 47km’s de prova foram um constante contra-relógio onde a frente da corrida saiu da localidade de Alcains a um ritmo alucinantemente diabólico! Parecia que não havia amanhã!!! Preferi sair com ponderação… ir ganhando ritmo e mais tarde… sofrer o que havia para sofrer!

Com média horária na ordem dos 23-25Km’s… a progressão nos quilómetros ia decorrendo e só a partir do meio da prova comecei a ultrapassar alguns atletas. Até ali… andei sempre em solitário… ninguém à frente, ninguém atrás!

A passagem nas localidades de Tinalhas e Caféde acalentou o ânimo dos que sofriam… com o apoio do público a aplaudir a passagem dos atletas! Eu pessoalmente senti fisicamente esse apoio! Aproveito a deixa para agradecer publicamente ao Srº Domingos, um funcionário do Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, que desde a 1ª edição da Maratona apoia a malta BTTHAL. Este ano… até com direito a uns registos fotográficos que nos gentilmente enviou! Srº Domingos… muito obrigado por esse apoio!

Ainda que 47Km’s pareça uma prova curta…. para quem vai em ritmo acelerado… parece nunca mais chegar ao fim! Foi essa a sensação que tive! Já nos derradeiros Km’s surge aquela zona da ribeira, bastante técnica e acidentada, onde algumas partes obrigavam o desmontar da bicicleta! Para mim… foi um quebra de ritmo atroz e me fez ressentir bastante! Aí foi… a abnegação e sofrimento até final!

Cumpri os 47Km’s em 2:12:04, ficando na 16ª posição da tabela! Na verdade levava como objectivo (à semelhança dos anos anteriores) as 10 primeiras posições… mas… não foi possível esse alcance! Curiosamente fiz menos 6 minutos este ano que o ano passado na mesma distância… e o ano passado fiquei em 6º lugar! Curioso??? Concorrência aumentada de ano para ano… muitos atletas a deixarem a prova dos 80Km’s e enveredarem pelo percurso mais pequeno… enfim… circunstâncias da competição! Ehehehe!
Em jeito de conclusão… devo enaltecer (mais um vez) o poder organizativo dos Papa-Léguas! Estamos habituados a ser assim bem recebidos e cada ano supera o ano anterior! Parabéns Papa-Léguas!!

Devo confessar que tenho especial carinho por esta localidade, e por esta prova! Participo deste a 1ª edição e no que toca à minha pessoa… irei manter-me fiel! Quero voltar ano após ano e espero manter a minha prestação por muitos e bons anos!

Agora que a competição acabou! Ufffff!....
Venham de lá esses passeios domingueiros…
Em constante risota e amena cavaqueira…
Cheios de fotografias…
E bons amigos!!
Ah… Saudade!!
PS: Nuno Maia... obrigado pelos registos fotográficos!

1 comentário:

Varadero disse...

Grande média, para mim todos os passeios são uma competição só para vos apanhar no vosso ritmo de passeio .... hi hi .....

Não se esqueçam de dar uma olhadela em todas as fotos aqui:

http://picasaweb.google.pt/fotos.btt/MaratonaAlcains2009?authkey=Gv1sRgCOHupcz0_pfGmwE&feat=directlink#