segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma vez por ano!... O rescaldo by FMike!

Boas a todos!

Primeiro que tudo este post é somente a continuação do excelente post já aqui publicado pelo JValente acerca do rescaldo da III Maratona de Alcains, que pode (e deve!) ser lido já no seguimento destes escritos. Em muito do que ele já publicou eu partilho e subscrevo... mas vamos a detalhes, porque eu tambem gosto de escrever!

Em ambas as edições anteriores fizemos sempre questão de frisar que a competição pela competição tem o valor que tem... para quem faz dela modo de vida ou de estar poderá ser obrigatória. Para nós, é uma simples questão de 2ª linha, que nos passa ao lado. O prazer inerente à prática do ciclismo, esse sim, é o nosso vértice orientador, e no fundo a razão de existirmos, aqui, na blogosfera bttista.

Contudo, uma vez por ano dá-nos esta maluqueira de testar limites - homem e máquina unem-se numa simbiose de esforço planeado, exigência pessoal e objectivação de metas com o propósito único de testar os nossos limites fisicos. Será que somos audazes suficientes? Será que temos condição fisica exigida e necessária? Será que as nossas máquinas são adequadamente robustas? São estas as questões que nos afloram e movem neste dia.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O João já deixou aqui o seu ponto de vista. O meu quase liminarmente igual, partilha das considerações tecidas. A Maratona de Alcains, pela sua excelente organização surgiu naturalmente, desde há 3 anos, como o palco ideal para encenarmos esta nossa simbiose quase teatral. Contudo, este ano, havia nuances novas.
Pela segunda vez propunha-me ir aos 8o km em ritmo vivo, se as condições assim o permitissem. Mais uma vez o S. Pedro nos deu banhada. Isto já merece um intervenção divina pela Sta Apolónia. Até parece castigo. Uma semanada de chuva a baldes transformou os trilhos poeirentos da última quarta-feira num amassado de barro, lama, areia e água bem exigente para o BTT.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A chuva e frio do dia anterior começou a suscitar na minha mente uma ideia meia amalucada. O amanhecer nevoento e igualmente molhado acabou por ditar a minha postura - esquecer os 80 km, ir somente aos 40 km e já agora e porque não, levar a SS para experientar a máquina? Se bem o idealizei, melhor o realizei. À ultima da hora, enquanto esperava o meu companheiro de maluqueira, ainda substitui o carreto de 18 dentes pelo de 16 e ainda tirei um elo á corrente para evitar os "ratés" que me fez na véspera numa voltinha ali prós lados dos Maxiais, ficando pronta e a horas pró que desse e viesse.
À chegada ao local de partida, alguns amigos apercebendo-se que a Trek tinha sido "trocada" por este "arcanho" entre risos chamavam-me de maluco. Ora que é da vida sem uma saudável dose de doidice?!...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O inicio tal como o João frisou foi simplesmente diabólico. Com a chuva por companhia e pelas ruas de Alcains desencadeou-se um pedalar frenético, explosivo, que, claro, não consegui acompanhar, apesar da elevada velocidade das minhas pernas no "batedor de ovos". Só dentro de Alcains, a minha distância prós primeiros foi logo esticada até onde a vista alcançava. Bem mas isto não me demoveu, pelo contrário, motivou. O primeiro milho é prós pardais diz o povo sabiamente. Quando chegamos aos trilhos propriamente ditos, a coisa começou a piar mais fino, pois a subir é preciso ter... "batedor de ovos"!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E assim foi. Pouco a pouco fui conquistando terreno prós primeiros, ao ponto de, ao entrar em Alcains, o Domingos, amigo de longa data que também trabalha no HAL e que esteve em diversos pontos a tirar-nos fotos, me ter ainda motivado mais ao gritar: "Que grande recuperação! Força!"
Obrigado amigo, pelo incentivo!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ao contrário do João e tal como me aconteceu na primeira edição (tive a companhia do Rui), o meu esforço não foi solitário. Na primeira metade do percurso tive a excelente companhia do Pinto Infante, que só não foi mais duradoura porque este rapaz ficou... enjoado da velocidade das minhas pernas e antes que vomitasse os pasteis de nata deixou-me seguir viagem.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mais á frente e até ao final tive a companhia da roda amiga do Jorge, um companheiro das biclas indoor que também faz bem o seu gosto aos trilhos, e foi com ele e com outro companheiro que não conheço que entrei na meta com pouco mais de 2:15 h gastos a percorrer os 49 km que o meu GPS registou, com uma excelente média superior a 21 km/h, valendo-me a para mim a honrosa posição na geral de 21º.
Perdão! Afinal eu fui o primeiro! O 1º ! PRIIIMMMMEEEIIIRRROOO! Em SS é claro. Eheheheheh...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Muito bem. Mas e o que posso retirar como lição do dia?

Primeiro - os Papaléguas estão mais uma vez de parabéns! Com uma grandiosa capacidade organizativa, já puseram Alcains no mapa do Bttista nacional. Trilhos excelentemente bem marcados, bom apoio, bom almoço e banhos quentes - sim, banhos quentes!, fazem-nos voltar ano após ano. A imagem de marca também não faltou - pasteis de nata e bom queijo da Tapada das Sortes fizeram a diferença. Assim vale a pena ir.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Segundo - a minha FMike Arábica está igualmente de parabéns. Simples no seu funcionar, provou a sua robustez nos exigentes trilhos. Não houve mudanças teimosas, areia encravada, pastilhas a chiar... nada! Nas descidas e a direito perdia um pouco para os companheiros munidos de talega, mas depois a subir vinha ao de cima a sua capacidade. Nem a lama ou os pisos mais molhados e técnicos provocaram receio. Simples... Eficaz... Bem pelo menos até chegarmos ao rio a pouco mais de 5 km da meta. Ai a coisa piou mais fino. Muito técnica, com muitas pedras soltas, acusou a falta de suspensão. E antes que me espalha-se no meio do rio acabei por tirar o pé do pedal e ir a penandes aquela meia dúzia de metros.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Terceiro - a condição fisica. Senti-me bem, sem desgaste nem dores, capaz ainda de fazer uns quantos mais kms sem stress algum. A SS mostrou-me o seu real papel e que posso aproveitar - é um excelente meio de treino de rotação. Com o dia 9 de Maio já a piscar-me o olho - Fátima 2009, este foi sem dúvida um excelente dia de treino para me preparar para mais esta "doidice".

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E para terminar o que já vai longo, faço minhas as palvras do JV:

"Agora que a competição acabou!
Ufffff!....Venham de lá esses passeios…
Em constante risota e amena cavaqueira…
Cheios de fotografias…
E bons amigos!!
Ah… Saudade!!"
Fiquem bem!

FMike :-)

PS: Domingos, Nuno Maia e PJFA obrigado pelas vossas fotos!

1 comentário:

Pinto Infante disse...

vai, vem , vai, vem!!!micaelo és tu???porra!!!ainda hoje ando enjoado, só vejo Portalegre, Lardosa...Portalegre, Lardosa...tu é que tens culpa;a cabeça ainda anda à roda...foi deveras impressionante apreciar a tua capacidade de rotação em cima dessa coisa!!!nem queria acreditar é louvável!!!abraço e vamos lá arranjar uns passeizitos dos tais...sem travões...
Pinto Infante