segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tesourinhos Delirantes!

Já à umas semanas que tenho verificado que ali para os lados da Pires Marques à quem agarre nas gingas e vá pedalar às Sextas-feiras! Ora… para mim, que não tenho horários regulares o ideal seria haver um grupo que pedalasse em cada dia da semana… deste modo teria o meu problema resolvido! Iria praticar este desporto que tanto gosto com o grupo que coincidisse com as minhas folgas… isso é que era luxo! Eheheh!!!

Assim… enviei um email aos companheiro Silvério e AC para saber se o hábito das 2 semanas anteriores se iria manter esta Sexta-feira. Estava a fim de os acompanhar para aproveitar mais um dia prazenteiro de sol e trilhos! A resposta foi positiva por parte do Silvério… Yeessss!!! Estava tudo apostos para mais uma manhã brilhante. 9:00, Pires Marques, fui o primeiro a chegar, logo depois AC e o Silvério abrandou o ritmo para poder chegar em último e pagar os cafés do dia!!!.... a tradição mantém-se na Pires Marques… Eheheh!!!

O AC tinha em mente fazer uma tirada mais alargada com visita à Serra da Gardunha mas o Silvério tinha por obrigação o regresso a casa para as 13horas logo seria incompatível a abordagem à Gardunha! “Sem problemas!” referiu AC, “Vamos para onde o guiador (!!!) nos levar!” E na verdade, o guiador do AC levou-nos à visita de belos Tesourinhos da nossa zona.

A minha orientação em trilhos BTT é pouca ou nenhuma! Tudo em redor é fauna e flora… para mim algures no meio de nenhures! Recorri à cábula AC Trilhos e Aventuras. Vejamos o percorrido:
.
Castelo Branco
Stª. Apolónia
Hortas dos Escalos
Zona do Berrão
Vale do Freixo
Quinta da Várzea


Quinta da Várzea - Pausa… para fazer destaque a esta obra da arquitectura! Quinta da Várzea, um espaço singular provavelmente onde as paredes teriam muitas histórias para contar! Casarios, estábulos, casas de criados e senhoriais… até escola primária… e tudo ao “abandono” ou pelo menos sem grandes vestígios de recuperação. Foi um momento marcante da volta de hoje! Não conhecia e adorei!
.
Seguimos para:
Vales da Ribeira de Alpreade
Bombas de Combustível de S. Gens - Abastecimento!
Vale de Ronções


Vale de Ronções - Outro local onde a beleza é uma presença em qualquer parte do ano! Agora que o sol nos brinda e a luz favorece a fotografia, aproveitamos para fazer umas chapas memoráveis, incluindo a fotografia de grupo!

Seguimos para:
Nesvelha
Vales da Navancha
Ribeira da Mata


Ribeira da Mata - Mais um local extremamente aprazível que já conhecia de outras voltas anteriores! Um túnel de mimosas em descida dá acesso à passagem da Ribeira da Mata. Leito seco de verão … mas repleto de água corrente em tempos invernais. Tenho sempre algum receio destes pontos de água… mas aqui nem era caso para isso pois não havia abundância de pedras! Em plena carburação sobre a bicicleta o rodado dianteiro embicou num ponto mais profundo do leito que me fez galgar sobre o guiador… enfim um autêntico mergulho… profissional! Para os mais curiosos, devo dizer que a água era corrente e bem fresquinha!!! A rã… fugiu-me por entre os dedos… mas aproveitei para lavar a areias da transmissão, tirar a lama do camelbag, pernas, sapatilhas e calções e até para fazer uma lavagem à máquina digital!!! Eheheh… obviamente já tenho o vestuário lavado para a próxima volta! Um momento hilariante… para mais tarde recordar! Pena ninguém ter filmado e fotografado como da outra vez! Sim… porque a minha pessoa já é um habitué destas lides do mergulho em águas correntes! Só para Valentes e em dias de Sexta-feira 13!!!
.
Seguimos para:
Tapada do Galhardo
Mata
Tapada do Zé Lopes
Monte São Luís
Estação de Tratamento - Escalos de Baixo
Pontão da Ribeira da Fonte Santa
Capa Rota
Castelo Branco


O tempo quente que se fez sentir e a velocidade de cruzeiro ajudou a que a vestimenta secasse por “centrifugação” do ar (!!) O contra-relógio fez-nos acelerar para podermos chegar à cidade a tempo dos compromissos do Silvério… e conseguimos! 68km’s marcou a minha bike (já em casa!). O Silvério agradeceu e ainda brindou connosco um relaxante das articulações do joelho… vulgo Sagrespan num café do Bairro das Palmeiras.

Hoje foi Sexta-feira 13… dia de azar pelo mergulho… mas dia de sorte pelos tesourinhos descobertos nestes trilhos brilhantes e em boa companhia. Amanhã… dia 14 de Fevereiro… cuidem-se!... Deixem a bicicleta encostadinha e dediquem-se às namoradas… que elas merecem por aturar malucos como nós! Eheheh!

Fiquem Bem…
Vêmo-nos nos Trilhos!

Sem comentários: