segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

À Conquista do Tostão!

Domingo é dia grande de BTT no Centro Cívico de Castelo Branco. A reunião do pessoal é… invariavelmente às 8horas… esteja o calor tórrido do Verão, esteja o frio gélido do Inverno… ou o tempo super agradável como o dia de hoje! Assim… apareceram para desgastar material das bikes 10 homens de bolsos vazios! Sim… de bolsos vazios… pois foi preciso fazermos 50Km’s para encontrarmos um só tostão!!! Mas já lá vamos!
.
10 pedalantes: JValente (eu!), Álvaro, Pedro, Fidalgo, Nuno Maia, Luís Lourenço, Jorge Palma, Agnelo Quelhas, Luís (Central Bikes) e o estreante nas docas, Bruno Dias. Poderíamos ser mais… mas um sms do FMike em cima das 8:00 ditou menos um homem e um habitué, Filipe Salavdo… hoje não compareceu!
.
A dezena de bttistas saiu das Docas já passava das 8:00 e iniciámos a procura do Tostão! Já há 4 semanas que este percurso estava planeado e delineado nos GPS’s da malta… mas as intempéries que têm assolado a nossa zona têm-nos impedido de o levar avante! Hoje o dia esta particularmente agradável para a prática do BTT e não hesitámos em fazer a “Conquista do Tostão!”


Saímos da cidade albicastrense pela zona do Barrocal onde quase podíamos ter apanhado o comboio para VVR… (!!!) a vontade de pedalar era bem maior! Seguimos pela variante para entrar nos trilhos TT pelo Bairro do Valongo. Até às Benquerenças… percorremos os caminhos habituais… para depois entrarmos nas sucessivas descidas e subidas paralelas á A23…uma autêntica montanha russa que começou a exigir algum esforço por parte do pessoal. Pessolmente adoro aquela trialeira do sobe e desce!

Não entrámos na localidade dos Amarelos para não perder tempo… seguindo para os Rodeios e Vale do Homem. Tinha como meta chegar à Represa pelas 12:30 e o Agnelo colaborou bastante neste aspecto pelo que encurtou alguns troços para que isso fosse possível. A ele o meu sincero obrigado!
.
Apesar de termos ganho algum tempo… perdêmo-lo com a quebra (2 vezes!) de corrente do Luís (CentralBikes)! Resolvido o problema… seguimos em bom ritmo pelos trilhos que nos levam ao Tostão, onde chegámos pelas 11:20 depois da última subida que fez (mais) alguma moça nos elementos menos rodados! Com o Tostão já na nossa “algibeira” demos alvíssaras pelo facto de nos terem aberto a Associação onde pudemos degustar a dose de cafeína diária tão apreciada por esta malta das bicicletas!
.

À saída do Tostão pudemos apreciar o esplendor da paisagem… com a ribeirita do Açafal lá bem no fundo e as subidas (que iríamos percorrer) bem inclinadas no horizonte! Descemos adrenalínicamente em direcção à Barragem do Açafal… onde ainda apanhámos uma parede considerável… o silêncio… esse era absoluto… ninguém falava….excepto o tilintar da bike do Álvaro a tentar fazer acorde com a corrente do Luís Lourenço! Um show!!!!


Já com a bonita barragem à vista e uma moldura em background fabulosa… enveredei a convite do Agnelo por um trilho diferente do resto do grupo… o Fidalgo foi na roda também. Acabou por não ser um opção acertada… pois o mergulho da sexta-feira 13 já me chega por algum tempo… e o down-hill não é o meu forte!! O Agnelo chamou-lhe um figo (maduro!) e o Fidalgo também a desceu…. mas a pé! Eehehehe!


Com uma série de fotografias à envolvência depressa seguimos no encalço do restante grupo que já arfava na subida para a Atalaia. Longa, inclinada, dura… longa, inclinada e bastante dura… e longa!!!! Uns a muitos custo e outros só com custo… lá se venceu e fomos presenteados pela excelente paisagem agora do lado oposto da Barragem!


O Bruno Dias… estreante das Docas…. e vindo de uma pausa algo prolongada de BTT, acabou por sofrer um empeno valente com este regresso. Vinha em claro sofrimento… mas a abnegação, espírito de sacrifico e a colaboração do grupo de hoje falaram mais alto… conseguindo acompanhar e finalizar todo o percurso. A continuidade é essencial!!
.
Do topo… seguimos por trilhos bem diversificados até Cebolais de Baixo e Retaxo, onde entrámos já com 20 minutos passados das 12:00. A malta tinha a intenção de fazer mais um abastecimento com o intuito de ganhar força para a conquista das Olelas e a chegada à cidade. Eu… tinha em meta chegar à Represa pelas 12:30… onde a família me esperava para o almoço! Assim… e após a despedida cordial dos meus 9 companheiro de hoje… segui em asfalto do Retaxo até à Represa onde me esperava uma banhoca confortante e uma refeição retemperadora.
.
A Conquista do Tostão, foi para mim um percurso com muita qualidade onde o espírito de grupo que tanto se fala… se escreve… e por vezes pouco se pratica… hoje, esteve bem patente nos momentos mais penosos do dia! Vale a pena ter um grupo de amigos assim!

Amigos…
Fiquem Bem…
Vemo-nos nos Trilhos!

Sem comentários: