terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Propósito do Pedal... Contornar a Crise!

Boas a todos!

Um bocado arredado destas coisas a dois pés (pedal só mesmo em alcatrão) e a duas mãos (estou sem computador e sem net), parece que imigrei para outro mundo, mas não é verdade. Fielmente tenho-me mantido por aqui a apreciar as aventuras dos outros e claro a ajudar a publicitar as (poucas) aventuras em que tenho participado, escrevendo algumas frases nos posts que por aqui têm surgido.

O post de hoje fala-nos em contornar a crise. Como? Simples meus amigos! Com as nossas bikes... pura e simplesmente!

Aqui está uma bela rua cheia de lama, terra, pedras, valas, etc etc

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Tenho (tinha!), lá escondinhinha na minha garagem a minha primeira bike de BTT, comprada no já longinquo ano de 1995, na loja do amigo Zé da Mata. Poderão estar tentados a pensar que a coitada deve estar um farelo, mas podem já desenganar-se. Paulatinamente sempre a conservei em bom estado, com muito poucos up-grades - pneus quando se gastavam, umas rodas novas há uns anos atrás, calços de travão e pouco mais.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com quase 9000 km passou estes anos todos, umas vezes com muita utilização, ultimamente com pouco ou nenhum uso. Sinceramente fazia-me pena vê-la ali sem acção. Ainda tentei que a Maria me acompanhasse mas nem pó.... pedal não é com ela. Mas o caso, recentemente mudou de figura....

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A instituição hospitalar onde trabalhamos é pobrezinha, comparada com a da Covilhã que até vai comprar motas para os funcionários (diz um jornal cá do burgo)... Por cá, depois de umas sugestões BTTHAL, apareceram uns "estaciona-bicicletas" para nós podermos parquear as nossas gingas se decidirmos vir trabalhar... a pedalar!

Estacionamento VIP junto ao INEM

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Foi com grande alegria que recebemos tal novidade e fiz questão de transmitir isso mesmo a quem de direito. É muito bom ver que há preocupações ambientais e de mobilidade a motivar todo este investimento. Da parte da "organização" BTTHAL fica já aqui o nosso público MUITO OBRIGADO!

Para quem quiser saber - podem vir a fazer análises ou visitar um amigo em duas rodas - há um porta-bicicletas junto ao heliporto, outro junto á entrada da Urgência e outro ainda junto á Base da VMER-INEM e Morgue. É gratuito (é só trazer cadeado), pelo menos por agora tem sempre espaço para mais uma (ao contrário dos carros que já não cabem), há alguma vigilância (o segurança passa de vez em quando e há câmaras) e claro colabora para a poupança de combustivel e de eurónios (Galp.... roam-se de inveja!). Portanto usem e abusem!

Cá está uma subida de montanha de primeira categoria!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ora com tais argumentos já não há desculpa... decidi, sempre que possa, ir a pedal até ao meu local de trabalho. Para tal coloquei a uso a minha ginga mais velhota, praticamente sem acessórios (só o conta km e pouco mais) e ala moço que se faz tarde! Tem sido espectacular voltar aos primeiros tempos em que as bikes nem suspensão tinham e em que as transmissões eram puras...e duras... Ferro!

Hummm... já tou a ver por aqui algumas reticências em relação a ir pedalar para o trabalho... pouca aventura, trânsito, transpiração, etc. etc.

Nem o médico de serviço resisitiu a uma voltinha...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Virem para lá esses pensamentos!

Trânsito: Têm sempre opção de circular por ruas menos movimentadas e o trânsito aqui em CB não é muito dificil de contornar. Nas poucas filas dos semáforos até conseguimos avançar um bocadito mais rápido que os carros. (E não pagamos portagens nem selo de circulação!);

Transpiração: Basta levar uma muda de roupa numa mochila quando temos algum encontro mais repenicado. (Ouvi dizer que algumas miudas gostam do cheiro a cavalo....eheheheheh);

Pouca Aventura: Se fizerem como eu até quase esquecem o BTT - basta passar nas ruas em obras em que as pedras, terra, lama e até charcas de lama fazem as delicias. E sempre fazemos ronha nos amigos que não se atrevem a fazer o mesmo... (A Maria é que pode não gostar do fatinho Burberry's cheio de pó e respingos de lama);

Vantagens: Poupança de gasóleo, diminuição do colesterol, rapidez a chegar, sensação de liberdade, lugar de estacionamento garantido. (O meu carro já pediu o divórcio...)

Querem mais?? Vamos ás gingas! Experimentem lá!



FMike :-)

Sem comentários: