domingo, 27 de abril de 2008

Passeio da Liberdade - Rescaldo...

Trimmmm, Trimmmm... Trimmmm, Trimmmm, eram 6:30 da madrugada... foi assim que começou um dia em Cheio!!!! Tudo preparado de véspera, foi num ápice que me aprontei para não chegar atrasado ao ponto de encontro - à porta do meu prédio às 6:55 (!!!) 2 minutos depois chegam os companheiros de viagem - AC e FMike! 3 Trek's na Jipose e ala que se faz tarde!

Fomos juntar-nos à comitiva de Castelo Branco que esperava por nós frente ao stand da VolksWagem! Apesar de ainda ser madrugada, o dia soalheiro já se fazia sentir, e a boa disposição estava presente! Daqui até ao Meimão foi um saltinho... quase que ainda passei pelas brasas! EhEhEh!

Meimão recebe o BTT... Meimão está em festa! Bebemos o café matinal pago não pelo último a chegar... mas pelo Filipe, filho da terra! O Filipe, hoje estava especialmente contente, conseguiu trazer a malta amiga até uma das zonas mais espectaculares para pedalar... o Parque Natural da Serra da Malcata!

A distribuição de Dorsais foi feita involuntáriamente... afinal era um passeio à borliu!!! Nós, elementos BTTHAL, calhou-mos o 40 e o 42!! Já perto das 9:00 foi tempo de reunir a malta albicastrence para a fotografia de grupo! Eh pá erámos tantos... cá para mim, alguns pensaram que seria uma foto de todos os participantes! EhEh!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Os foguetes já estavam alinhados até que um elemento dos bombeiros os fez explodir um a um! Estava dada a largada! Os vencedores de passeios partiram... tipo foguete! Os restantes, nós... partimos nas calmas... ainda não sabíamos o que nos esperava durante esta manhã!!!!

Um breve (3Km) circundar da aldeia do Meimão, para enfrentar a primeira parede do dia até ao parque eólico! Ainda não tinhamos os músculos aquecidos e já se trepava a sério! Para mim, uma subida destas muito precoce é logo para "rebentar" com 1/3 da malta! Valeu pela magnífica paisagem lá do topo, com aquelas ventoinhas monstruosas como companhia e avistando a Serra da Estrela coberta de neve... lá bem ao fundo! Um espectáculo de sensação!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Num carrocel do sobe e desce por entre estes monstros da energia, pudemos apreciar a beleza da Malcata em cima das nossas máquinas! A Barragem do Meimão com a sua bacia hidrográfica azulada começou aqui também a fazer parte da nossa aventura, pois tornou-se uma companheira constante! Umas vezes bem pertinho, outras bem ao longe e em altura... pois está claro!!!

A marcarção do percurso, a meu ver não estava a 100%, o que motivou um erro de trajecto ainda no parque éolico! Uma curva à esquerda que dava acesso a uma descida perigosa e vertiginosa (em exagero), passava despercebida por erro na marcação! Erro que se veio a repetir em várias ocasiões ao longo dos 55Km's! Será um aspecto a rever em próximas edições!

Esta descida, foi o gozo de alguns (poucos) e o tormento de muitos!!! Para se organizar um passeio, e refiro de novo passeio, não se pode fazer as coisas no 8 e no 80, é necessário um meio termo! Neste passeio oscilou-se muito entre as subidas demasiado íngremes e as descidas quase impraticáveis, levando muita gente a percorrer apeado quer as subidas, quer as descidas! Com tanta beleza e variedade de trilhos não havia necessidade de extremos!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A altimetria presente nos dorsais, não enganava ninguém... isto ia ser muito bonito, mas muito duro também!!! Seguiu-se um serpentear da barragem com paisagens e recantos impecáveis que nos deram novo ânimo para enfrentar as próximas adversidades! Duas subidas quase juntas, sendo que a segunda, era uma autêntica contagem de 1ª categoria em todos os aspectos! Longa (cerca de 5Km), técnica (poucos a conseguiram subir a pedalar), e muito íngreme... Uma subida que nos levou ao ponto mais alto da Malcata a 1007metros de altitude!!! Valeu o ponto de abastecimento ser colocado antes da subida...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

No topo do mundo, e para recuperar fôlego, eu e o comparsa FMike encetámos numa de Geocaching e conquistámos certamente uma das caches mais díficéis do nosso distrito! Só nós e mais 6 pessoas a encontrámos, em mais de 2 anos de permanência ali!!! Revela um pouco o inóspito e a inacecibilidade a um lugar daqueles! Mas belo, muito belo!!

Estávamos em 80, era tempo de ir para o 8... descida de cascalho solto, com uma dimensão equivalente à da subida anterior! Relembro as palavras do Jorge Palma: "As subidas faço-as a pé... as descidas também!!!" Já alguns coiotes amantes de free-ride... certamente que se deliciaram! Ehehehe!

Eu dispenso-as! Mas chegando lá ao fundo com cheiro a ferodo, avistamos o rio Bazágueda... e esse é mais um momento alto do dia! No meio de nenhures, surge esta beleza natural e fresca! Que calor se fazia sentir!!!! Apetecia mesmo um mergulho!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O acumulado já se começava a sentir nas pernas! A beleza local... essa continuava a surpreendermos a cada curva efectuada! Voltámos a percorrer trilhos junto à linha de água da barragem, já perto da Aldeia do Meimão! Mas para quem já sentia o cheirinho a porco na brasa... a surpresa ainda estva para vir!

Uma última subida daquelas XXL, para terminar em cheio... e de pulmão aberto! Quem já vinha nas lonas, desesperou... quem não vinha desesperado, ficou-o desde logo! Para mim, é daquelas coisas que não se deve fazer! Terminar um percurso já de si bastante duro, com uma subida pronunciada e longa! Era a quarta em apenas 55 km's! Um acumulado total de 1400 metros... foi excessivo, para uma quilometragem modesta!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

À nossa espera no Meimão estava um banhinho de água... fresquinha para baixar a tempertura dos carburadores! Havia aqueles que só conseguiam tomar banho gritando a plenos pulmões... outros só conseguiram falar passado algum tempo!!!! O almoço foi do género self-service onde cada um se desenrrascava como podia! Cá da nossa parte, desenrrascámo-nos bem e até comemos sentadinhos!!!

Resumindo e concluindo... para não me estender mais:

- Passeio de invulgar beleza!

- Ambiente bttista muito bom!

- Acumulado excessivo!

- Alguns erros de marcação!

- Banhos frios... uma delícia (estou a ser irónico... atenção)!

- Melhor organização no almoço!

- Junta de Freguesia do Meimão está de Parabéns pela iniciativa!

BTTHAL marcou presença e agradece aqui publicamente ao Amigo e Companheiro de duas rodas Filipe Salvado pelo convite pessoal que nos fez!

Fotografias JValente (BTT):



Pois é companheiros... se pensam que a aventura BTTHAL terminou aqui... enganam-se redondamente!!! O dia estava a ser a 1000%, mas um convite do Amigo Pedro e do cunhado César (sacerdote) fez prolongar o nosso dia quase até às 21horas!!!

E que tal uma aventura TT (4x4) pela Malcata? O amigo AC entrou na aventura e lá fomos com 2 Suzuki's... Malcata fora! Digo-vos uma coisa... o BTT pode ser duro, mas o TT também não é para meninos de coro!!! A malta chegou bem moída ao fim do percurso e ainda me lembro da camisinha do AC que era branquinha e ficou... cor da terra!! Lol

Fomos conhecer a fronteira da Beira Baixa com a Beira Alta, Espanha logo ali ao lado, o Alimentador de Abutres da Malcata, e a Quinta do Major, onde aproveitámos para fazer mais uma daquelas Geocaches que só os malucos e arrojados conseguem fazer!!!! Mais uns dias e temos mais um praticante do Geocaching... é ou não é Sr. Cabaço!!!!?????

Para terminar, passamos na (aldeia de xisto) Malcata e acabámos a comer uns enchidos e salgados, imagine-se... na casa da paróquia local com o Sr. Padre (radical)! 5*****

Abençoados com um dia destes, chegámos à cidade de alicastro já a noite caía.....

São dias destes que dão cor à vida... eu já o tinha dito antes!!!!!

Fotografias FMike (Geocaching & TT):

Vemo-nos nos Trilhos....
JValente

Sem comentários: